Renault 5 E-Tech: Um dos lançamentos mais aguardados do Salão de Genebra
Citroën ë-C4 X 136cv 50 kW – Ensaio Teste

Sabia que o Renault 5 teve uma versão com motor elétrico, já nos anos 70?

By on 25 Julho, 2022

Muito antes de vivermos num mundo automóvel eletrificado, já haviam marcas a testar esta solução. Uma delas foi a Renault, com o seu pequeno 5, equipado com um motor elétrico e uma enorme bateria.

Estávamos ainda nos anos 70, quando a Renault criou uma versão elétrica do Renault 5, ainda na primeira geração deste modelo. Chegaram a ser produzidas 100 unidades entre 1972 e 1974, mas a fraca autonomia e prestações, não despertaram muita curiosidade nesta solução.

Uma vez que as baterias ainda estavam muito longe do patamar de desenvolvimento em que estamos atualmente, este Renault 5 tinha apenas dois lugares disponíveis, pois atrás destes estava um conjunto de baterias com um peso de 300 quilos e que ocupavam a quase totalidade deste espaço. Aliás, o seu tamanho era tão grande que para as montar no interior do Renault 5 foi preciso abrir um enorme buraco no tejadilho. E depois, o motor elétrico tinha apenas dez cavalos disponíveis, deixando a autonomia máxima em torno dos 60 quilómetros.

Apesar das 100 unidades produzidas, este Renault 5 não chegou a ser comercializado, uma vez que todas elas estava destinadas a uma utilização administrativa por parte dos funcionários do governo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)