DS Automobiles: Geofencing para ajudar na gestão das baterias
DS 3 e DS4: Novas versões híbridas para garantir economia

Versão atualizada do DS 3 inclui novo visual e motor elétrico mais potente

By on 1 Fevereiro, 2023

O novo DS 3 chega este mês ao mercado nacional, com um visual mais moderno que o aproxima dos restantes modelos da marca e com novidades importantes como o motor mais potente da versão 100% elétrica E-Tense.

Depois das encomendas se terem iniciado no mês de outubro é agora em fevereiro que o DS 3 vai começar a chegar aos concessionários da marca parisiense. Perde a designação Crossback do seu antecessor e inclui um visual muito mais aproximado ao que conhecemos com o DS 4 e o DS 7 que, em conjunto com uma nova seleção de cores, lhe oferece um visual mais elegante e distinto, tal como é procurado pelos clientes desta marca.

A versão de destaque será a 100% elétrica E-Tense, até porque o novo DS 3 será o primeiro modelo da Stellantis a incluir o novo motor de 156 cavalos e 260Nm, parte de um sistema com uma tensão de 400 Volts e que é alimentado por uma nova bateria com uma capacidade de 54 kWh. Já está equipado com a nova bomba de calor que a Stellantis vai começar a integrar nos seus modelos 100% elétricos e conta com uma autonomia máxima acima dos 400 quilómetros, mas que poderá superar a fasquia dos 500 em ambiente urbano. E para os momentos de carregamento, será possível usar um ponto de carga com uma potência até 100 kW de corrente contínua, capaz de efetuar um carregamento completo em 30 minutos, ou até 11 kW em corrente alternada, sendo necessárias cinco horas e 15 minutos para carga total da bateria.

No mercado nacional, a gama DS 3 será composta por cinco patamares de equipamento (Bastille, Performance Line, Performance Line+, Rivoli e Ópera), sendo que a versão base já conta com um recheio bastante interessante. As motorizações disponíveis serão duas 1.2 PureTech a gasolina, de 100 cavalos com caixa manual e de 130 cavalos com caixa automática, uma 1.5 BlueHDi, diesel, com 130 cavalos e caixa automática e a versão 100% elétrica E-Tense.

Em termos de preços os valores começam nos 32.025 euros da versão Bastille menos potente a gasolina ou nos 37.615 euros se preferir a opção equipada com motor diesel. Quando ao E-Tense, totalmente elétrico, os preços variam entre os 43.150 e os 50.400 euros consoante o nível de equipamento escolhido dos cinco que estão disponíveis.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)