Fiat Tipo 1.3 Multijet 95 – Ensaio Teste

By on 4 Dezembro, 2018

Fiat Tipo 1.3 Multijet 95

Texto: José Manuel Costa ([email protected])

O regresso dos italianos ao que melhor fazem

O novo Tipo oferece um carro do segmento C ao preço de alguns carros do segmento inferior. Será que isso é mau sinal? Há uns anos seria visto como um carro de qualidade inferior pensado, apenas, para vender ás pazadas. Mas como ficou provado neste ensaio, os italianos ainda sabem como fazer carros deste segmento e “viram uma luz” quando desviaram o Tipo de uma vida amargurada por terras turcas.

Conheça todas as versões e motorizações AQUI.


Mais:

Preço / Versatilidade / Equipamento

 

 

 

Menos:

Performances / Alguns materiais

Exterior

/10

O Tipo esteve durante muito tempo apenas á venda na versão de três portas o que lhe limitou a popularidade, tempo esse necessário para que a Fiat pudesse preparar a versão de cinco portas exigida pelos mercados europeus.

Convirá lembrar que o projeto do Tipo nasceu como Aegea, modelo que a Fiat contava lançar como resposta aos “low cost” do mercado, disfarçando a coisa como veículo para os países emergentes. O resto é uma história conhecida: alguém entendeu por bem comercializar o carro na Europa, apesar de só ter quatro portas, acabou por ser bem sucedido e “obrigou” a casa italiana a arrepiar caminho, pegar num nome conhecido dentro da Fiat e dos seus clientes e oferecer-lhe uma gama completa, ou seja, uma varante de cinco portas e a surpreendente carrinha.

Tal como o modelo dos finais dos anos 80, o Tipo é um carro simples e totalmente convencional, mas desta feita com um estilo bem mais conseguido. Não é uma obra de tirar o fôlego, mas é um desenho equilibrado e ao mesmo tempo musculado que é agradável á vista não sendo monótono. Tem muito mais qualidade que o original, a acessibilidade é excelente e tudo no exterior do Tipo faz sentido ou rima, com decoração de bom gosto e um aspeto geral moderno.

Pontuação 6/10

Interior

/10

Também como sucedia com o Tipo original, o moderno destaca-se de forma clara pela enorme habitabilidade oferecida. Não terá sido por acaso que este modelo recebeu o nome do Carro do Ano 1989, porém esta é a única coisa “retro” que o Tipo tem, tendo começado de uma folha em branco. Recuando até aos anos 80, o Tipo era um carro com um estilo banal, mas com um trunfo fundamental: o espaço interior, muito superior a todos os rivais.

No Tipo moderno, quando nos sentamos ao volante, tudo tem um ar moderno e funcional. A posição de condução é boa, a acessibilidade também e não há forma de não ficar impressionado com o espaço interior. Atrás há muito espaço para arrumar as pernas e em altura terá de ser jogador da NBA para se sentir acanhado.

É verdade que a parte central do banco traseiro não é muito confortável por culpa da forma da base do banco e do encosto de braços ser duro. Num curto trajeto não incomoda, numa viagem não é assim. Os materiais do habitáculo são aquilo que se pode esperar de um carro que custa menos de 20 mil euros, ou seja, a montagem é bem razoável, mas os plásticos de toque suave limitam-se ao topo do tablier. Felizmente que os restantes plásticos são duros, mas texturados e a verdade é que a boa montagem acaba por nos fazer esquecer que a maior parte das zonas não é revestida por material suave ao toque. Os comandos soam todos sólidos e são desenhados com bom gosto e para um carro deste preço, o nível está bem acima da média.

Na bagageira, o Tipo volta a golear com uma capacidade de 440 litros que envergonha um VW Golf (menos 60 litros!), por exemplo, deixando alguns carros do segmento acima a olhar para dentro da “caverna” que é a bagageira do Fiat Tipo. Ainda por cima o piso da mala tem duas posições, pelo que a versatilidade está assegurada.

Pontuação 8/10

 

Equipamento

/10

Com quatro níveis de equipamento, o Tipo oferece ampla possibilidade de escolha. Por 22.907 euros pode ter um carro do segmento do Golf ao preço de um utilitário e com um nível de equipamento muito interessante onde pontificam o ar condicionado, as jantes de liga leve de 16 polegadas, quatro vidros elétricos, cruise control, faróis de nevoeiro, luzes diurnas LED e ainda 4 anos de garantia.

