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Segunda geração do Volkswagen ID.3 é inspirada na opinião dos clientes

By on 2 Março, 2023

Apenas dois anos e meio depois de termos conhecido o primeiro ID.3, a marca apresenta-nos o seu sucessor, com modificações inspiradas pelas opiniões dos clientes e destinadas a reforçar a qualidade deste modelo.

O Volkswagen ID.3 foi o primeiro automóvel da família de modelos totalmente elétricos da marca, aqueles que ostentam a designação “ID”, e que já superaram a fasquia das 600 mil unidades em circulação um pouco por todo o mundo. Atualmente, dois anos e meio depois, são já seis os modelos ID baseados na plataforma modular destinada a automóveis 100% elétricos do Grupo VW (MEB), mas a apresentação desta nova geração do ID.3 marca o início de um processo programado pela Volkswagen, que inclui o lançamento de dez novos automóveis totalmente elétricos até 2026. Este, chegará a Portugal em julho.

Quanto ao novo ID.3, o seu lançamento apenas dois anos e meio depois da primeira geração, está relacionado, essencialmente, com uma atualização em termos qualitativos dos materiais utilizados a bordo e do visual da carroçaria, que se pretende mais cuidado e um pouco mais desportivo, mas também dos sistemas de ajuda à condução que têm evoluído a uma velocidade incrível nos últimos anos. Todas estas alterações foram baseadas nas opiniões de diversos clientes da marca, que já percorreram inúmeros quilómetros com os seus “ID” e que, por isso, são as melhores pessoas para avaliar a utilização real destes modelos. Além das melhorias já referidas, a Volkswagen aproveitou também para integrar a última versão de software disponível e de atualizar a palete de cores disponível para este modelo com o tom Dark Olivine Green que pode ver nas imagens e que é produzida apenas com materiais sustentáveis.

Imelda Labbé, Membro da Direção de Gestão de Vendas, Marketing e Pós-Venda da Volkswagen: “Com a segunda geração do ID.3, estamos a continuar a história de sucesso da nossa família ID. O design amadureceu e os materiais no interior têm sido significativamente melhorados. O novo ID.3 demonstra o nosso claro empenho em qualidade, design e operabilidade, e nós temos sistematicamente tomado em consideração os desejos dos nossos clientes”.

Face ao modelo que já conhecemos, podemos também descobrir uma carroçaria com um desenho muito semelhante ao original, mas com um aprumo estético simples, que consegue deixar o ID.3 ligeiramente mais desportivo, mas também um pouco mais aerodinâmico, como se o original tivesse sido revisto. E na realidade, foi mesmo. A faixa escura junto do pára-brisas desapareceu, deixando os tons da carroçaria chegarem junto deste e o pára-choques dianteiro tem agora entradas de ar de tamanho mais generoso. Lá atrás, a parte dos grupos óticos que se encontra na tampa da bagageira também é iluminada e não apenas refletora como acontecia até agora.

Uma vez a bordo, a maior diferença está na qualidade de diversos componentes e dos acabamentos em diversas áreas, tudo produzido com materiais de origem sustentável e nunca de origem animal. Em destaque, está um novo material de microfibras designado por Artvelours Eco, que é produzido com 71 por cento de materiais reciclados, especialmente plástico, como o das garrafas PET, por exemplo. Entre as vantagens está a sua durabilidade e a facilidade de ser limpo, enquanto oferece um nível de acabamento suave, requintado e de qualidade mais elevada. Entre as opiniões dos clientes da marca estava justamente o pedido da melhoria da qualidade dos materiais usados a bordo, pelo que a Volkswagen também adicionou novos revestimentos com superfícies macias e de maiores dimensões.

O capítulo dos carregamentos é agora ainda mais simples, graças à presença de funções como o Plug & Charge, em que o veículo é reconhecido automaticamente e inicia o processo de carregamento assim que o cabo é ligado a uma estação de carregamento, mas também como o Electric Vehicle Route Planner, que otimiza o trajeto para cada ponto de carga que esteja disponível pelo melhor trajeto possível, tendo em conta diversos fatores (trânsito, carga da bateria, etc.). Os pontos de interesse podem ser transferidos para o veículo utilizando a aplicação gratuita We Connect ID.

A presença da mais recente versão de software faz com que também fiquem disponíveis as atualizações over-the-air (OTA). Em frente ao condutor, mantem-se o monitor compacto de 5,3 polegadas, comandado a partir do volante, e no centro da consola está o novo monitor padrão dos modelos do grupo, com uma diagonal de imagem de 12 polegadas, mas com algumas funções numa nova localização, mais uma vez, ouvindo os pedidos dos clientes da marca. Uma das novidades está no novo head-up display disponível em opção, que inclui informações em realidade aumentada e que parecem estar dez metros à frente do carro.

A assistência de viagem opcional com swarm data está agora também disponível no ID.3. Em combinação com o ACC (Adaptive Cruise Control) para controlo longitudinal do veículo desde 0 km/h até à velocidade máxima e o Lane Assist para controlo lateral, este sistema de assistência ao condutor pode fazer uso de dois sistemas comprovados que estão totalmente integrados um com o outro no novo ID.3. Se estiverem disponíveis dados em swarm, o sistema Travel Assist necessita apenas de uma marcação de faixa de rodagem identificada para manter o veículo na faixa ao conduzir em estradas rurais.

Kai Grünitz, Membro do Conselho de Gestão da Marca responsável pelo Desenvolvimento: “Com o novo ID.3 estamos a trazer tecnologias de ponta para a classe compacta – em linha com o nosso objetivo Volkswagen de oferecer sucessivamente inovações em toda a gama de modelos. Isto também se reflete na conveniência da última geração e nos sistemas de assistência no ID.3. Ao utilizar swarm data no sistema Travel Assist, estamos a dar o próximo passo no caminho para uma condução altamente automatizada.”

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