Cupra Formentor 2.0 TSI VZ 310cv DSG 4Drive – Ensaio Teste

By on 9 Janeiro, 2021

Cupra Formentor 2.0 TSI VZ 310cv DSG 4Drive – Ensaio Teste

Texto: João Isaac

O primeiro da sua espécie

A Cupra deposita muitas esperanças no seu novo Formentor e

tem boas razões para isso. Depois do Ateca e agora do Leon, modelos da SEAT que

são também vendidos como Cupra, o Formentor assume-se como o primeiro modelo

exclusivo da nova marca espanhola, um desportivo a que é difícil ficar

indiferente, principalmente nesta versão VZ, topo de gama.


Mais:

Dinâmica; motor; imagem.

Menos:

Colocação dos comandos da climatização no display tátil; qualidade de alguns materiais.

Exterior

9/10

Exterior (9/10) Foram muitos os olhares atraídos pelo Formentor durante este ensaio. A cor Azul Petrol Mate destaca-se, sem dúvida, mas também o novo símbolo em tom cobre despertou a curiosidade de quem com ele se cruzou. Exteriormente, um design que causa impacto, diferencia-se da oferta concorrente e assume igualmente uma postura marcante, desportiva e emocional, em linha com os valores da marca. Visualmente, o Formentor está mais do que aprovado.

Interior

8/10

Interior (8/10) Ao habitáculo do Formentor que conduzimos, prolonga-se o tom azul que encontrámos na carroçaria, contribuindo para uma idêntica sensação de desportividade distinta, complementada por um tablier onde o grande destaque é o completo sistema de infotainment com grande ecrã tátil. Este requer alguma habituação pela quantidade de funções que inclui, destacando-se, pela negativa, por acumular grande parte dos comandos da climatização. Nas portas e tablier, abaixo da linha média, existem alguns plásticos menos agradáveis ao toque, algo que é normal considerando o segmento onde o Formentor joga. Quanto a espaço, uma agradável surpresa, pois embora se assuma como desportivo, não coloca em causa uma utilização familiar, dispondo de um banco traseiro com bom espaço livre para pernas e cabeça. O túnel central é elevado, como habitual nos modelos com a plataforma MQB Evo, mas o lugar central continua a ser utilizável. A bagageira, nesta versão equipada com tração integral 4Drive, oferece 420 litros de capacidade.

Equipamento

8/10

Equipamento (8/10) A lista de equipamento de série inclui, por exemplo, as jantes de 19 polegadas, os espelhos retrovisores elétricos, aquecidos e com recolhimento automático, a suspensão adaptativa, o ar condicionado automático de três zonas, o volante aquecido e os faróis full LED com assistente de máximos. Quanto a tecnologia, são de série o painel de instrumentos digital com display de 10,25 polegadas e o sistema de infotainment com ecrã tátil de 12 polegadas. No campo da segurança, destaque para o cruise control adaptativo, o alerta de fadiga, a travagem automática de emergência e o assistente de manutenção na faixa de rodagem.

Consumos

/10

Consumos (7/10) Relativamente a consumo de combustível, não se pode pedir muito a uma proposta como esta, familiar, sim, mas equipada com uma motorização focada na performance. Ainda assim, consumos ligeiramente abaixo dos 9 l/100 km são possíveis em circuito misto.

Ao Volante

9/10

Ao volante (9/10) A experiência de condução deste Formentor é totalmente dominada pela sua capacidade de se transformar de um moderno veículo familiar num verdadeiro desportivo. Não só o motor para isso contribui – 250 km/h de velocidade máxima limitada e 0 a 100 km/h em 4,9 segundos – mas também o controlo dinâmico de chassis, capaz de oferecer um nível de conforto de rolamento muito bom, mas igualmente uma dinâmica irrepreensível quando queremos o Formentor em modo “full attack”, ou seja, no modo Cupra. É neste que melhor se explora todo o seu potencial, o possante motor, a impressionante tração e a sua capacidade de curvar a velocidades muito altas, desempenho ainda complementado por travões Brembo, fortes e resistentes.

Motor

9/10

Motor (9/10) Este 2.0 TSI é um grande motor, já conhecido também de outros modelos desportivos do grupo Volkswagen. Um quatro cilindros, turbo, neste Formentor VZ com 310 cavalos e 400 Nm. Destaca-se pela ampla faixa de binário, bem como por um funcionamento refinado, capaz de oferecer muita performance e um elevado conforto de utilização a ritmos mais moderados. Complementado pela excelente transmissão DSG de 7 relações, com patilhas no volante, o conjunto motor e caixa de velocidades é um dos maiores argumentos do mais potente dos Formentor.

