Kia e-Niro EV 64kWh – Ensaio Teste

By on 15 Março, 2022

Verdade seja dita

Entrar num carro elétrico e descobrir quase 500 quilómetros de autonomia no computador de bordo ainda não é algo muito frequente. Até porque, no caso do Kia e-Niro, viemos a descobrir que podemos mesmo confiar nos valores apresentados. O mundo dos automóveis elétricos ainda é um bicho de sete cabeças para muitas pessoas. A ansiedade dos carregamentos, o facto de não existirem tantos pontos de carga como postos de combustível e os preços serem apenas um valor mais ou menos e que parece nunca ser muito claro, ainda deixam muitos consumidores apreensivos. Mas no que diz respeito à utilização, este é um mundo de que estamos a gostar cada vez mais. E modelos como o Kia e-Niro são daqueles que contribuem para que isso aconteça.

Texto: André Mendes


Mais:

– Autonomia
– Conforto
– Espaço a bordo

Menos:

– Alguns materiais
– Ausência de tomadas USB atrás
– Falta um espaço específico para arrumar os cabos

Exterior

6/10

O visual de crossover ou SUV já é algo que não destoa nas estradas portuguesas. E no caso do Kia e-Niro, a versão elétrica é identificada apenas pela ausência da grelha frontal, que foi substituída por uma tampa plástica e é onde está a tampa de acesso à tomada do carregamento das baterias. Além disso, a versão elétrica deste modelo distingue-se ainda pela presença de diversos componentes num tom azul, que são específicos do e-Niro. São visíveis na zona inferior dos para-choques e em alguns frisos junto das luzes de condução diurna ou mesmo no interior das óticas dianteiras.  De resto, ficamos perante um SUV da tamanho médio e formato familiar, que já começa a acusar o tempo de mercado e está a desejar uma atualização, algo que está prestes a acontecer.

Interior

5/10

As aplicações em azul e os detalhes que tentam separar a versão elétrica do Kia Niro das restantes opções da gama passam também para o interior, através das costuras dos assentos e de diversos outros detalhes como a inscrição “ECO eletric” em frente ao lugar do passageiro. Fora isso, e de uma maneira geral, o interior do e-Niro está muito bem conseguido em termos de materiais e de montagem, sendo este ponto, também, uma boa surpresa, mesmo com a presença de alguns plásticos mais rígidos ainda que numa quantidade que não estraga a primeira impressão. A posição de condução é correta e oferece boas regulações e o espaço disponível é suficientemente amplo, tanto na frente como nos lugares traseiros, em altura e para as pernas.

Por se tratar da versão elétrica deste modelo, as baterias do sistema elétrico estão armazenadas sob o piso, o que se nota na posição das pernas, que têm de ir um pouco mais dobradas devido à altura. Mas este é um ponto que acaba por não afetar muito o conforto, especialmente quando as viagens também não são assim tão longas quanto isso. Em termos de espaço disponível é ainda necessário referir que, lá mais atrás, continuam disponíveis 451 litros de bagageira, mais do que suficientes para as necessidades de uma pequena família.

Equipamento

6/10

A versão EV equipada com a bateria de 64 kWh é a mais bem equipada, já incluindo um conjunto de elementos bastante completo e que nem sequer deixa muita margem para opcionais, ficando as escolhas resumidas à pintura metalizada e aos planos de manutenção disponíveis para este modelo. Estão presentes os estofos em pele e tecido, o volante forrado em pele e o ar condicionado com regulação independente frontal, com ventilação para os lugares traseiros. E depois, ainda há uma plataforma para colocar o telefone a carregar sem fios e o monitor tátil existente no topo da consola central, com uma diagonal de imagem de 10,25 polegadas. Através deste, podemos configurar os mais variados sistemas do e-Niro, consultar as médias de consumo das viagens mais recentes ou o funcionamento do sistema em tempo real, mas também usar este mesmo monitor como ligação ao smartphone, através das ligações Apple CarPlay ou Android Auto. E isto, além da instrumentação totalmente digital com uma leitura simples e muito precisa, onde os números da autonomia estão em grande destaque.

