Skoda Epic: O SUV compacto de 25 mil euros, esperado em 2025
Novo Škoda Octavia: O ícone foi renovado

Škoda Enyaq recebe a nova versão RS que conhecemos com o Enyaq Coupé

By on 13 Dezembro, 2022

A opção mais desportiva do Škoda Enyaq iV, totalmente elétrico, passa a estar disponível com os dois formatos de carroçaria deste modelo e assume o lugar de topo de gama.

Na altura do lançamento do Škoda Enyaq iV RS Coupé, a versão mais desportiva identificada com a original cor de carroçaria Verde Mamba, foi a que nos despertou mais curiosidade. Não só passou a ser o primeiro modelo com a sigla RS a fazer companhia a um sistema totalmente elétrico, como também passou a ser o modelo mais potente de sempre da marca. E agora, a grande novidade, é que esta versão também vai passar a ser disponibilizada com a versão normal de cinco portas, ou seja, o “não-coupé”.

Tal como o primeiro modelo, também este Enyaq vai receber o sistema elétrico com duas motorizações, uma em cada eixo, ficando com um total de 299 cavalos de potência e um binário máximo de 460 Nm, que conseguem assim passar para as quatro rodas e simulando um sistema de tração integral. A bateria de 82 kWh faz também parte deste sistema e contribui para que se consiga uma autonomia máxima em torno dos 500 quilómetros, que ainda poderá aumentar caso os trajetos sejam essencialmente percorridos em cidade. Para carregar a bateria do sistema, o Enyaq suporta uma potência máxima de 135 kW, o que se traduz num tempo de carregamento de 36 minutos para passar a carga dos dez aos 80% da capacidade da bateria.

No que diz respeito a prestações, o novo Škoda Enyaq iV RS anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,5 segundos e uma velocidade máxima de 180 km/h, mais 20 km/h do que as restantes versões deste modelo. E para que se consigam aproveitar estas prestações da melhor forma, a opção mais desportiva também conta com um sistema de direção progressiva e suspensão desportiva com uma altura reduzida em 15 milímetros no eixo dianteiro e em 10 milímetros no eixo posterior, além de uma maior firmeza das molas e dos amortecedores. Em opção, está também disponível o controlo dinâmico do chassis (DCC) e para melhorar os movimentos da carroçaria há ainda a vantagem de contarmos com a presença do sistema de baterias debaixo do piso, o que faz descer o centro de gravidade do Škoda Enyaq iV RS.

Além de tudo isto, o primeiro modelo totalmente elétrico da Škoda agora disponível com esta opção mais desportiva, continua a oferecer a versatilidade elevada e o espaço disponível a bordo e na bagageira que já conhecíamos das outras versões. A novidade está no nível de equipamento RS, que inclui um visual bem mais desportivo em diversos elementos, não faltando assentos dianteiros com um apoio mais pronunciado e outros que ainda tornam este modelo mais cativante. Entre eles, estão os novos sistemas multimédia com funções melhoradas de conectividade e a possibilidade de receber atualizações OTA (over-the-air), graças à presença na nova versão de software ME 3.2.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)