Combustão, híbridos, elétricos, hidrogénio, e-fuels, etc: qual é o caminho? A resposta que é difícil de dar…
Hidrogénio: É ou não o combustível do futuro?

Vendas de automóveis elétricos em Portugal com uma subida de 143,4 por cento

By on 7 Março, 2023

As vendas de modelos eletrificados no mercado nacional tem vindo a aumentar consideravelmente ao longo dos últimos tempos, sendo que já há mesmo muitos condutores a optarem por um automóvel 100% elétrico.

Em Portugal, praticamente metade dos automóveis dos automóveis ligeiros de passageiros que foram comercializados em fevereiro já são movidos a energias alternativas, é o que nos dizem as tabelas da ACAP referentes às vendas do mês passado.

De todos estes, e se nos restringirmos às opções eletrificadas que vão chegando ao mercado, descobrimos mesmo um aumento de 60 por cento face ao mesmo mês do ano anterior, que é também, praticamente, a subida registada do mercado nos dois primeiros meses do ano face aos valores de 2022.

No conjunto de automóveis eletrificados disponíveis no nosso mercado, entre híbridos, híbridos plug-in e 100% elétricos, são estes últimos (BEV) que mais se destacam, com 2.592 unidades comercializas e com uma subida em torno dos 140 por cento face ao ano passado, seja nos valores referentes apenas ao mês de fevereiro, ou no acumulado dos dois primeiros meses deste ano. Além dos sistemas 100% elétricos, há também a registar uma subida dos sistemas híbridos plug-in (PHEV), com um valor de 28,3% e dos sistemas híbridos (HEV), com 37,8 pontos percentuais. Neste caso, no entanto, a subida regista-se apenas nos sistemas que são acompanhados por um motor a gasolina, uma vez que as soluções que fazem parceria com um motor Diesel continuam a registar uma descida significativa.

Em termos de marcas, e no que diz respeito apenas aos automóveis ligeiros de passageiros 100% elétricos, a grande líder do mês de fevereiro foi a Tesla, com 877 unidades comercializadas, o que representa um crescimento de 676,1% face a fevereiro do ano passado e contribui para um valor acumulado de 1.107 unidades comercializadas desde o início do ano. Na segunda posição temos a BMW com 267 unidades comercializadas em fevereiro e um acumulado de 460 unidades, e na terceira posição da tabela está a Volkswagen com 267 vendas no mês passado e um total de 348 unidades nos dois primeiros meses do ano.

Nos híbridos plug-in (PHEV) já comercializados desde o início deste ano temos a BMW na primeira posição da tabela, com 697 unidades, seguida da Mercedes-Benz (683) e da Volvo (308), enquanto no que diz respeito a híbridos (HEV), é a Toyota que se mantém na liderança e com uma boa distância, ao somar 1.433 unidades comercializadas em janeiro e fevereiro. Logo de seguida vem a Ford, com 887 unidades e em terceiro a Fiat com 763 unidades já comercializadas em 2023.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)