BMW 730d Berlina – Ensaio Teste

By on 8 Setembro, 2018

BMW 730d Berlina

Texto: André Duarte ([email protected])

Manter o ADN

Desde 1977 que o série 7 marca o topo daquilo a que se pode aspirar na marca bávara. Passados mais de 40 anos, a sensação de luxo e exclusividade mantém-se intacta…

Conheça todas as versões e motorizações AQUI.


Mais:

Sensação de Luxuosidade Interior / Resposta do Motor / Caixa de Velocidades/ Comportamento dinâmico / Conforto

Menos:

Extensa lista de opcionais / Consumos

Exterior

/10

O BMW 730d é um carro que impressiona pelas suas dimensões. São 5,09m de comprimento, 1,90m de largura e 1,47 de altura. Apesar das linhas sóbrias e que acabam por ser discretas, sem exuberâncias exteriores, as suas proporções saltam à vista.

A dianteira faz sobressair a evidente grelha de duplo rim enquanto na lateral se destaca o símbolo M (alusivo ao Pack Desportivo M que a versão ensaiada incluía, 5070€), as entradas de ar junto às rodas dianteiras, o friso cromado que parte destas e se estende ao longo de todo o comprimento na zona inferior, as bonitas jantes de cinco raios duplos que deixam ver os discos e, sobretudo, os 3,07m da distância entre eixos. Na traseira, o pára-choques e a dupla saída de escape cromada chamam a atenção. Do Pack Desportivo M faz parte o pack aerodinâmico M que inclui pára-choques dianteiro, embaladeiras e pára-choques traseiro com difusor em preto metalizado.

Interior

/10

A discrição exterior dá lugar à sensação de luxo e requinte interior. Para tal contribuem pormenores como os frisos em madeira nobre Fineline preta com efeito metálico de alto brilho ou o forro do teto antracite BMW Individual, cortesias do Pack Desportivo M com que a versão ensaiada vinha equipada. A veia desportiva é lembrada graças ao volante desportivo M, símbolo que surge também nas soleiras das portas e apoio do pé para o condutor. O referido pack dota ainda o interior de cortinas elétricas no óculo traseiro
e vidros laterais traseiros, que têm proteção solar.

Os bancos são bastante confortáveis. À frente contam com um mundo de regulações à escolha (altura, extensão, enchimento das costas, lombar), aquecimento e massagens.

Nos lugares traseiros a ergonomia mantém-se, e mesmo o do lugar do meio é confortável. As costas do lugar do meio são rebatíveis e ao fazê-lo temos um tablet amovível de 7” o qual nos permite regular a iluminação do habitáculo (ligar/desligar, regular a intensidade e escolher as cores desejadas); abrir ou frechar as cortinas para o sol nos vidros; regular o banco do pendura; controlar o rádio; ver informações de condução, como consumos a velocidade de circulação; e aceder a aplicações móveis.

A luz ambiente garante, além de luzes de boas-vindas, seis desenhos de luzes reguláveis nas cores branca, azul, laranja, bronze, lilás e verde que contribuem para a sensação de bem estar a bordo. Estes situam-se no espaço para os pés à frente, no porta-luvas, no compartimento da consola central traseira, nos encostos dos bancos dianteiros, nas portas, nas soleiras e no chão do veículo atrás, bem como luzes de periferia do veículo, junto a todas as portas. Há ainda luzes de leitura à frente e atrás. O sistema Surround Bowers & Wilkins Diamond (5930€) garante-nos uma sonoridade de nota, através dos seus 16 altifalantes.

Nos lugares dianteiros, através do ecrã central de 10,25” no tablier podemos aceder aos menus: media/rádio; comunicação (permite ligar telemóveis via bluetooth); navegação; connected drive (destaque para serviços de concierge, internet, informação de trânsito em tempo real, notícias, meteorologia, e-mail, chamadas de emergência); o meu veículo (informações sobre o estado do veículo e de viagem); notificações (alertas sobre problemas no veículo). Podemos aceder ao ecrã tátil através de toque, stick rotativo, comando por voz ou controlo por gestos. Já a chave inteligente permite-nos trancar e destrancar o carro à distância, regular a climatização ou ver a autonomia.

