Novo Renault Captur: Já pode encomendar o seu
Renault Espace poderá voltar a ser monovolume

Sabe o que são Câmaras Anecoicas? A Renault explica mostra para que servem

By on 9 Maio, 2022

As câmaras anecoicas fazem parte da extensa lista de testes a que cada um dos novos modelos da Renault é submetido, com o objetivo de estudar o ruído emitido.

A Renault é um dos grandes construtores de automóveis, com enormes recursos. E isso reflete-se no número de centros de testes que tem instalados um pouco por mundo o mundo, com diferentes finalidades. Um deles, situado em Aubevoye, em França, conta com uma das principais ferramentas de trabalho no desenvolvimento de novos automóveis e que está relacionada com o ruído: as câmaras anecoicas.

Estas enormes salas foram desenvolvidas de uma forma que pretende que o som não se propague de nenhuma forma, o que se traduz numa forma de silêncio puro onde qualquer tipo de ruído consegue ser ouvido com o máximo de precisão. Ou seja, a forma perfeita de tentar eliminar qualquer um dos sons que possa ser mais incómodo ou apenas desnecessário.

No lugar de maior destaque, está o novo Renault Mégane E-Tech Electric, que serve de cobaia para a explicação dos testes que aqui decorrem. Segundo é referido por Stéphane, Responsável de Acústica e Vibrações, do Grupo Renault, “medimos a insonorização de um automóvel em relação ao ruído gerado pelo motor, pneus ou qualquer outra coisa nas proximidades. É aqui que afinamos a insonorização e trabalhamos em todos os ruídos que compõem a experiência acústica do utilizador: som das portas, avisos e alarmes sonoros, música e muito mais“.

Até há bem pouco tempo, a grande maioria destes testes envolviam um ruidoso motor de combustão que condicionava diversos elementos em termos sonoros. Mas agora, com a nova geração de motores elétricos, “estamos mais focados no ruído produzido pelos sinais de mudança de direção, no som dos botões, nos bipes tocados pelas interfaces do ecrã táctil. Condutores e passageiros estão no centro de uma experiência acústica e sensorial que são parte integrante da experiência de condução”, acrescenta Stéphane.

No final de um dia de trabalho no Centro Técnico de Aubevoye e já de regresso a casa, Stéphane confessa que conduz com um pouco da janela apenas para ouvir os sons da natureza, depois de um dia inteiro passado em “silêncio”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)