Segunda fábrica da Aiways será construída na Tailândia, com produção já em 2023

By on 9 Dezembro, 2022

A Aiways e a Phoenix EV, que representa a marca na Tailândia, em parceria com a Bio Hub Asia, vão construir a segunda fábrica da marca, num investimento acima dos 40 milhões de euros.

Com o objetivo de expandir a sua produção e de se tornar no primeiro construtor chinês a operar num ambiente sustentável, a Aiways e a Phoenix EV assinaram um memorando de entendimento com a Bio Hub Asia, destinado à construção de uma nova fábrica, onde serão construídos os modelos U5 e U6 SUV-Coupé.

A Bio Hub Asia, localizada na província de Chachoengsao, é a primeira área industrial verticalmente integrada de “Economia Ecológica, Circular e Biológica” na Tailândia e no Sudeste Asiático. Orientada para a otimização de recursos, baixos custos e reduzido impacto ambiental, este complexo inclui 54 fábricas sustentáveis, de diversos setores – produtos químicos, energia, saúde e investigação e desenvolvimento em inovação sustentável.

Uma parte significativa da Bio Hub Asia está reservada para a Aiways e para a Phoenix EV, que ocuparão mais de 400 hectares para as unidades de montagem de veículos e baterias, A conclusão da primeira fase de construção está prevista para 2023, permitindo produzir já no próximo ano uma série experimental de 600 automóveis.

Os benefícios da produção local na Bio Hub, promovida pelo Conselho de Investimento da Tailândia e pelo Corredor Económico Oriental, são diversos. Além dos incentivos fiscais diretos, a isenção das taxas de importação garante, em particular, uma definição de preços influenciada pelo mercado. Com a sua unidade de montagem em Chachoengsao, a Aiways torna-se no primeiro fabricante chinês a operar num ambiente sustentável. Ao mesmo tempo, contribui para a transformação da “Detroit da Ásia” – a Tailândia é o maior centro automóvel do Sudeste Asiático e o décimo maior país fabricante de veículos do mundo – tendo em vista um menor impacto ambiental das suas atividades.

A ideia subjacente à Bio Hub Asia adequa-se na perfeição à filosofia da nossa empresa. Queremos gerar impacto positivo para os nossos clientes, mas também para a comunidade e a sociedade, resolvendo os desafios do nosso tempo de forma inteligente e sustentável”, refere o vice-presidente executivo de Operações Internacionais da Aiways, Alexander Klose. “Os benefícios de estar na Bio Hub vão muito para além da produção de veículos. Por exemplo, estamos igualmente a trabalhar com uma empresa de software que desenvolve soluções de carregamento e estabilização de rede para a nossa infraestrutura na Tailândia. E, simultaneamente, estamos a garantir o desenvolvimento rápido e eficiente de alterações de produtos específicas para cada mercado, com uma equipa de pesquisa sediada naquele local”.

Para a Aiways, este investimento na Tailândia assinala ainda outro marco na história da empresa: durante o evento em que foi assinado este memorando de entendimento, foram mostrados os primeiros protótipos da versão de volante à direita do SUV Aiways U5 que, no futuro, também sairá das linhas de produção na nova fábrica. Esta versão do U5 e, um pouco mais tarde, do SUV-Coupé Aiways U6, serão lançadas na Tailândia e noutros mercados de condução à esquerda a partir de 2023.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)