ENSAIO: Audi A3 Sportback Base 1.6 TDI S tronic

By on 9 Dezembro, 2016

O restyling do Audi A3 Sportback vem acompanhado de uma boa renovação do equipamento, com destaque para o sistema de informação e entretenimento, mais fácil de utilizar, enquanto o motor Diesel continua a ser a variante mais interessante da gama

Não é preciso mudar muita coisa só para fi car moderno. Às vezes, basta um pequeno retoque para tornar novamente atual a imagem de um automóvel, dando-nos a vontade de explorar os detalhes escondidos. O Audi A3 foi recentemente alvo de uma pequeno conjunto de grandes renovações, mantendo a sua aparência familiar, mas com as mudanças a contribuírem para a sensação de ser um carro novo.

A variante de carroçaria Sportback continua a ser a versão mais atrativa para o público nacional, contribuindo para fazer do modelo premium do Grupo VW uma boa alternativa para uso familiar. É no interior que se notam as maiores diferenças, com uma série de melhoramentos no acesso à informação de condução e ao entretenimento, com destaque para a introdução do cockpit virtual. À primeira vista, parece duplicar muitas funções do sistema MMI plus, mas a transformação do painel de instrumentos num mostrador digital, com vários ecrãs de informação disponíveis, uma seleção rápida e intuitiva dessa informação, e a visualização da mesma diretamente no campo de visão do condutor tornam este novo sistema muito mais interessante.

Seja como for, o MMI plus continua a ser uma forma rápida de aceder a várias funções, com destaque para o entretenimento e para a navegação, até porque o ecrã, que agora arruma-se automaticamente dentro do tablier, tem maiores dimensões que o cockpit virtual, e o comando tem um acesso fácil e confortável, no fundo da consola central, onde o braço direito do condutor já está normalmente em repouso. De resto, o A3 Sportback mantém a boa habitabilidade nos bancos traseiros, principalmente no espaço para as pernas, bem como a bagageira de 380 litros de capacidade.

Mesmo com a chegada de um motor 1.0 turbo a gasolina, o 1.6 TDI continua a ser uma das melhores propostas dentro da gama A3. Com um binário máximo que entra em atividade logo num regime baixo, logo às 1500 rpm, e uma potência máxima disponível logo a partir das 3200 rpm, o motor tem uma excelente resposta, subindo de velocidade com bastante à-vontade, mesmo com um peso superior a 1300 kg. A escolha da caixa de dupla embraiagem S tronic, com sete velocidades, torna a utilização deste motor bem confortável, com a relação de caixa adicional a fazer com que as recuperações sejam ainda mais rápidas. Adicionalmente, a caixa garante um consumo mais do que aceitável, com uma média ligeiramente superior a cinco litros por cada 100 km percorridos.

Em utilização normal, o Audi A3 Sportback continua a ser um automóvel confortável, com um bom nível de estabilidade, mesmo com uma suspensão traseira de eixo de torsão, e uma direção de ativação eletromecânica, fácil de utilizar. O Audi Drive Select permite optar por um comportamento mais desportivo, mas neste caso não se nota grande diferença em comportamento dinâmico, enquanto o habitáculo torna-se menos confortável para os utilizadores. Na versão Base, o Audi A3 Sportback com motor 1.6 TDI está disponível por menos de 30 mil euros, mas a caixa S tronic faz o preço saltar para os 32 mil euros, mesmo assim um valor ainda aceitável. O problema nesta versão é que, quando se começa a adicionar pacotes adicionais de equipamento, alguns deles uma escolha perfeitamente natural (como faróis LED, ar condicionado automático, volante multifunções ou sistema de navegação), é muito fácil o preço final desta versão saltar para 37 ou 38 mil euros.

FICHA TÉCNICA

Motor 4 cil., 16 v., common-rail e turbo, 1598 cm3 Potência 110 cv/3200-4000 rpm Binário 250 N.m/1500-3000 rpm Transmissão Dianteira, cx. auto. 7 vel. Suspensão McPherson à frente e eixo de torsão atrás Travagem DV/D Peso 1360 kg Mala 380 litros Depósito 50 litros Velocidade máxima 200 km/h Aceleração 0 a 100 km/h 10,7 segundos Consumo médio 3,9 l/100 km Consumo médio AutoSport 5,2 l/100 km Emissões CO2 101 g/km

QUER SABER MAIS SOBRE ESTE AUTOMÓVEL?
Clique AQUI e aceda à mais completa informação que a marca tem sobre este modelo

 

Deixe um comentário

Please Login to comment