Equipamento

/10

Como seria exigível, há uma vasta oferta de equipamento de série. Em termos de condução, destaque para: assistência à travagem; luzes de travagem dinâmicas; controlo dinâmico de estabilidade; controlo dinâmico de tração; monitorização da pressão dos pneus; sensor de chuva; controlo automático das luzes de médios; espelhos retrovisores exteriores, função automática antiencandeamento; faróis LED; controlo dinâmico de amortecimento; indicador de desgaste das pastilhas dos travões;
travão de mão com função Auto-Hold; cruise control com função de travagem; sensores de estacionamento; suspensão adaptável pneumática de 2 eixos; sistema de proteção contra o abastecimento incorreto das versões diesel; esguichos aquecidos; e assistente de condução que inclui aviso de alteração de trajetória, aviso de alteração de faixa de rodagem, aviso de peão e prevenção de embate traseiro.

Já no interior, a realçar: luzes de entrada; sistema de fixação ISOFIX para cadeiras de segurança para crianças; consola central; iluminação dos puxadores das portas atrás; ajuste elétrico dos bancos, com função de memória; e WiFi hotsport.

Ainda assim, há opcionais que num veículo destes deviam vir incluídos e que, não acontecendo, nos obrigam a um dispêndio monetário extra. Nota para: cruise control ativo com Stop&Go (2000€); surround view (790€); estacionamento remoto (580€); luzes adaptativas LED (1840€); BMW night vision com reconhecimento de pessoas (2320€); head-up display (1470€). Em baixo ficam também dois packs a considerar:

Pack desportivo M (5070€): soleiras das portas M (iluminadas); apoio para o pé M; designação M nos painéis laterais à esquerda e à direita; chave especifica M; pinças de travão em preto com designação BMW; conteúdos exteriores em cromado ou todos os conteúdos cromados excepto acabamento na tampa da bagageira e friso dos rins em cromado dark;

Design Interior Pure Excellence (1682€): forro do tecto em Alcântara (Branco Ivory, Bege Canberra, Castanho Mocha); frisos interiores em madeira nobre Fineline alto brilho para: inserções nas pegas do teto, acabamento dos suportes para copos traseiros no apoio de braços e acabamento nas saídas dos cintos traseiros; frisos interiores das soleiras das portas à frente e atrás em alumínio.

Consumos

/10

Os consumos situam-se na casa dos 9/10 litros, numa condução sem excessos. Apesar de à luz da potência e peso do modelo serem compreensíveis, o facto de estarem bem acima dos anunciados 5,3l deixa a desejar.

Ao Volante

/10

Quando estamos num modelo de topo só podemos esperar sensações de topo, e é exatamente isso que encontramos no BMW 730d Berlina. O patamar de qualidade em que coloca a sensação de condução sente-se em toda a linha. Com os seus 265 cv, motor 3.0l diesel e tração traseira, oferece tudo aquilo que precisamos, seja para ritmos brandos ou elevados, com igual conforto, comodidade e agrado.

Ao dispor temos quatro modos de condução: Eco Pro, Comfort, Sport e Adaptive. Em todos eles a oferta de potência é sempre encorpada. Mas são notórias as diferenças das parametrizações.

Ao volante a transmissão traseira é muito perceptível e impulsiona o veículo de uma forma agradável e progressiva, mesmo quando queremos perceber o que significam os impressionantes 620 Nm, que em traçados encadeados e situações de maior entusiasmo nos lembram o excesso pelo chiar dos pneus. Algo bem mais fácil de acontecer do que as suas proporções podem fazer pensar.

Num conjunto que precisa de apenas 6,1s para atingir a meta dos 100 km/h, é fácil excedermos os limites legais sem darmos conta, fruto da aura interior, com insonorização de nota, que nos abstrai dos ruídos exteriores. Porém, o seu peso – 1770 kg – obriga-nos a ter algum cuidado com as distâncias de travagem, dado ser fácil circularmos depressa, mas não tanto travá-lo numa distância reduzida.

O pisar é delicado e confortável, resultado de uma suspensão que isenta as irregularidades da estrada do habitáculo, independentemente do modo, e que no Comfort (Standard ou Plus), chega quase a bambolear-nos, enlevando-nos na viagem.

A caixa de velocidades é um mimo, seja no modo Normal ou Sport, com diferenças nas passagens que na verdade são impercetíveis, tal a sua eficácia em ambos os modos.

Em suma, o BMW 730d Berlina convida-nos a desfrutar das sensações naturais num topo de gama: conforto, luxuosidade e prazer. Seja pela condução, seja pela sensação interior.

