Novo Porsche Macan chega dia 25 de janeiro
Porsche termina com vendas do Macan na União Europeia

Porsche Macan elétrico terá plataforma do Taycan e a mesma tecnologia

By on 11 Outubro, 2019

A nova geração do Macan, como a Porsche anunciou, será totalmente elétrica (mantendo-se a atual versão à venda até deixar de haver interesse nele) e sabe-se que terá a mesma base do Taycan e a mesma tecnologia.

O que quer dizer que o Macan Turbo S (nível de equipamento e não mecânica) poderá ter, em teoria, 700 CV, tração integral e performances de topo. Quem confirmou estes dados foi o responsável da gama SUV da Porsche, Julian Baumann, em entrevista à revista Autocar.

Como o AUTOMAIS já lhe tinha revelado, a atual geração do Macan vai continuar à venda paralelamente à nova geração do SUV da casa alemã, repetindo a estratégia da dupla Panamera/Taycan. Desta forma, a Porsche terá a certeza que não afasta clientes e mantém um período de transição que não tem data para terminar. É um bocadinho o ditado popular “uma no cravo outra na ferradura”, até porque como reconhecem os responsáveis da Porsche, ainda há clientes que não estão preparados para abraçar a eletrificação.

Confirmada está a data de lançamento da nova geração do Macan (2021) e que terá apenas motores elétricos, aproveitando a Porsche a mesma base do Taycan (modular) e a mecânica, pelo que o SUV elétrico poderá focar-se na performance graças a mecânicas com mais de 700 CV.

Além das diferenças de uma geração para a outra, as variantes Turbo e Turbo S conhecerão diferenças no estilo e no equipamento. Beberá inspiração no Taycan, claro, e a Porsche poderá, finalmente, ter mais liberdade no desenho do Macan devido à ausência de motor dianteiro.

Referir que a Porsche levou a efeito, em Lisboa, na Quinta da Marinha, um evento para clientes e para alguns jornalistas, onde revelou em Portugal o Taycan, modelo que continua a despertar imensa curiosidade e que continua a manter firme o sonho da eletrificação total da gama Porsche. A partir de quando? Quando os consumidores assim o quiserem, pois como fica claro da estratégia da casa de Zuffenhausen, há que ter cautela pois nem toda a gente está pronta para a eletrificação. Por isso o Taycan terá a companhia do Panamera e o Macan da geração com motores de combustão interna. Pelo menos nos próximos anos. 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)