Sabe como se chamava o primeiro Volvo?
World of Volvo: Centro de experiências inédito em Gotemburgo

Volvo tem como objetivo ser uma marca exclusivamente elétrica em 20 anos

By on 18 Outubro, 2019

Hakan Samuelsson, o patrão da Volvo, afirma que a casa sueca irá tornar-se uma marca totalmente elétrica nos próximos 20 anos. A data exata será determinada pelos clientes.

O XC40 Recharge foi apresentado há dois dias e a Volvo já anunciou que vai lançar um carro elétrico por ano até 2025. Nessa altura, a Volvo espera que 50% das suas vendas sejam feitas com automóveis elétricos. Por outro lado, cada modelo novo lançado pela Volvo terá uma motorização eletrificada.

Por isso, para Hakan Samuelsson, a questão não é se a Volvo será uma marca elétrica, mas sim “quando! Porém, quem decidirá isso, contas feitas, serão os consumidores. Quanto maior for a percentagem de vendas de veículos totalmente elétricos, mais depressa iremos acabar com o programa de motores de combustão interna. Se a percentagem de modelos com motores térmicos for muito pequena, fecharemos mais cedo o programa.”

O CEO da Volvo não tem uma profecia sobre a chegada desse ponto de inversão do equilíbrio de vendas entre térmicos e elétricos. A única coisa que Samuelsson sabe é que a Volvo quer ser neutra em carbono em 2040. Ora, como confessa o sueco, “isso será impossível se ainda tivermos motores de combustão interna. Vamos ver se a nossa visão se torna realidade.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)