Alfa Romeo Milano: Emoção eletrificada e compacta
Renault Espace poderá voltar a ser monovolume

Versão elétrica do Volkswagen up! está de regresso ao mercado

By on 23 Fevereiro, 2022

O pequeno e-up! vai regressar, servindo como base de oferta para as versões de mobilidade eletrificada da Volkswagen.

O Volkwagen e-up! foi um dos modelos elétricos mais desejados pelos consumidores nos últimos anos. E no mercado alemão, chegou mesmo à segunda posição de vendas na categoria dos automóveis totalmente movidos a eletricidade. A sua procura foi tão elevada que os prazos de entrega chegaram aos 16 meses de espera, razão pela qual a marca optou por interromper as encomendas deste modelo no final de 2020.

A produção, no entanto, manteve o mesmo ritmo, com o objetivo de conseguir processar todas as encomendas registadas até esse momento, que já se encontravam acima das 30 mil unidades. E devido a esse número, o e-up! passou automaticamente para o segundo lugar da tabela vendas de automóveis elétricos, mas no total, já são mais de 80 mil as unidades matriculadas deste modelo.

Até há bem pouco tempo, a Volkswagen estava na dúvida se o e-up! iria regressar ao mercado ou não, uma vez que a forte aposta continua a estar na sua nova família de modelos ID. No entanto, nessa família, a versão base continua a ser o ID.3, não existindo nenhuma opção dedicada essencialmente a um ritmo mais urbano, com um tamanho mais compacto, com uma lotação de apenas quatro lugares e com uma autonomia capaz de se compatibilizar com a maioria das rotinas.

O pequeno e-up! mantem o seu motor elétrico de apenas 83 cavalos, capaz de consumir menos de 13 kWh num percurso combinado e de percorrer mais de 250 quilómetros com apenas uma carga. Além disso, o facto de o sistema ser bastante compacto também faz com que os períodos de carregamento não sejam exageradamente longos, e se tivermos acesso a um carregador com uma potência de 40 kW, por exemplo, poderemos alcançar os 80 por cento de carga em cerca de uma hora.

Na Alemanha, o valor base do e-up! é de 26.895 euros, sendo que neste mercado ainda será possível subtrair quase dez mil euros a este valor, devido ao prémio ambiental e de inovação oferecido pelo estado. Segundo as informações da marca, o pequeno e-up! vai também regressar gradualmente a outros mercados europeus, pelo que nos resta aguardar pelo seu regresso a solo nacional.

Ainda se lembra do vídeo de apresentação deste modelo, gravado em Lisboa há pouco mais de dois anos?

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)