Vision AMG mostra como será o futuro elétrico da marca de Affalterbach

By on 20 Maio, 2022

Uma nova plataforma dedicada a modelos elétricos de elevadas prestações e um estilo marcante e bem definido são os traços gerais que nos mostram o futuro da AMG.

Com o Vision AMG, a marca mostra-nos um pouco do seu futuro totalmente elétrico, que começa com um desenvolvimento de uma nova plataforma, específica para servir de base a futuros modelos elétricos de prestações elevadas. A colocação das rodas nos extremos da carroçaria está pensada para arrumar a bateria do sistema entre os dois eixos e o pilar dianteiro está agora colocado numa posição mais à frente que o habitual. Na parte de trás, é a aerodinâmica a ditar o seu comprimento extra, mas o visual mais monolítico desta forma é criado essencialmente pelo facto de as janelas terem precisamente a mesma cor da carroçaria.

Muitos das linhas e ideias do Vision AMG poderão ser comparadas com as do Vision EQXX apresentado há uns tempos, mas os elementos que o identificam como um AMG são diversos e fazem a diferença. A secção dianteira está esculpida numa espécie de shark-nose e estão presentes grupos óticos com uma solução em forma da estrela de três pontas. As linhas verticais que costumamos identificar na grelha frontal estão também presentes e iluminadas.

As enormes jantes de 22 polegadas não passam despercebidas, não só pelo seu tamanho como pelo desenho mais elaborado, com alhetas que abrem e fecham consoante as necessidades aerodinâmicas do conjunto. E lá atrás, a enorme asa criada pelo formato da carroçaria é identificada por uma linha vermelha em LED, estando também presente um generoso logo da AMG e seis destacadas saídas de… luz. Sim, aquilo que identificamos como saídas de escape, e que não existem neste modelo totalmente elétrico, são seis generosos tubos vermelhos de iluminação em LED, que também contribuem para o visual mais desportivo deste Vision AMG.

Vision AMG

A AMG está a reinventar-se. Tal como no tempo dos nossos fundadores, há já algum tempo que aqui em Affalterbach se tem vindo a sentir uma sensação espantosa de novos começos. O plano de trabalhos tem sido bem e verdadeiramente definido para um futuro eletrificado, e colocámos a fasquia alta. Isto porque os nossos clientes esperam algo muito especial dos carros exclusivamente elétricos. Já provámos a nossa perícia a este respeito com o SLS AMG Electric Drive, a nossa própria tecnologia híbrida E PERFORMANCE e os primeiros Mercedes-EQ. Com este estudo, estamos agora a oferecer uma primeira visão de como estamos a transferir o ADN da AMG para um futuro elétrico, com início em 2025. Gorden e a sua equipa estão a apontar o caminho a partir de uma perspetiva visual com este design extraordinário. Na AMG, sempre defendemos aquela dose extra de emoção, diversão de condução, comportamento dinâmico, características aerodinâmicas engenhosas e outras soluções inovadoras. E é isso que continuamos a defender com o nosso primeiro BEV desenvolvido inteiramente em Affalterbach. Estamos a desenvolver tudo do zero, desde a plataforma dedicada AMG.EA até à revolucionária tecnologia de transmissão com a qual levaremos a mobilidade elétrica de desempenho a um nível totalmente novo”, diz Philipp Schiemer, CEO da Mercedes-AMG GmbH.

O Vision AMG mostra num estilo espetacular como poderia ser a eletrificação na Mercedes-AMG, mantendo-se fiel à estética da marca ao mesmo tempo. As proporções extremas deste estudo criam um fascínio e paixão pelo desempenho – é disso que se trata a AMG. O Vision AMG é uma impressionante encarnação da dupla polaridade da marca – a interação entre a beleza e o extraordinário. Ao mesmo tempo, elementos do futuro, tais como as assinaturas de luz com a grelha iluminada de alta tecnologia, sublinham a evolução progressiva da nossa linguagem de design de Pureza Sensual”, diz Gorden Wagener, Chief Design Officer do Mercedes-Benz Group AG. “Com as suas contrastantes superfícies modernas e proporções radicais, este carro apresenta o próximo passo do design, construindo sobre o Vision EQXX e avançando para o luxo do desempenho. O fluxo sem linhas de superfícies belamente formadas e a escultura monolítica completam a poderosa estética do Vision AMG. O resultado é um supercarro elétrico, um ícone de estilo que estimula o desejo – e é exatamente isso que distingue um carro desportivo de luxo”.

Vision AMG – Gorden Wagener
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)