Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP
Grupo Volkswagen pretende reavivar o icónico Scirocco como automóvel desportivo elétrico

Volkswagen começa a revelar o próximo elemento da família ID através do ID. Aero

By on 30 Junho, 2022

Para já o ID. Aero é apenas um Concept, ainda que já esteja numa fase de desenvolvimento muito aproximada daquele que será o primeiro sedan totalmente elétrico da Volkswagen.

A Volkswagen continua muito focada na sua nova família ID de modelos totalmente elétricos. E depois de conhecermos o ID.3, o ID.4, o ID.5 e o ID.6, que começou a ser comercializado apenas na China, mas é provável que chegue a outros mercados, sem nos esquecermos do recém-chegado ID. Buzz, é agora a vez desta gama conhecer o seu primeiro sedan.

Por enquanto, podemos começar a conhecer o novo modelo através do Concept ID. Aero, que acaba de ser apresentado na China, o mercado em que começará a ser comercializado na segunda metade de 2023. Mas a Volkswagen também vai ter uma versão europeia deste modelo, com o início da produção agendada para o próximo ano na fábrica de Emden e outras, que chegarão ao mercado mais tarde. Afinal, tal como é referido por Ralf Brandstätter, o CEO da Volkswagen Passenger Cars, este será o segundo modelo global da família de automóveis elétricos depois do ID.4, ou seja, além da China e da Europa, o novo Sedan da marca também chegará ao mercado americano.

O Volkswagen ID. Aero tem quase cinco metros de comprimento e, tal como é anunciado pela sua designação, teve um grande foco no desenvolvimento da sua aerodinâmica, que conseguiu alcançar um valor de 0.23. A presença da plataforma MEB, destinada a automóveis elétricos, permite uma distância entre eixos bastante longa, necessária para arrumar a bateria sob o piso do habitáculo, mas a grande vantagem está mesmo no espaço que se consegue no habitáculo, garantido como bastante amplo. No que diz respeito à bateria, será um conjunto de módulos de lítio com uma capacidade de 77 kWh, o que se consegue traduzir numa autonomia máxima de 620 quilómetros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)