Alfa Romeo Milano: Emoção eletrificada e compacta
Renault Espace poderá voltar a ser monovolume

Volkswagen ID.3 chegou a Portugal e nós já o fomos conhecer

By on 21 Setembro, 2020

A Volkswagen lançou oficialmente em Portugal o seu muito aguardado 100% elétrico, o ID.3. Fomos conhecê-lo e conduzi-lo por ocasião do Encontro Nacional de Veículos Elétricos, evento realizado na Praça do Império, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

O primeiro veículo

da Volkswagen construído sobre a plataforma MEB, específica para

veículos elétricos e que servirá de base para a apresentação de

uma longa família de novos modelos com zero emissões, está para já

disponível numa série especial e limitada designada por First,

versão cuja autonomia pode chegar aos 420 quilómetros graças à

bateria de 58 kWh. O motor elétrico transmite os 150 kW de potência,

o equivalente a 204 cavalos, às rodas traseiras através de uma

transmissão de uma velocidade.

Relativamente a carregamentos, podem ser realizados em AC a 11 kW ou em DC até 100 kW. Neste último, 30 minutos de carga podem traduzir-se em até cerca de 290 quilómetros de autonomia. Estão disponíveis 80 unidades desta edição First do ID.3 e os preços arrancam nos 38.017 €. Acima da versão base, estão disponíveis outras duas, First Plus e First Max, com lista de equipamento orientada para o design e tecnologia, respetivamente.

Exteriormente, o

ID.3 destaca-se pelo seu design visionário e inspirado, linhas que

marcam o início de uma nova era na história da marca alemã, bem

patente na comparação do ID.3 a símbolos como o Volkswagen

original, mais conhecido por Carocha, e a referência Golf. É aliás

com o compacto familiar que o ID.3 é comparado a nível de dimensões

exteriores, sendo que no interior a Volkswagen vai mais além e

compara a habitabilidade do seu novo elétrico à do Passat.

Tivemos oportunidade

de conduzir o ID.3 num pequeno circuito entre Lisboa e Oeiras e,

embora curtas, as primeiras impressões são muito positivas.

Deixamos as conclusões para um ensaio mais longo e detalhado, mas

podemos adiantar que a experiência de condução prima pela

facilidade e conforto. A muita superfície vidrada é um grande

argumento, proporcionando muita luz natural e uma muito boa

visibilidade na zona do pilar A. Para os que viajam atrás, há muito

espaço livre e a inexistência de um túnel central ajuda também

para estas boas primeiras impressões na companhia do ID.3.

A gama ID.3 passará igualmente a contar com duas versões adicionais, uma equipada com bateria de 45 kWh capaz de uma autonomia máxima de cerca de 330 km e uma segunda capaz de chegar aos 550 km de autonomia graças à bateria de 77 kWh.

Preços para Portugal

  • ID3. First : 38.017 €
  • ID3. First Plus: 43.746 €
  • ID.3 First Max : 49.478 €
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)