Consumos

9/10

Dos valores anunciados pela marca para o Kia e-Niro, destacamos os 455 quilómetros de autonomia máxima para esta bateria de 64 kWh, segundo as normas WLTP. No entanto, num teste efetuado entre cidade e estrada, com algum cuidado, usando o modo ECO na maioria do tempo e jogando com o sistema para conseguir usufruir do sistema de regeneração automática, conseguimos uma média de consumo de 12,6 kWh, o que é excelente para este modelo. E depois de 96 quilómetros percorridos, a autonomia indicada pelo computador de bordo, ainda nos “dizia” que poderíamos percorrer mais de 400 quilómetros. Aliás, se usarmos os 500 quilómetros como “fasquia”, torna-se engraçado ir percebendo que, se formos somando o valor da autonomia com o dos quilómetros parciais (colocados a zero depois de carregada a bateria), o valor que obtemos nunca se afasta muito desses tais 500 quilómetros, tal é a precisão do sistema.

Ao Volante

7/10

Além da competência do sistema elétrico, o Kia e-Niro revelou ainda ser uma excelente companhia para o dia-a-dia. O ambiente a bordo é bastante tranquilo e sereno, sendo que a marca até efetuou alguns melhoramentos para que não se notasse tanto o ruído exterior, de rolamento e aerodinâmico, algo que num automóvel elétrico (sem ruído de motor) se torna muito mais percetível. A altura ligeiramente mais elevada do habitáculo é perfeita para oferecer uma melhor visibilidade e também um acesso melhorado ao interior, sendo que o Kia também conta com assentos confortáveis e uma muito boa posição de condução.

Em ambiente urbano, é onde o sistema elétrico do e-Niro, e da grande maioria dos automóveis elétricos, se faz notar da melhor forma. Até porque, é justamente aqui que mais conseguimos explorar o sistema de regeneração variável, com mais ou menos potência de travagem, e através do qual conseguimos conduzir quase sem tocar no pedal do travão. E se deixarmos o sistema na posição automática, que varia a regeneração automaticamente face à velocidade do carro da frente, a condução na cidade torna-se ainda mais tranquila e as médias de consumo ganham mais probabilidades de descer.

Motor

7/10

O motor elétrico de 204 cavalos com tração nas rodas dianteiras revelou-se mais do que suficiente para locomover o e-Niro, especialmente em ambientes mais urbanos. Mas se sairmos da cidade, este também acaba por não desiludir, ainda que os quilómetros contínuos a uma velocidade em torno dos 120 km/h nunca sejam bem aquilo que um sistema elétrico mais gosta, simplesmente porque não existem grandes hipóteses de regeneração de energia.

Balanço Final

7/10

Apesar de já se encontrar no mercado há uns tempos e já ter um sucessor a caminho, o Kia e-Niro é dos modelos que mais nos mostra que a condução de um automóvel elétrico é algo que conseguimos adaptar à nossa rotina sem sequer ter de fazer um grande esforço. É claro que vai sempre existir o argumento das viagens mais longas, mas será que os 500 quilómetros não se encaixam na maioria das deslocações que faz ao longo do ano? É claro que em alguns casos a resposta será “não”, mas na grande maioria, já se trata de um valor que chega e sobra. Principalmente se tiver a possibilidade de instalar um carregador em casa e andar descansado na maioria dos dias do ano.

Concorrentes

Hyundai Kauai EV – Motor: Elétrico; 204 cv e 395 Nm de binário; Autonomia: 484 km; 0-100 km/h: 7,9 seg.; Velocidade máx.: 167 km/h; Consumo combinado: 14,7 kWh/100 km; Preço: 37.150 €

Volkswagen ID.4 PRO – Motor: Elétrico; 174 cv e 310 Nm de binário; Autonomia: 513 km; 0-100 km/h: 9,0 seg.; Velocidade máx.: 160 km/h; Consumo combinado: 15,5 kWh/100 km; Preço: 46.763 €

Ficha Técnica

Motor
Tipo: Elétrico, síncrono de imã permanente
Cilindrada (cm3): n.d.
Potência máxima (CV/rpm): 204/3.800-8.000
Binário máximo (Nm/rpm): 395/0-3.600
Tração: Dianteira
Transmissão: Automática de relação única
Direção: Pinhão e cremalheira, assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): Independente, tipo McPherson/Multibraços
Travões (fr/tr): discos ventilados / discos

Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): 7,8
Velocidade máxima (km/h): 167
Consumos misto (kWh/100 km): 15,9
Emissões CO2 (gr/km): 0

Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4.355/1.805/1.560
Distância entre eixos (mm): 2.700
Largura de vias (fr/tr mm): 1.576/1.585
Peso (kg): 1.737
Capacidade da bagageira (l): 451

