ENSAIO: Renault Espace Initiale Paris 160 EDC

By on 23 Maio, 2016

O novo Espace é arrojadamente futurista. Do exterior ao interior faz-nos viajar para outra dimensão, a dos carros que têm sempre espaço para algo mais… com ousadia

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O Espace assinala uma viagem ao futuro nos tempos de hoje. O aspeto musculado é acompanhado por linhas vanguardistas de fazer franzir o sobrolho. Temos espaço e todo um conjunto de painéis iluminados a rigor, quando ligamos o nosso Space Shuttle terrestre. A Renault inspirou-se no ambiente aeronáutico e os resultados estão à vista. Que comece a viagem…

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ESCOLHA DE CLASSE
Com os seus 4,86 m de comprimento por 1,88 m de largura, o novo Renault Espace não passa despercebido. Este é um carro de sete lugares e desenvolvimento sob essa premissa. Nesse capítulo funciona na perfeição. Ao aproximarmo-nos, o Espace desde logo nos saúda, reposicionando os espelhos rebatidos, acendendo os faróis diurnos dianteiros e traseiros, as luzes do habitáculo e os piscas – sem qualquer ‘clique’ na chave. Mal nos afastamos, o fecho centralizado atua automaticamente, num ‘adeus’ em jeito de “não demores”… Luxos bastante cómodos em situações tão normais como idas às compras em que regressamos ‘sem mãos’. Mas há mais. Graças ao ecrã vertical de 8,7 polegadas podemos mudar o ‘ambiente envolvente’ no habitáculo, entre um variado leque de cores – verde, azul, sépia, vermelho, violeta – assim como o estilo dos manómetros digitais, como se estivéssemos a escolher o guarda roupa, permitindo-nos optar pelo que mais nos agrada para aquele dia.

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O sistema Multi-Sense dá-nos um ‘mundo’ de modos, cinco – Eco, Confort, Normal, Sport e Perso (personalizável pelo condutor) –, estando assim a resposta do motor, as passagens de caixa, a direção, os parâmetros do sistema 4Control e o amortecimento das suspensões ao alcance do nosso ‘dedo’ e desejo. O motor tem uma resposta generosa e conseguem-se consumos de 6,6 l/100 km, sozinhos, e de 7,4 l/100 km, com cinco pessoas. As suspensões são uma agradável surpresa e garantem o conforto necessário, enquanto a tecnologia de quatro rodas direcionais assegura grande agilidade, camuflando o peso do veículo. No exterior temos jantes de 19“ com design específico. No interior, estofos em couro integral Nappa, e bancos dianteiros reguláveis em 10 vias e com aquecimento e massagens. Há ainda o Pack Visio System (visibilidade reforçada), com alerta de transposição de linha, reconhecimento dos painéis de sinalização e aviso de ângulo morto, e o Pack Advanced Safety, com alerta de distância de segurança e sistema de travagem ativa de emergência. Comodidades que dão o um toque ‘plus’ a uma opção já de si… bastante tentadora.

Preço base 52 200€

Motor: 1.6 / 160 CV 4 cil., Diesel, twin turbo, commin rail 1.6 l
Aceleração 0 aos 100 km/h: 9,9 S
Consumo médio: 4,7 l/100 km (6,6 l AutoSport)
Emissões de CO2: 120 g/km
Binário: 380 N.m./1750 rpm
Transmissão: Auto. EDC de dupla embraiagem e de 6 vel.
Suspensão: McPherson com molas helicoidais À frente e eixo de torção com molas helicoidais atrás
Travagem: DV/D
Peso: 1659 kg
Mala: 240 l – 660 L (7-5 lugares disponíveis)
Depósito: 58 l
Vel. max.: 202 km/h