Škoda Enyaq iV recebe atualização de software com melhor gestão da bateria

By on 23 Agosto, 2022

Todos os Škoda Enyaq iV já comercializados vão receber gratuitamente uma atualização de software, que inclui melhorias na gestão da bateria e no sistema de infotainment.

A Škoda está a divulgar uma nova atualização de software para os modelos Enyaq iV, que já conta com cerca de 70 mil unidades em circulação. A razão do anúncio está relacionada com o facto de esta não poder ser realizada OTA (over-the-air) na maioria dos casos, obrigando a uma deslocação ao concessionário. O processo terá início com um contacto aos proprietários por parte do concessionário onde compraram o seu Enyaq iV, para que se possa marcar esta intervenção que terá uma duração aproximada de cinco horas. A partir desta atualização, a maioria de melhorias futuras já será feita OTA, sem a necessidade de deslocação à oficina. E no que diz respeito às novas unidades deste modelo, já todas incluem a versão de software ME3.

Em termos de bateria e carregamento, o novo software oferece, entre outras funcionalidades, um modo de gestão da bateria em que esta só é carregada até um máximo de 80 por cento durante o processo de carregamento. Isto ajuda a conservar a bateria e a prolongar a sua vida útil. No entanto, a sua capacidade total de armazenamento, bem como a velocidade máxima de carregamento estarão disponíveis em qualquer altura, caso haja essa necessidade. A velocidade máxima de carregamento aumenta para 120 kW para veículos equipados com a bateria de 62-kWh e 135 kW para modelos com a bateria superior de 82 kWh. Graças a uma melhor gestão térmica da bateria, a autonomia real de condução da gama ŠKODA ENYAQ iV é aumentada. Os gráficos de carregamento e autonomia no sistema de infotainment incluem agora uma visualização do destino e quaisquer paragens de carregamento necessárias.

Foram também aplicadas melhorias no Cockpit Digital e no head-up display, incluindo informação relativa ao nível atual de carga da bateria. A câmara de visão traseira oferece um maior contraste para uma melhor visibilidade do ambiente envolvente do veículo. Um botão no volante multifunções permite ao condutor alternar, rápida e facilmente, entre o Cruise Control Adaptativo (ACC) e o Travel Assist. Além disso, inúmeros serviços online ŠKODA Connect foram expandidos ou aperfeiçoados, tornando-os ainda mais intuitivos de utilizar.

Até à data, a ŠKODA já entregou mais de 70.000 veículos da sua gama ENYAQ iV a clientes, dando ao SUV uma quota de 3,5% no mercado de veículos puramente elétricos na Europa. O topo de gama do fabricante de automóveis da República Checa está em sétimo lugar no ranking dos BEV mais vendidos em toda a UE. Um olhar sobre os mercados europeus individuais também destaca o sucesso da família ENYAQ iV: No mercado doméstico da marca, os modelos ENYAQ iV são os mais vendidos entre os BEV, tal como na Eslováquia, Finlândia, Dinamarca e Países Baixos, ocupando o terceiro lugar na Áustria, Suíça, Polónia e Estónia.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)