Volvo EX90 será o primeiro automóvel com um radar de movimento no interior

By on 30 Setembro, 2022

Os engenheiros da Volvo desenvolveram um sistema de radar para o habitáculo, que deteta movimentos a uma escala submilimétrica, para que nunca fique ninguém esquecido a bordo.

Para muitos de nós pode parecer algo absurdo e até impensável, mas a verdade é que a vida é cada vez mais stressante e pode haver um momento em que não vamos estar no nosso melhor. E é aqui que a Volvo deseja estar presente para nos ajudar. Segundo algumas estatísticas nos indicam, nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 900 bebés e crianças perderam a vida desde 1998, por terem ficado trancados em automóveis estacionados ao sol, sendo que na maior parte dos casos isto aconteceu apenas por esquecimento.

Com o novo EX90, a Volvo quer fazer com isto deixe de acontecer, graças à presença de um radar de movimento no habitáculo, fornecido de série, que consegue detetar movimentos inferiores à respiração de um bebé a dormir, por exemplo, funcionando em todo o habitáculo, mas também na bagageira. Para isso, estão instalados sensores na consola superior, nas luzes de leitura do tejadilho e no porta-bagagens.

Para nos avisar, a Volvo determinou que a melhor altura é quando tentamos trancar o automóvel. No caso de ser detetado movimento, o carro vai continuar destrancado e surge um aviso que lembra a permanência de ocupantes no ecrã da consola central. Além disso, o sistema de climatização ficará também ligado, otimizando a temperatura a bordo, seja para compensar um ambiente mais frio ou mais quente.

Não escolhemos quando estamos distraídos ou cansados e sabemos bem que isso pode acontecer, somos apenas humanos. Com a ajuda desta tecnologia, seremos capazes de apoiar as pessoas quando não estiverem no seu melhor, ajudaremos a evitar que bebés, crianças ou animais de estimação sejam deixados para trás, por acidente. Sempre fomos líderes em segurança automóvel e queremos continuar a proteger vidas, estabelecendo novos padrões. Isso significa também fazer com que as pessoas se sintam seguras e tenham paz de espírito, um tipo de segurança emocional que irá ajudar a desfrutar ao máximo da vida ajudando, ao mesmo tempo, a evitar tragédias“.  Lotta Jakobsson – Senior Technical Specialist – Volvo Cars

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)