Deposito de combustível (l): n.d.
Pneus (fr/tr): 215/55 R17

Preço da versão ensaiada (Euros): 45.900 € (campanha)
Preço da versão base (Euros): 45.450 € (campanha)

Mais/Menos


Mais

– Autonomia
– Conforto
– Espaço a bordo

Menos

– Alguns materiais
– Ausência de tomadas USB atrás
– Falta um espaço específico para arrumar os cabos

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 45.900€

Preço da versão base (Euros): 45.450€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

O visual de crossover ou SUV já é algo que não destoa nas estradas portuguesas. E no caso do Kia e-Niro, a versão elétrica é identificada apenas pela ausência da grelha frontal, que foi substituída por uma tampa plástica e é onde está a tampa de acesso à tomada do carregamento das baterias. Além disso, a versão elétrica deste modelo distingue-se ainda pela presença de diversos componentes num tom azul, que são específicos do e-Niro. São visíveis na zona inferior dos para-choques e em alguns frisos junto das luzes de condução diurna ou mesmo no interior das óticas dianteiras.  De resto, ficamos perante um SUV da tamanho médio e formato familiar, que já começa a acusar o tempo de mercado e está a desejar uma atualização, algo que está prestes a acontecer.

Interior

As aplicações em azul e os detalhes que tentam separar a versão elétrica do Kia Niro das restantes opções da gama passam também para o interior, através das costuras dos assentos e de diversos outros detalhes como a inscrição “ECO eletric” em frente ao lugar do passageiro. Fora isso, e de uma maneira geral, o interior do e-Niro está muito bem conseguido em termos de materiais e de montagem, sendo este ponto, também, uma boa surpresa, mesmo com a presença de alguns plásticos mais rígidos ainda que numa quantidade que não estraga a primeira impressão. A posição de condução é correta e oferece boas regulações e o espaço disponível é suficientemente amplo, tanto na frente como nos lugares traseiros, em altura e para as pernas.

Por se tratar da versão elétrica deste modelo, as baterias do sistema elétrico estão armazenadas sob o piso, o que se nota na posição das pernas, que têm de ir um pouco mais dobradas devido à altura. Mas este é um ponto que acaba por não afetar muito o conforto, especialmente quando as viagens também não são assim tão longas quanto isso. Em termos de espaço disponível é ainda necessário referir que, lá mais atrás, continuam disponíveis 451 litros de bagageira, mais do que suficientes para as necessidades de uma pequena família.

Equipamento

A versão EV equipada com a bateria de 64 kWh é a mais bem equipada, já incluindo um conjunto de elementos bastante completo e que nem sequer deixa muita margem para opcionais, ficando as escolhas resumidas à pintura metalizada e aos planos de manutenção disponíveis para este modelo. Estão presentes os estofos em pele e tecido, o volante forrado em pele e o ar condicionado com regulação independente frontal, com ventilação para os lugares traseiros. E depois, ainda há uma plataforma para colocar o telefone a carregar sem fios e o monitor tátil existente no topo da consola central, com uma diagonal de imagem de 10,25 polegadas. Através deste, podemos configurar os mais variados sistemas do e-Niro, consultar as médias de consumo das viagens mais recentes ou o funcionamento do sistema em tempo real, mas também usar este mesmo monitor como ligação ao smartphone, através das ligações Apple CarPlay ou Android Auto. E isto, além da instrumentação totalmente digital com uma leitura simples e muito precisa, onde os números da autonomia estão em grande destaque.

Consumos

Dos valores anunciados pela marca para o Kia e-Niro, destacamos os 455 quilómetros de autonomia máxima para esta bateria de 64 kWh, segundo as normas WLTP. No entanto, num teste efetuado entre cidade e estrada, com algum cuidado, usando o modo ECO na maioria do tempo e jogando com o sistema para conseguir usufruir do sistema de regeneração automática, conseguimos uma média de consumo de 12,6 kWh, o que é excelente para este modelo. E depois de 96 quilómetros percorridos, a autonomia indicada pelo computador de bordo, ainda nos “dizia” que poderíamos percorrer mais de 400 quilómetros. Aliás, se usarmos os 500 quilómetros como “fasquia”, torna-se engraçado ir percebendo que, se formos somando o valor da autonomia com o dos quilómetros parciais (colocados a zero depois de carregada a bateria), o valor que obtemos nunca se afasta muito desses tais 500 quilómetros, tal é a precisão do sistema.