Motor

/10

O BMW 730d Berlina está disponível com motores diesel e uma proposta híbrida. No primeiro caso surge com bloco 3.0l e potências que variam entre os 231 e 400 cv e versões de tração traseira ou integral. A versão híbrida equipa um motor 2.0l diesel com 258 cv e um elétrico com 113 cv. Numa utilização combinada, a potência máxima extraída destes dois motores é de 326 cv.

Balanço Final

/10

É um modelo que nos coloca num patamar premium, pelas sensações que nos prenda, a condutor e passageiros. Do conforto, ao prazer e comodidade, cada viagem coloca-nos o sorriso na cara, fruto da sensação que nos enleva os sentidos. É o ideal para ter um chauffer no banco da frente a guiar-nos pelo mundo, mas também para lhe darmos folga e assumirmos o volante, que tem muito para dar.

Concorrentes

Audi A8 50 TDI quattro tiptronic com 286 cv e caixa automática de 7 velocidades por 119.180€

Jaguar XJ 3.0 V6 Diesel Luxury com 300 cv e caixa automática de 8 velocidades por 108.684€

Ficha Técnica

Motor

Tipo – gasóleo, 6 cil. em linha injeção direta, admissão variável, turbo, geometría variável, intercooler

Cilindrada (cm3) – 2993

Diâmetro x curso (mm) – 84,0 x 90,0

Taxa de compressão – 16,5:1

Potência máxima (cv/rpm) – 265/4000

Binário máximo (Nm/rpm) – 620/2000-2500

Transmissão e direcção – traseira, transmissão automática Steptronic de 8 velocidades; pinhão cremalheira com assistência elétrica

Suspensão (fr/tr) – Eixo Multibraços à frente e atrás

Prestações e consumos

Aceleração 0-100 km/h (s) – 6,1s

Velocidade máxima (km/h) – 250 km/h

Consumos Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) – n.d./n.d./5,3

Emissões de CO2 (g/km) – 139

Dimensões e pesos

Comp./largura/altura (mm) – 5098/1902/1478

Distância entre eixos (mm) – 3070

Largura de vias (fr/tr) (mm) – 1618/1646

Travões (fr/tr) – Discos ventilados/Discos ventilados

Peso (kg) – 1770

Capacidade da bagageira (l) – 515

Capacidade do depósito (l) – 78

Pneus (fr/tr) – 245/45 R19 / 275/40 R19

 

 

Mais/Menos


Mais

Sensação de Luxuosidade Interior / Resposta do Motor / Caixa de Velocidades/ Comportamento dinâmico / Conforto

Menos

Extensa lista de opcionais / Consumos

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 144.789€

Preço da versão base (Euros): 117.419€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

O BMW 730d é um carro que impressiona pelas suas dimensões. São 5,09m de comprimento, 1,90m de largura e 1,47 de altura. Apesar das linhas sóbrias e que acabam por ser discretas, sem exuberâncias exteriores, as suas proporções saltam à vista.

A dianteira faz sobressair a evidente grelha de duplo rim enquanto na lateral se destaca o símbolo M (alusivo ao Pack Desportivo M que a versão ensaiada incluía, 5070€), as entradas de ar junto às rodas dianteiras, o friso cromado que parte destas e se estende ao longo de todo o comprimento na zona inferior, as bonitas jantes de cinco raios duplos que deixam ver os discos e, sobretudo, os 3,07m da distância entre eixos. Na traseira, o pára-choques e a dupla saída de escape cromada chamam a atenção. Do Pack Desportivo M faz parte o pack aerodinâmico M que inclui pára-choques dianteiro, embaladeiras e pára-choques traseiro com difusor em preto metalizado.

Interior

A discrição exterior dá lugar à sensação de luxo e requinte interior. Para tal contribuem pormenores como os frisos em madeira nobre Fineline preta com efeito metálico de alto brilho ou o forro do teto antracite BMW Individual, cortesias do Pack Desportivo M com que a versão ensaiada vinha equipada. A veia desportiva é lembrada graças ao volante desportivo M, símbolo que surge também nas soleiras das portas e apoio do pé para o condutor. O referido pack dota ainda o interior de cortinas elétricas no óculo traseiro
e vidros laterais traseiros, que têm proteção solar.

Os bancos são bastante confortáveis. À frente contam com um mundo de regulações à escolha (altura, extensão, enchimento das costas, lombar), aquecimento e massagens.

