ENSAIO: JAGUAR F-PACE 2.0D I4D 180 CV AWD AUTO PRESTIGE

By on 8 Outubro, 2016

A Jaguar estreou-se no segmento dos SUV com o F-Pace em grande estilo, já que o ‘felino’ tem bons argumentos para dar luta aos seus grandes rivais da Audi, BMW e Porsche. Mas mesmo com o baixo peso, falta algum motor nesta versão…

Não causa a mais pequena admiração que a Jaguar tenha acertado na ‘mouche’ com este F-Pace, pois pertencendo a um grupo que também é dono da Land Rover. Mesmo que tenham resistido a utilizar os seus materiais, não deixaram, certamente de colher muito do seu ‘know-how’, e como marca de excelência que é, à Jaguar não terá sido difícil agarrar no que é bom e fazer ainda melhor, ou no mínimo acrescentar valor.

O peso da marca Jaguar é muito grande, tem 60 anos de história, está relacionada com luxo e prestígio, mas em simultâneo também com carros de sport, como os ultra famosos XK e E-Type, gozando de uma história de sucesso na competição com vitórias importantes ,sobretudo nas 24 Horas de Le Mans. Portanto não será de admirar que os clientes procurem um Jaguar por esse romantismo associado e pelo prestígio inerente à marca. O F-Pace pode até não se destacar pelas suas especificações e características, mas tão simplesmente pela imagem de marca, tão querida a tantos pelo mundo fora. Um ‘peso’ que para muitos faz a diferença no momento da decisão. Em paralelo com tudo isto, o Jaguar F-Pace é um SUV com grande estilo, bom de guiar, muito refinado, a que nesta versão específica 2.0d 180 CV AWD Auto Prestige só lhe falta um bocado de motor, algo que muito provavelmente ficará resolvido com outros propulsores disponíveis na gama. Por exemplo, com o 3.0L TDV6 e 300 cv a história já deve ser outra, isto para já não falar do 3.0L V6 de 340 cv ou 380 cv. Motores para todos os gostos e carteiras, mas é do 2.0L i4D de 180 cv que falamos…

O F-Pace é luxuoso e confortável como se espera de um Jaguar, até porque os valores de entrada de gama (esta versão está mais para o meio) começam nos 53316€, sendo que este modelo do ensaio custa 66.200 €. Sendo um Jaguar, não falamos de valores demasiado altos, e aqui juntam-se os custos mais baixos de utilização que amortizam significativamente o investimento.

MUITO ALUMÍNIO

Um dos maiores argumentos da validade desta primeira incursão da Jaguar no universo dos SUV é a estrutura em alumínio da sua nova plataforma, com a poupança de peso por si possibilitada a ter um reflexo direto nos consumos. A versão que conduzimos pesa 1765 kg, menos 200 kg do que alguns concorrentes diretos, o que obviamente se traduz numa diferença enorme. Curiosamente, a Jaguar não recorreu a alguma das plataformas já existentes na Land Rover, mas sim a uma solução própria, a modular iQ-Al (D7a) já utilizada no XE, e na 2ª geração do XF.

A Jaguar estreou-se no segmento dos SUV com o F-Pace em grande estilo, já que o ‘felino’ tem bons argumentos para dar luta aos seus grandes rivais da Audi, BMW e Porsche. Mas mesmo com o baixo peso, falta algum motor nesta versão…

Os designers deste F-Pace souberam manter o charme Jaguar, e ao mesmo tempo torná-lo prático, como se pretende de um SUV. Sobressaem os grandes lugares traseiros e muito espaço interior, posicionando o F-Pace em termos de dimensões entre um BMW X3 e um X5, por exemplo, cerca de 8 cm mais comprido do que o primeiro e menos 12 cm do que o segundo, este é um ‘Jag’ que pode desta forma interessar simultaneamente a clientes dos SUV maiores e mais pequenos, aumentando significativamente o seu mercado potencial. Inteligente!

Não é a versão mais entusiasmante, mas o 2.0 desempenha o seu papel relativamente bem, com prestações bastante aceitáveis e uma forma de ter um F-Pace por um valor competitivo e com um desempenho ajustado aos tempos de hoje, em que se pensa mais em poupar. A caixa ZF de 8 velocidades é um regalo de utilizar, obviamente no contexto do motor, e contribui para as sensações agradáveis de condução que o F-Pace proporciona.

A versão Prestige vem equipada com jantes de 19”, o que se revela uma boa opção, mas como é natural num SUV, a propensão para inclinar está sempre presente, o que ainda assim não lhe impede de apresentar um bom comportamento em curva. Uma vez dominado o balancear provocado pelas mudanças de direção e um ligeiro afundamento da frente nas travagens, o comportamento é equilibrado permitindo sempre grande conforto.

É um facto que os compradores do F-Pace o utilizarão no dia-a-dia com uma forte componente de percursos na cidade, na sua grande maioria, e ao sair desta, longas extensões de autoestrada, onde as curvas nem se sentem. Mais importante poderá ser o comportamento fora de estrada, sendo este um SUV com tração total, e nesta matéria o F-Pace não desilude, pois está sempre apto a ultrapassar situações de escassa aderência e de inclinação mais acentuada, sempre com elevados níveis de conforto. O F-Pace é um genuíno Jaguar, visto de qualquer ângulo, apresentando soluções de design inspiradas no F-Type, e nos outros modelos da gama, mas com personalidade própria. É um carro que acrescenta algo de novo e diferenciador face aos SUV existentes no mercado.

FICHA TÉCNICA

Motor: 4 Cil. linha, Inj. direta Common Rail, Turbo diesel, 1999 cm3

Potência: 179 cv4000 rpm

Binário: 430 Nm/1750-2500 rpm

Transmissão 4X4

Caixa de Velocidades: Automática, 8 velocidades

Velocidade máxima 208 km/h

Aceleração 0-100 km/h 8,7s

Consumo médio 5,2 l/100 km

Consumo AutoSport 6,8 l/100 km

Travões DV/D

Peso: 1767 Kg

Depósito: 60 litros

Mala: 650-1740 litros

Suspensão: Eixo de torção (fte/trás).

Emissões de CO2 134 gr/km

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