Volvo testa sistema de carregamento de automóveis elétricos sem fios

By on 3 Março, 2022

Ao longo dos próximos três anos, a Volvo vai testar a eficácia de um novo sistema de carregamento de automóveis elétricos sem fios, ou seja, sem a necessidade de ligar qualquer tipo de cabo.

Numa parceria com a Cabonline, o maior operador táxi da Escandinávia, a Volvo vai começar a testar uma nova forma de carregamento de carros elétricos, sem a necessidade de ligação física à rede. Para isso, e ao longo dos próximos três anos, vai recorrer a uma pequena frota de Volvo XC40 Recharge, que vão estar ao serviço da Cabonline, durante mais de 12 horas por dia e percorrendo mais de 100 mil quilómetros por ano.

Para usar este sistema de carregamento sem fios, os Volvo XC40 Recharge foram equipados com uma unidade recetora específica, que se encontra na zona inferior do carro, e vão ter de estacionar num local reservado para este sistema e perfeitamente alinhados, manobra que é feita com a ajuda do sistema de camaras de estacionamento a 360 graus.

A potência de carregamento andará acima dos 40 kW, cerca de quatro vezes acima dos carregadores domésticos de 11 kW e quase no mesmo patamar dos carregadores DC de 50 kW.

Estes testes de carregamento sem fios são mais um dos projetos desenvolvidos pela da Gothenburg Green City Zone, uma iniciativa que conta com o apoio de marcas como a Volvo e que tem o objetivo de encontrar a melhor solução para uma rede de transportes públicos sem emissões até ao ano 2030.

Segundo Mats Moberg, o Head of R&D da Volvo Cars, “A Gothenburg Green City Zone permite-nos testar estas tecnologias estimulantes em ambiente real e avaliar o seu potencial futuro. Testar novas tecnologias de carregamento em conjunto com outros parceiros é uma boa forma de avaliar opções alternativas para os nossos futuros automóveis”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)