Nos lugares traseiros a ergonomia mantém-se, e mesmo o do lugar do meio é confortável. As costas do lugar do meio são rebatíveis e ao fazê-lo temos um tablet amovível de 7” o qual nos permite regular a iluminação do habitáculo (ligar/desligar, regular a intensidade e escolher as cores desejadas); abrir ou frechar as cortinas para o sol nos vidros; regular o banco do pendura; controlar o rádio; ver informações de condução, como consumos a velocidade de circulação; e aceder a aplicações móveis.

A luz ambiente garante, além de luzes de boas-vindas, seis desenhos de luzes reguláveis nas cores branca, azul, laranja, bronze, lilás e verde que contribuem para a sensação de bem estar a bordo. Estes situam-se no espaço para os pés à frente, no porta-luvas, no compartimento da consola central traseira, nos encostos dos bancos dianteiros, nas portas, nas soleiras e no chão do veículo atrás, bem como luzes de periferia do veículo, junto a todas as portas. Há ainda luzes de leitura à frente e atrás. O sistema Surround Bowers & Wilkins Diamond (5930€) garante-nos uma sonoridade de nota, através dos seus 16 altifalantes.

Nos lugares dianteiros, através do ecrã central de 10,25” no tablier podemos aceder aos menus: media/rádio; comunicação (permite ligar telemóveis via bluetooth); navegação; connected drive (destaque para serviços de concierge, internet, informação de trânsito em tempo real, notícias, meteorologia, e-mail, chamadas de emergência); o meu veículo (informações sobre o estado do veículo e de viagem); notificações (alertas sobre problemas no veículo). Podemos aceder ao ecrã tátil através de toque, stick rotativo, comando por voz ou controlo por gestos. Já a chave inteligente permite-nos trancar e destrancar o carro à distância, regular a climatização ou ver a autonomia.

Equipamento

Como seria exigível, há uma vasta oferta de equipamento de série. Em termos de condução, destaque para: assistência à travagem; luzes de travagem dinâmicas; controlo dinâmico de estabilidade; controlo dinâmico de tração; monitorização da pressão dos pneus; sensor de chuva; controlo automático das luzes de médios; espelhos retrovisores exteriores, função automática antiencandeamento; faróis LED; controlo dinâmico de amortecimento; indicador de desgaste das pastilhas dos travões;
travão de mão com função Auto-Hold; cruise control com função de travagem; sensores de estacionamento; suspensão adaptável pneumática de 2 eixos; sistema de proteção contra o abastecimento incorreto das versões diesel; esguichos aquecidos; e assistente de condução que inclui aviso de alteração de trajetória, aviso de alteração de faixa de rodagem, aviso de peão e prevenção de embate traseiro.

Já no interior, a realçar: luzes de entrada; sistema de fixação ISOFIX para cadeiras de segurança para crianças; consola central; iluminação dos puxadores das portas atrás; ajuste elétrico dos bancos, com função de memória; e WiFi hotsport.

Ainda assim, há opcionais que num veículo destes deviam vir incluídos e que, não acontecendo, nos obrigam a um dispêndio monetário extra. Nota para: cruise control ativo com Stop&Go (2000€); surround view (790€); estacionamento remoto (580€); luzes adaptativas LED (1840€); BMW night vision com reconhecimento de pessoas (2320€); head-up display (1470€). Em baixo ficam também dois packs a considerar:

Pack desportivo M (5070€): soleiras das portas M (iluminadas); apoio para o pé M; designação M nos painéis laterais à esquerda e à direita; chave especifica M; pinças de travão em preto com designação BMW; conteúdos exteriores em cromado ou todos os conteúdos cromados excepto acabamento na tampa da bagageira e friso dos rins em cromado dark;

Design Interior Pure Excellence (1682€): forro do tecto em Alcântara (Branco Ivory, Bege Canberra, Castanho Mocha); frisos interiores em madeira nobre Fineline alto brilho para: inserções nas pegas do teto, acabamento dos suportes para copos traseiros no apoio de braços e acabamento nas saídas dos cintos traseiros; frisos interiores das soleiras das portas à frente e atrás em alumínio.

Consumos

Os consumos situam-se na casa dos 9/10 litros, numa condução sem excessos. Apesar de à luz da potência e peso do modelo serem compreensíveis, o facto de estarem bem acima dos anunciados 5,3l deixa a desejar.

Ao volante

Quando estamos num modelo de topo só podemos esperar sensações de topo, e é exatamente isso que encontramos no BMW 730d Berlina. O patamar de qualidade em que coloca a sensação de condução sente-se em toda a linha. Com os seus 265 cv, motor 3.0l diesel e tração traseira, oferece tudo aquilo que precisamos, seja para ritmos brandos ou elevados, com igual conforto, comodidade e agrado.

