Ensaio: SEAT Ibiza FR 1.4 TDI

By on 6 Maio, 2016

 

Ora aqui está um perfeito exemplo de um carro de que se extrai prazer de condução, sem que por ele tenhamos de pagar os ‘olhos da cara’…

2016-03-1409.31.19

Como em tudo na vida, há que colocar as coisas em perspetiva e este SEAT Ibiza FR 1.4 TDI de 105 cv oferece-nos diversão q.b. para valores perfeitamente normais para este nível de carro. Logicamente, se queremos um veículo para o dia a dia mas não abdicando de alguma ‘pinta’ e sensações que façam aumentar um pouco a adrenalina, este Ibiza revela-se uma boa escolha. Esta motorização – de 105 cv TDI – ‘entrega- nos’ uma boa performance, um motor com um bom binário e a ‘tal’ economia com que a maioria de nós tem que viver hoje em dia.

032SEATIBIZA

A juntar a isso, deparamos-nos com um Ibiza refrescado com um ‘look’ desportivo o suficiente para passar no ’crivo’ da esposa: “É bem giro e ficava-me mesmo bem…” O Ibiza FR tem tido grande sucesso entre os clientes da SEAT, que não podendo chegar ao Cupra, ficam suficientemente satisfeitos com quase tudo o que lhes é oferecido com este FR. Os 105 cv do motor 1.4 litros TDI não nos oferecem uma enormidade de potência, mas o binário de 250 Nm permitem-nos encarar o asfalto com o ‘peito feito’, e curiosamente tive ao lado um amigo que depois de alguns quilómetros à boleia me perguntou se era um TDI 1.7 (ele tem um Opel com uns anitos), e quando lhe disse que era 1.4 TDI a resposta surgiu célere numa espécie de “what a f…”. E isso, sim, é uma reação ‘honesta’. Quanto ao espaço, para a minha família era apertadíssimo, mas toda a gente cá viajou sem se queixar muito e essa é a forma como tenho de saber “como é que se vai aí atrás? “Um pouco apertadas!” OK, isto é um Ibiza, portanto, para famílias “menos numerosas” está perfeito.

041SEATIBIZA

De resto, o conforto é suficientemente bom, a suspensão é um pouco firme demais, os números da performance, interessantes, a direção muito leve e informativa, a suspensão bem agradável, pode-se ‘apertar’ com o Ibiza sem grandes constrangimentos, o interior cresceu de qualidade face à geração anterior, os plásticos dão agora melhor perceção de virtude, ainda por cima esta versão FR, com interessantes toques de cor e detalhes ‘felizes’, sendo que outro aspeto muito interessante é a componente multimédia, pois através do ecrã tátil do Sistema Media Plus integrado na consola central, e a tecnologia Full Link, temos completo acesso ao nosso smartphone, algo quase fundamental hoje em dia, pois muita da nossa vida ‘vai ali dentro’. De resto, o carro não é caro de manter, os consumos são muito baixos, consegue-se rodar facilmente muito ligeiramente acima dos 5l/100 Km o que são ótimas notícias, especialmente para a performance que se consegue ter como carro. É mesmo um pequeno ‘Leonzinho’.

042SEATIBIZA

Preço: 21 081 €

Motor: Gasolina, 3 cil., 12 v., common-rail, turbo, 1422 cm3
Potência: 105 CV/3500-3750 rpm
Binário: 250 N.m./1750-2500 rpm
Transmissão: Dianteira, cx. 5 vel.
Suspensão: indepente McPherson à frente e eixo de torção atrás
Travagem: DV/D
Peso: 1161 kg
Mala: 292 l
Depósito: 45 l
Vel. máx.: 192 km/h
Aceleração 0 aos 100 km/h:  9,9s
Consumo médio: 3,9 l/100 km
Consumo médio AutoSport: 5,1 l/100 km
Emissões C02: 100 g/km