Dacia Sandero Stepway – Ensaio

By on 9 Junho, 2017

Dacia Sandero Stepway

Texto: Virgílio Machado

Aventureiro de Preço Reduzido

Estilo é o que não falta ao novo Dacia Sandero Stepway, uma aposta em cheio num carro que promete fazer as delícias dos mais jovens.

Quem gosta de aventura não passa ao lado deste novo e económico SUV que reforça o seu lado aventureiro o que é visível de imediato na nova grelha dianteira cromada mais evidente, maior distância ao solo, proteções dianteira e traseira em cromado acetinado, protetores de guarda-lamas e das embaladeiras em preto, saída de escape em cromado, faróis de nevoeiro, as barras de tejadilho.

Um Sandero com presença mais dinâmica e moderna e onde bem se pode dizer que não foi deixado ao acaso já que no seu interior o espaço tem prioridade.

Cinco verdadeiros lugares e uma bagageira generosa, ao melhor nível da sua categoria. Um interior dotado de múltiplas funcionalidades onde contamos com banco traseiro rebatível 1/3-2/3, novos locais de arrumação muito astuciosos para toda a família. Tudo foi pensado para simplificar as deslocações do dia-a-dia num carro que se revela um citadino ideal, pronto para o acompanhar todos os dias e oferecer-lhe o máximo conforto, mesmo quando nos aventuramos em algumas saídas de estrada de forma a fugir à rotina.

O design interior melhorou face à versão anterior contando agora com volante de quatro braços, saídas de ar da ventilação no tablier e estofos que pouco alteram um habitáculo mas que mantém aquela que é a sua maior qualidade, ou seja, o espaço oferecido para os ocupantes dos bancos traseiros, especialmente em termos de altura.

As restantes alterações surgem no campo da ergonomia, que ditou a alteração da posição dos comandos dos elevadores dos vidros e a reorganização do espaço porta-objectos, sendo também de destacar a instalação de uma tomada de 12 V acessível dos bancos traseiros.

Desta forma bem se pode dizer que a Dacia decidiu fazer evoluir o Sandero, no equipamento e no estilo, oferecendo uma verdadeira solução multimédia: MEDIA NAV Evolution, que conta com navegação, rádio com um ecrã de dimensões generosas, entradas USB e jack no painel frontal, bem como os comandos no volante, completam este equipamento.

A tecnologia Bluetooth permite não só telefonar em mãos livres com sincronização da lista de contactos e do histórico de chamadas, como também ouvir as suas músicas preferidas diretamente a partir do seu aparelho portátil, em áudio streaming, através dos altifalantes do veículo.

Mecanicamente, a novidade é o bloco a gasolina de 90cv, mais eficiente nos consumos e emissões que se mostra bastante divertido de conduzir em combinação com caixa de velocidades manual.

Aliás conduzir esta nova proposta da Dacia revelou-se uma agradável surpresa pela simplicidade e confiança que proporciona a quem está ao volante, mesmo quando apertamos com o acelerador.

A suspensão que equipa o Dacia Sandero Stepway é mais firme, não condicionando o conforto mesmo nas estradas mas esburacadas em redor da grande Lisboa onde ensaiamos esta nova proposta da Dacia.

Entre os detalhes desta nova versão do Sandero Stepwat, destaque para a assistência ao arranque em subida, um opção que auxilia na realização do ponto de embraiagem e que pode contribuir para auxiliar os menos experientes em matéria de condução. Para além disso destaque ainda para o Stop & Start e para uma câmara traseira de estacionamento, que é um opcional bastante válido.

Robusto e fiável o novo Dacia Sandero Stepway parece ter sido concebido para resistir às aventuras de que gosta de sair da monotonia

Mais: Conforto; Precisão da direção

Menos: Qualidade de  alguns plásticos

 

FICHA TÉCNICA

Motor – 3cil. em linha, gasolina

Cilindrada – 898 cm3

Transmissão – Dianteira

Cx Vel – 5 vel. manual

Potência – 90 cv

Binário – 140 Nm2250 rpm

Vel máx – 168 km/h

Aceleração – 11,1 s (0-100 km/h)

Consumo – Médio 5,1 l/100 km, AutoSport 5,6 l/100 km

Suspensão dianteira – Independente MacPherson

Suspensão traseira – Eixo de torção

Travões dianteiros – Discos ventilados

Travões traseiros – Tambor

Peso – 1115 kg

Depósito – 59 l

Mala – 320 l

Emissões – 115 g/km CO2

Deixe um comentário

Please Login to comment