Equipado com o sistema Uconnect, o Tipo pode usar um monitor de 5 ou de 7 polegadas, sendo que o último está disponível na versão Lounge, o primeiro para o Easy. O monitor maior é recomendável, pois o sistema de info entretenimento da Fiat não se dá muito bem com ecrãs pequenos, devido aos botões também pequenos que por vezes demoram a responder à nossa ação. Ainda assim, oferece Bluetooth, compatibilidade Android Auto e Apple Car Play, sendo que o sistema de navegação juntamente com o ecrã de 7 polegadas faz parte de um pacote pago à parte.

Pontuação 7/10

Consumos

/10

Consegui uma média de 4,7 l/100, nada mau para um carro homologado com uma cifra de 3,7 l/100 km e 99 gr/km de CO2. Claro que numa utilização mais intensa, o motor reclama mais combustível, mas a média não variou muito nunca ultrapassando os 6,5 litros de gasóleo.

Pontuação 8/10

Ao Volante

/10

Se alguém pensava que poderia encontrar no Tipo um carro arraçado de desportivo, pode retirar o cavalinho da chuva. Pensado com soluções convencionais, o Tipo acaba por ser eficaz em curva, exibindo bom controlo dos movimentos da carroçaria e um eixo dianteiro com grande aderência. Porém, não tem a agilidade de outros modelos do segmento, apesar de uma direção rápida e direta, mas algo leve que exibe, como é habitual, pouca sensibilidade.

Desfrutar das qualidades do Tipo exige uma condução mais calma e ai verá que este Fiat é bem mais interessante do que à partida parece. Confortável, suave e bem insonorizado (apenas quando puxamos pelo motor se nota uma maior intrusão do mesmo no habitáculo), o Tipo acaba por deixar uma boa impressão.

Pontuação 7/10

 

Motor

/10

O motor Multijet da Fiat continua igual, ou seja, cheio de genica tendo agora corrigido o problema de falta de binário abaixo das  1500 rpm. O bloco é redondo, desenvencilha-se bem de todas as tarefas pedidas pelo condutor e ainda por cima consegue consumos baixos. Com 95 CV é um nadinha justo caso deseje algo mais que uma viagem segura e com velocidades de cruzeiro apenas suficientes. Mas, na realidade, é preciso mais que isso?

Pontuação 5/10

Balanço Final

/10

Após o período de consolidação feito em redor do 500, a Fiat espraiou-se e decidiu regressar aos tempos em que fazia carros que agradavam às pessoas. Naturalmente que os tempos mudaram, mas comprar um carro com amplo espaço interior, uma enorme bagageira, que até tem um estilo engraçado e está bem equipado por um preço inferior a 25 mil euros, co ntinua a ser um ótimo negócio. Se é fanático pela qualidade germânica ou pelo comportamento desportivo, lamento mas enganou-se na porta. Mas se é o preço, o equipamento e o espaço que o seduzem, então tem aqui uma belíssima proposta que, confesso, me surpreendeu pois não esperava que a Fiat conseguisse. Mas fê-lo por isso o Tipo é uma excelente ideia.

Pontuação 6/10

Concorrentes

Hyundai i30 1.6 Diesel

1582 c.c.; 95 CV; 280 Nm; 0-100 km/h em 12,2 seg,; 186 km/h; 3,8 l/100 km, 98 gr/km de CO2; 24.950€

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas a versões e motorizações AQUI)

 

Kia Ceed 1.6 Diesel

1598 c.c.; 115 CV; 280 Nm; 0-100 km/h em 10,9 seg,; 192 km/h; 4,0 l/100 km, 104 gr/km de CO2; 22.840€

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas a versões e motorizações AQUI)

 

Toyota Auris Hybrid

1798 c.c.; 136 CV; 142 Nm; 0-100 km/h em 11,2 seg,; 175 km/h; 3,5 l/100 km, 81 gr/km de CO2; 25.750€

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas a versões e motorizações AQUI)

 

Ficha Técnica

Motor

Tipo – Turbodiesel, 4 cil. em linha, injeção direta

Cilindrada (cm3) – 1248

Diâmetro x Curso (mm) – 72 x 84

Taxa de compressão – 11,0

Potência máxima (cv/rpm) – 95 /3750

Binário máximo (Nm/rpm) – 200 /1500

Transmissão e direção – dianteira, caixa manual de 6 vel.; pinhão e cremalheira com assistência elétrica