Balanço Final

8/10

Balanço final (8/10) O Formentor provou ser um Cupra para todos os dias da semana. Tem todo o conforto, espaço e equipamento que precisamos para as nossas deslocações diárias, transformando-se, ao toque de um botão, numa verdadeira máquina devoradora de asfalto para quando estiverem reunidas as condições de segurança para dele desfrutar. A suspensão com controlo variável do amortecimento, bem com a tração 4Drive, são garantia de uma grande capacidade de adaptabilidade às condições, dando assim ao Formentor outras capacidades nem sempre esperadas de um desportivo, como o facto de ser um bom estradista e de não se assustar ao ter de subir uma montanha cheia de neve. Um excelente primeiro exclusivo, apto para qualquer ocasião.

Concorrentes

Volkswagen T-Roc R, 1984 cc, gasolina, 300 cv, 400 Nm; 0-100 km/h em 4,8 seg,; 250 km/h; 8,6 l/100 km; 196 gr/km de CO2; desde 53.863 euros

Ficha Técnica

Motor Tipo: 4 cilindros em linha, injeção direta e indireta, gasolina, turbo Cilindrada (cm3): 1984 Diâmetro x Curso (mm): 82,5 x 92,8 Taxa de Compressão: 9,3:1 Potência máxima (CV/rpm): 310/5500-6500 Binário máximo (Nm/rpm): 400/2000-5400 Transmissão: dupla embraiagem de 7 velocidades Direção: Pinhão e cremalheira assistida eletricamente Suspensão (ft/tr): independente, tipo McPherson/independente, Multilink Travões (fr/tr): discos ventilados e perfurados/discos ventilados Prestações e consumos Aceleração 0-100 km/h (s): 4,9 Velocidade máxima (km/h): 250 Consumo misto (l/100 km): 8,5 Emissões CO2 (gr/km): 193 Dimensões e pesos Comprimento/Largura/Altura (mm): 4450/1839/1511 Distância entre eixos (mm): 2680 Largura de vias (fr/tr mm): 1585/1559 Peso (kg): 1644 Capacidade da bagageira (l): 420 Deposito de combustível (l): 55 Pneus (fr/tr): 245/40 R19 Preço da versão base (Euros): 49.387 Preço da versão ensaiada (Euros): 55.879

Mais/Menos


Mais

Dinâmica; motor; imagem.

Menos

Colocação dos comandos da climatização no display tátil; qualidade de alguns materiais.

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 55.879€

Preço da versão base (Euros): 49.387€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Exterior (9/10) Foram muitos os olhares atraídos pelo Formentor durante este ensaio. A cor Azul Petrol Mate destaca-se, sem dúvida, mas também o novo símbolo em tom cobre despertou a curiosidade de quem com ele se cruzou. Exteriormente, um design que causa impacto, diferencia-se da oferta concorrente e assume igualmente uma postura marcante, desportiva e emocional, em linha com os valores da marca. Visualmente, o Formentor está mais do que aprovado.

Interior

Interior (8/10) Ao habitáculo do Formentor que conduzimos, prolonga-se o tom azul que encontrámos na carroçaria, contribuindo para uma idêntica sensação de desportividade distinta, complementada por um tablier onde o grande destaque é o completo sistema de infotainment com grande ecrã tátil. Este requer alguma habituação pela quantidade de funções que inclui, destacando-se, pela negativa, por acumular grande parte dos comandos da climatização. Nas portas e tablier, abaixo da linha média, existem alguns plásticos menos agradáveis ao toque, algo que é normal considerando o segmento onde o Formentor joga. Quanto a espaço, uma agradável surpresa, pois embora se assuma como desportivo, não coloca em causa uma utilização familiar, dispondo de um banco traseiro com bom espaço livre para pernas e cabeça. O túnel central é elevado, como habitual nos modelos com a plataforma MQB Evo, mas o lugar central continua a ser utilizável. A bagageira, nesta versão equipada com tração integral 4Drive, oferece 420 litros de capacidade.