Ao volante

Além da competência do sistema elétrico, o Kia e-Niro revelou ainda ser uma excelente companhia para o dia-a-dia. O ambiente a bordo é bastante tranquilo e sereno, sendo que a marca até efetuou alguns melhoramentos para que não se notasse tanto o ruído exterior, de rolamento e aerodinâmico, algo que num automóvel elétrico (sem ruído de motor) se torna muito mais percetível. A altura ligeiramente mais elevada do habitáculo é perfeita para oferecer uma melhor visibilidade e também um acesso melhorado ao interior, sendo que o Kia também conta com assentos confortáveis e uma muito boa posição de condução.

Em ambiente urbano, é onde o sistema elétrico do e-Niro, e da grande maioria dos automóveis elétricos, se faz notar da melhor forma. Até porque, é justamente aqui que mais conseguimos explorar o sistema de regeneração variável, com mais ou menos potência de travagem, e através do qual conseguimos conduzir quase sem tocar no pedal do travão. E se deixarmos o sistema na posição automática, que varia a regeneração automaticamente face à velocidade do carro da frente, a condução na cidade torna-se ainda mais tranquila e as médias de consumo ganham mais probabilidades de descer.

Concorrentes

Hyundai Kauai EV – Motor: Elétrico; 204 cv e 395 Nm de binário; Autonomia: 484 km; 0-100 km/h: 7,9 seg.; Velocidade máx.: 167 km/h; Consumo combinado: 14,7 kWh/100 km; Preço: 37.150 €

Volkswagen ID.4 PRO – Motor: Elétrico; 174 cv e 310 Nm de binário; Autonomia: 513 km; 0-100 km/h: 9,0 seg.; Velocidade máx.: 160 km/h; Consumo combinado: 15,5 kWh/100 km; Preço: 46.763 €

Motor

O motor elétrico de 204 cavalos com tração nas rodas dianteiras revelou-se mais do que suficiente para locomover o e-Niro, especialmente em ambientes mais urbanos. Mas se sairmos da cidade, este também acaba por não desiludir, ainda que os quilómetros contínuos a uma velocidade em torno dos 120 km/h nunca sejam bem aquilo que um sistema elétrico mais gosta, simplesmente porque não existem grandes hipóteses de regeneração de energia.

Balanço final

Apesar de já se encontrar no mercado há uns tempos e já ter um sucessor a caminho, o Kia e-Niro é dos modelos que mais nos mostra que a condução de um automóvel elétrico é algo que conseguimos adaptar à nossa rotina sem sequer ter de fazer um grande esforço. É claro que vai sempre existir o argumento das viagens mais longas, mas será que os 500 quilómetros não se encaixam na maioria das deslocações que faz ao longo do ano? É claro que em alguns casos a resposta será “não”, mas na grande maioria, já se trata de um valor que chega e sobra. Principalmente se tiver a possibilidade de instalar um carregador em casa e andar descansado na maioria dos dias do ano.

Mais

– Autonomia
– Conforto
– Espaço a bordo

Menos

– Alguns materiais
– Ausência de tomadas USB atrás
– Falta um espaço específico para arrumar os cabos

Ficha técnica

Motor
Tipo: Elétrico, síncrono de imã permanente
Cilindrada (cm3): n.d.
Potência máxima (CV/rpm): 204/3.800-8.000
Binário máximo (Nm/rpm): 395/0-3.600
Tração: Dianteira
Transmissão: Automática de relação única
Direção: Pinhão e cremalheira, assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): Independente, tipo McPherson/Multibraços
Travões (fr/tr): discos ventilados / discos

Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): 7,8
Velocidade máxima (km/h): 167
Consumos misto (kWh/100 km): 15,9
Emissões CO2 (gr/km): 0

Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4.355/1.805/1.560
Distância entre eixos (mm): 2.700
Largura de vias (fr/tr mm): 1.576/1.585
Peso (kg): 1.737
Capacidade da bagageira (l): 451

Deposito de combustível (l): n.d.
Pneus (fr/tr): 215/55 R17

Preço da versão ensaiada (Euros): 45.900 € (campanha)
Preço da versão base (Euros): 45.450 € (campanha)

Preço da versão ensaiada (Euros): 45.900€
Preço da versão base (Euros): 45.450€