Ao dispor temos quatro modos de condução: Eco Pro, Comfort, Sport e Adaptive. Em todos eles a oferta de potência é sempre encorpada. Mas são notórias as diferenças das parametrizações.

Ao volante a transmissão traseira é muito perceptível e impulsiona o veículo de uma forma agradável e progressiva, mesmo quando queremos perceber o que significam os impressionantes 620 Nm, que em traçados encadeados e situações de maior entusiasmo nos lembram o excesso pelo chiar dos pneus. Algo bem mais fácil de acontecer do que as suas proporções podem fazer pensar.

Num conjunto que precisa de apenas 6,1s para atingir a meta dos 100 km/h, é fácil excedermos os limites legais sem darmos conta, fruto da aura interior, com insonorização de nota, que nos abstrai dos ruídos exteriores. Porém, o seu peso – 1770 kg – obriga-nos a ter algum cuidado com as distâncias de travagem, dado ser fácil circularmos depressa, mas não tanto travá-lo numa distância reduzida.

O pisar é delicado e confortável, resultado de uma suspensão que isenta as irregularidades da estrada do habitáculo, independentemente do modo, e que no Comfort (Standard ou Plus), chega quase a bambolear-nos, enlevando-nos na viagem.

A caixa de velocidades é um mimo, seja no modo Normal ou Sport, com diferenças nas passagens que na verdade são impercetíveis, tal a sua eficácia em ambos os modos.

Em suma, o BMW 730d Berlina convida-nos a desfrutar das sensações naturais num topo de gama: conforto, luxuosidade e prazer. Seja pela condução, seja pela sensação interior.

Concorrentes

Audi A8 50 TDI quattro tiptronic com 286 cv e caixa automática de 7 velocidades por 119.180€

Jaguar XJ 3.0 V6 Diesel Luxury com 300 cv e caixa automática de 8 velocidades por 108.684€

Motor

O BMW 730d Berlina está disponível com motores diesel e uma proposta híbrida. No primeiro caso surge com bloco 3.0l e potências que variam entre os 231 e 400 cv e versões de tração traseira ou integral. A versão híbrida equipa um motor 2.0l diesel com 258 cv e um elétrico com 113 cv. Numa utilização combinada, a potência máxima extraída destes dois motores é de 326 cv.

Balanço final

É um modelo que nos coloca num patamar premium, pelas sensações que nos prenda, a condutor e passageiros. Do conforto, ao prazer e comodidade, cada viagem coloca-nos o sorriso na cara, fruto da sensação que nos enleva os sentidos. É o ideal para ter um chauffer no banco da frente a guiar-nos pelo mundo, mas também para lhe darmos folga e assumirmos o volante, que tem muito para dar.

Mais

Sensação de Luxuosidade Interior / Resposta do Motor / Caixa de Velocidades/ Comportamento dinâmico / Conforto

Menos

Extensa lista de opcionais / Consumos

Ficha técnica

Motor

Tipo – gasóleo, 6 cil. em linha injeção direta, admissão variável, turbo, geometría variável, intercooler

Cilindrada (cm3) – 2993

Diâmetro x curso (mm) – 84,0 x 90,0

Taxa de compressão – 16,5:1

Potência máxima (cv/rpm) – 265/4000

Binário máximo (Nm/rpm) – 620/2000-2500

Transmissão e direcção – traseira, transmissão automática Steptronic de 8 velocidades; pinhão cremalheira com assistência elétrica

Suspensão (fr/tr) – Eixo Multibraços à frente e atrás

Prestações e consumos

Aceleração 0-100 km/h (s) – 6,1s

Velocidade máxima (km/h) – 250 km/h

Consumos Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) – n.d./n.d./5,3

Emissões de CO2 (g/km) – 139

Dimensões e pesos

Comp./largura/altura (mm) – 5098/1902/1478

Distância entre eixos (mm) – 3070

Largura de vias (fr/tr) (mm) – 1618/1646

Travões (fr/tr) – Discos ventilados/Discos ventilados

Peso (kg) – 1770

Capacidade da bagageira (l) – 515

Capacidade do depósito (l) – 78

Pneus (fr/tr) – 245/45 R19 / 275/40 R19

 

 

Preço da versão ensaiada (Euros): 144.789€
Preço da versão base (Euros): 117.419€