Equipamento

Equipamento (8/10) A lista de equipamento de série inclui, por exemplo, as jantes de 19 polegadas, os espelhos retrovisores elétricos, aquecidos e com recolhimento automático, a suspensão adaptativa, o ar condicionado automático de três zonas, o volante aquecido e os faróis full LED com assistente de máximos. Quanto a tecnologia, são de série o painel de instrumentos digital com display de 10,25 polegadas e o sistema de infotainment com ecrã tátil de 12 polegadas. No campo da segurança, destaque para o cruise control adaptativo, o alerta de fadiga, a travagem automática de emergência e o assistente de manutenção na faixa de rodagem.

Consumos

Consumos (7/10) Relativamente a consumo de combustível, não se pode pedir muito a uma proposta como esta, familiar, sim, mas equipada com uma motorização focada na performance. Ainda assim, consumos ligeiramente abaixo dos 9 l/100 km são possíveis em circuito misto.

Ao volante

Ao volante (9/10) A experiência de condução deste Formentor é totalmente dominada pela sua capacidade de se transformar de um moderno veículo familiar num verdadeiro desportivo. Não só o motor para isso contribui – 250 km/h de velocidade máxima limitada e 0 a 100 km/h em 4,9 segundos – mas também o controlo dinâmico de chassis, capaz de oferecer um nível de conforto de rolamento muito bom, mas igualmente uma dinâmica irrepreensível quando queremos o Formentor em modo “full attack”, ou seja, no modo Cupra. É neste que melhor se explora todo o seu potencial, o possante motor, a impressionante tração e a sua capacidade de curvar a velocidades muito altas, desempenho ainda complementado por travões Brembo, fortes e resistentes.

Concorrentes

Volkswagen T-Roc R, 1984 cc, gasolina, 300 cv, 400 Nm; 0-100 km/h em 4,8 seg,; 250 km/h; 8,6 l/100 km; 196 gr/km de CO2; desde 53.863 euros

Motor

Motor (9/10) Este 2.0 TSI é um grande motor, já conhecido também de outros modelos desportivos do grupo Volkswagen. Um quatro cilindros, turbo, neste Formentor VZ com 310 cavalos e 400 Nm. Destaca-se pela ampla faixa de binário, bem como por um funcionamento refinado, capaz de oferecer muita performance e um elevado conforto de utilização a ritmos mais moderados. Complementado pela excelente transmissão DSG de 7 relações, com patilhas no volante, o conjunto motor e caixa de velocidades é um dos maiores argumentos do mais potente dos Formentor.

Balanço final

Balanço final (8/10) O Formentor provou ser um Cupra para todos os dias da semana. Tem todo o conforto, espaço e equipamento que precisamos para as nossas deslocações diárias, transformando-se, ao toque de um botão, numa verdadeira máquina devoradora de asfalto para quando estiverem reunidas as condições de segurança para dele desfrutar. A suspensão com controlo variável do amortecimento, bem com a tração 4Drive, são garantia de uma grande capacidade de adaptabilidade às condições, dando assim ao Formentor outras capacidades nem sempre esperadas de um desportivo, como o facto de ser um bom estradista e de não se assustar ao ter de subir uma montanha cheia de neve. Um excelente primeiro exclusivo, apto para qualquer ocasião.

Mais

Dinâmica; motor; imagem.

Menos

Colocação dos comandos da climatização no display tátil; qualidade de alguns materiais.

Ficha técnica

Motor Tipo: 4 cilindros em linha, injeção direta e indireta, gasolina, turbo Cilindrada (cm3): 1984 Diâmetro x Curso (mm): 82,5 x 92,8 Taxa de Compressão: 9,3:1 Potência máxima (CV/rpm): 310/5500-6500 Binário máximo (Nm/rpm): 400/2000-5400 Transmissão: dupla embraiagem de 7 velocidades Direção: Pinhão e cremalheira assistida eletricamente Suspensão (ft/tr): independente, tipo McPherson/independente, Multilink Travões (fr/tr): discos ventilados e perfurados/discos ventilados Prestações e consumos Aceleração 0-100 km/h (s): 4,9 Velocidade máxima (km/h): 250 Consumo misto (l/100 km): 8,5 Emissões CO2 (gr/km): 193 Dimensões e pesos Comprimento/Largura/Altura (mm): 4450/1839/1511 Distância entre eixos (mm): 2680 Largura de vias (fr/tr mm): 1585/1559 Peso (kg): 1644 Capacidade da bagageira (l): 420 Deposito de combustível (l): 55 Pneus (fr/tr): 245/40 R19 Preço da versão base (Euros): 49.387 Preço da versão ensaiada (Euros): 55.879

Preço da versão ensaiada (Euros): 55.879€
Preço da versão base (Euros): 49.387€