Sabe como se chamava o primeiro Volvo?
World of Volvo: Centro de experiências inédito em Gotemburgo

Volvo EX 90 será o primeiro modelo da marca com carregamento bidirecional

By on 6 Outubro, 2022

O futuro modelo de topo da Volvo será o primeiro a incluir uma tecnologia de carregamento bidirecional, contribuição para um melhor controlo de gastos de energia.

No cenário atual em que vivemos há cada vez mais pessoas preocupadas com o gasto de energia, seja por uma questão de custos ou mesmo a que inclui o planeta, a verdade é que a preocupação com este tema é cada vez mais abrangente. Mas, no meio da nossa rotina, como poderemos saber, efetivamente, qual a origem da eletricidade que utilizamos, se esta é proveniente de fontes sustentáveis, ou nem por isso? É aqui que o sistema de carregamento bidirecional em automóveis se pode tornar uma mais-valia, enquanto também consegue regular a tensão de utilização.

O primeiro Volvo com carregamento bidirecional

O novo Volvo EX90, 100% elétrico, será o primeiro automóvel da marca com hardware capaz de permitir o carregamento bidirecional e assim potenciar uma utilização de energia mais barata, mais eficiente e mais sustentável (esta capacidade só estará disponível inicialmente em determinados mercados).

Juntamente com a capacidade de carregamento inteligente disponível através da Volvo Cars app, o novo Volvo EX90 permitirá carregar quando a procura na rede e os preços estiverem mais baixos e poupar essa energia armazenada para ser utilizada mais tarde. Assim, haverá mais fontes renováveis no cabaz energético.

Uma vez disponível, a capacidade de carregamento bidirecional do novo Volvo EX90 poderá não só fornecer energia para os domicílios como também para outros aparelhos elétricos como outros Volvo, bicicletas ou trotinetes.

“Com o novo Volvo EX90 podemos dar mais energia à vida dos nossos clientes. Podemos utilizar a bateria de várias formas, desde carregar as suas bicicletas elétricas ou até os seus aparelhos de cozinha. Podemos inclusivamente alimentar as casas durante as horas de pico, que são as mais caras do dia.”

Olivier Loedel – Head of Electrification Ecosystem

Para além de carregar outros aparelhos, o automóvel terá também, em última instância, a capacidade de ceder energia a outros modelos Volvo que sejam compatíveis. Por outro lado, se estiver prestes a ficar sem autonomia, não será problemático, uma vez que poderá aceitar a mesma ajuda de outros automóveis da marca.

Todo o processo de carregamento será automático e gerido pela funcionalidade de carregamento inteligente na Volvo Cars app. O algoritmo subjacente assegura também que se carrega e descarrega a bateria de forma limitada, reduzindo o risco de degradação da mesma.

Aumentar a sustentabilidade global

A tarifa bidirecional poderá também permitir aos clientes um apoio à rede energética através de diferentes formas, dependendo das regras específicas de cada mercado de energia. Isto poderá incluir a absorção de mais energia durante os períodos em que há um excedente de energia renovável ou a venda durante as horas de pico, quando existe mais procura. Se a maioria dos automóveis vier a ter essa funcionalidade no futuro, então a rede poderá ser mais equilibrada, aumentando a sua sustentabilidade global, reduzindo o potencial desperdício proveniente de fontes renováveis nos momentos em que a produção excede a procura.

Imaginemos o seguinte cenário:

O automóvel é estacionado em casa ao final do dia ainda com muita energia disponível na bateria, que havia sido anteriormente carregada a partir de fontes mais baratas e mais limpas. Durante a noite, o automóvel pode ser ligado à corrente e descarregar energia quando os preços da eletricidade são mais altos. Uma vez que a energia é geralmente mais barata quando as fontes ambientalmente neutras contribuem mais para o seu fornecimento, esta transação pode poupar dinheiro aos clientes e devolver energia mais limpa à rede, tudo ao mesmo tempo.

“Acreditamos num futuro em que os nossos clientes consigam apoiar a rede utilizando esta tecnologia, permitindo uma utilização mais eficiente e mais sustentável da eletricidade na vida quotidiana“.

Olivier Loedel – Head of Electrification Ecosystem

A Volvo Cars pretende oferecer o hardware de que os clientes necessitam para começarem a utilizar funcionalidades de carregamento bidirecional, incluindo uma wallbox e um sistema de gestão de energia doméstica. Poderão estar disponíveis outros acessórios, como fichas adaptadoras para aparelhos e cabos para carregamento de outros automóveis.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)