Renault e Google ainda mais empenhadas na digitalização do mundo automóvel

By on 8 Novembro, 2022

O Grupo Renault e a Google acabam de anunciar o alargamento da sua parceria, com o objetivo de fomentar a criação e a implementação de novas plataformas e serviços.

A parceria do Grupo Renault com a Google teve início em 2018, mas está a ganhar uma dimensão muito mais abrangente, tal como podemos perceber pela assinatura de novos contratos, que abrangem a conceção e implementação da arquitetura digital do “Software Defined Vehicle” e o reforço da digitalização do grupo. Com estes novos acordos, os dois parceiros vão desenvolver um conjunto de componentes de software dedicados à plataforma “Software Defined Vehicle”, tanto a bordo como na periferia do veículo, aprofundando as sinergias e utilizações no contexto da estratégia “Move to Cloud” do grupo.

O desenvolvimento de serviços no veículo e a criação de novas aplicações in-car (In-Car Services) ou aplicações on-demand está a ser feita através de uma colaboração em cloud computing, que passa agora pela criação de um Digital Twin, simplificando todo o processo de integração dos sistemas e a sua atualização. Um Digital Twin, é a ferramenta perfeita que consegue reduzir os custos de desenvolvimento, melhorar a eficiência, a flexibilidade e rapidez de desenvolvimento, e aumentar o valor do cliente, ao desbloquear a inovação contínua do software.

A complexidade da arquitetura eletrónica dos automóveis está a aumentar exponencialmente, impulsionada pela sofisticação das funcionalidades e serviços esperados pelos clientes. Com uma plataforma informática partilhada, atualizações contínuas e acesso simplificado aos dados dos automóveis, a abordagem SDV desenvolvida em parceria com a Google transformará os nossos veículos em mais objetos tecnológicos. Isto aumentará o valor residual e a retenção pós-venda, que são dois fatores-chave do nosso desempenho financeiro, e contribuirá para a implementação da carteira de novos serviços. Finalmente, a nossa parceria estratégica com a Google permitir-nos-á acelerar a nossa transformação digital de ponta a ponta, desde a conceção do automóvel ao fabrico, até ao lançamento no mercado, e, em última análise, fornecer valor aos nossos clientes. Com a Google, estamos a ir além da simples cooperação: dois campeões, um em software e outro em mobilidade, estão a unir forças para criar as tecnologias de mudança do futuro”.

Luca de Meo, CEO do Grupo Renault

A nossa colaboração com o Grupo Renault permitiu-nos desenvolver o conforto, a segurança e a conectividade na estrada. Ao combinar a nossa experiência na nuvem, IA e Android, o Grupo Renault está a acelerar a sua transformação digital para proporcionar uma experiência segura e altamente personalizada que corresponde às expectativas dos consumidores em evolução”.

Sundar Pichai, CEO da Google e da Alphabet

Além da fortificada ligação à Google, o Grupo Renault também anunciou uma nova cooperação estratégica de longo prazo com a Qualcomm Technologies, através da empresa Ampere, do Grupo Renault.

Esta cooperação, destina-se essencialmente ao desenvolvimento conjunto de uma nova arquitetura de plataforma centralizada para automóveis 100% elétricos, que será baseada no Snapdragon Digital Chassis e apoia o projeto Software Defined Vehicles do Grupo Renault.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)