Volvo aposta no desenvolvimento interno de motores elétricos

By on 5 Novembro, 2020

A Volvo Cars anunciou que está a investir no design e desenvolvimento de motorizações elétricas internamente. Esta é uma decisão que faz parte do plano de transformação da empresa cujo foco está no fabrico de veículos exclusivamente elétricos.

A marca sueca abriu também recentemente um novo laboratório para motores em Xangai, na China, reforçando a sua rede de infraestruturas dedicadas ao desenvolvimento e teste de componentes para veículos elétricos, da qual faz igualmente parte a unidade de motores de Gotemburgo, na Suécia.

“Por meio de design e desenvolvimento interno, poderemos ajustar os nossos motores elétricos para níveis cada vez melhores. Ao sermos capazes de melhorar constantemente os níveis de desempenho geral em termos de eficiência energética e conforto, estaremos a criar uma experiência de condução elétrica única para Volvo”, refere Henrik Green – Chief Technology Officer – Volvo Cars

Segundo a Volvo, os motores elétricos vão assumir o papel dos motores de combustão e tal como as baterias e sistemas complementares de controlo eletrónico vão passar a ser fundamentais para os automóveis futuros. Ao ficar responsável por todas estas áreas, a Volvo vai otimizar os processos e assim beneficiar o desenvolvimento das novas motorizações elétricas dos seus modelos através de uma superior eficiência energética e desempenho geral.

Este novo laboratório de motores elétricos vai concentrar-se no desenvolvimento de unidades elétricas para utilização em viaturas 100% elétricas ou híbridas que têm como base a plataforma SPA 2 da Volvo Cars.

Até 2025, a Volvo quer atingir a meta dos 50% de vendas exclusivamente associadas a viaturas elétricas, sendo a outra metade preenchida com modelos híbridos. O outro grande objetivo é ser uma empresa ambientalmente neutra em 2040, ambicionando, para isso, rever todos os processos de produção, fornecedores e a utilização intensiva de materiais reciclados.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)