Suspensão (fr/tr) – independente duplo triângulo /eixo de torção

Prestações e consumos

Aceleração 0-100 km/h (s) – 11,7

Velocidade máxima (km/h) – 180

Consumos Extra urb./Urbano/Misto (l/100 km) – 3,5/5,2/4,1

Emissões de CO2 (gr/km) – 108

Dimensões e pesos

Comp./Larg./Alt. (mm) – 4368/1792/1495

Dist. entre eixos (mm) – 2638

Largura de vias fr/tr (mm) -1542/1543

Travões (fr/tr) – discos vent fr/discos tr

Peso (khg) – 1365

Capacidade da bagageira (l) – 440 lts

Capacidade do depósito (l) – 50

Pneus (fr/tr) – 195/65 R15

Mais/Menos


Mais

Preço / Versatilidade / Equipamento

 

 

 

Menos

Performances / Alguns materiais

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 22907€

Preço da versão base (Euros): 20407€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

O Tipo esteve durante muito tempo apenas á venda na versão de três portas o que lhe limitou a popularidade, tempo esse necessário para que a Fiat pudesse preparar a versão de cinco portas exigida pelos mercados europeus.

Convirá lembrar que o projeto do Tipo nasceu como Aegea, modelo que a Fiat contava lançar como resposta aos “low cost” do mercado, disfarçando a coisa como veículo para os países emergentes. O resto é uma história conhecida: alguém entendeu por bem comercializar o carro na Europa, apesar de só ter quatro portas, acabou por ser bem sucedido e “obrigou” a casa italiana a arrepiar caminho, pegar num nome conhecido dentro da Fiat e dos seus clientes e oferecer-lhe uma gama completa, ou seja, uma varante de cinco portas e a surpreendente carrinha.

Tal como o modelo dos finais dos anos 80, o Tipo é um carro simples e totalmente convencional, mas desta feita com um estilo bem mais conseguido. Não é uma obra de tirar o fôlego, mas é um desenho equilibrado e ao mesmo tempo musculado que é agradável á vista não sendo monótono. Tem muito mais qualidade que o original, a acessibilidade é excelente e tudo no exterior do Tipo faz sentido ou rima, com decoração de bom gosto e um aspeto geral moderno.

Pontuação 6/10

Interior

Também como sucedia com o Tipo original, o moderno destaca-se de forma clara pela enorme habitabilidade oferecida. Não terá sido por acaso que este modelo recebeu o nome do Carro do Ano 1989, porém esta é a única coisa “retro” que o Tipo tem, tendo começado de uma folha em branco. Recuando até aos anos 80, o Tipo era um carro com um estilo banal, mas com um trunfo fundamental: o espaço interior, muito superior a todos os rivais.

No Tipo moderno, quando nos sentamos ao volante, tudo tem um ar moderno e funcional. A posição de condução é boa, a acessibilidade também e não há forma de não ficar impressionado com o espaço interior. Atrás há muito espaço para arrumar as pernas e em altura terá de ser jogador da NBA para se sentir acanhado.

É verdade que a parte central do banco traseiro não é muito confortável por culpa da forma da base do banco e do encosto de braços ser duro. Num curto trajeto não incomoda, numa viagem não é assim. Os materiais do habitáculo são aquilo que se pode esperar de um carro que custa menos de 20 mil euros, ou seja, a montagem é bem razoável, mas os plásticos de toque suave limitam-se ao topo do tablier. Felizmente que os restantes plásticos são duros, mas texturados e a verdade é que a boa montagem acaba por nos fazer esquecer que a maior parte das zonas não é revestida por material suave ao toque. Os comandos soam todos sólidos e são desenhados com bom gosto e para um carro deste preço, o nível está bem acima da média.

Na bagageira, o Tipo volta a golear com uma capacidade de 440 litros que envergonha um VW Golf (menos 60 litros!), por exemplo, deixando alguns carros do segmento acima a olhar para dentro da “caverna” que é a bagageira do Fiat Tipo. Ainda por cima o piso da mala tem duas posições, pelo que a versatilidade está assegurada.

Pontuação 8/10

 

Equipamento

Com quatro níveis de equipamento, o Tipo oferece ampla possibilidade de escolha. Por 22.907 euros pode ter um carro do segmento do Golf ao preço de um utilitário e com um nível de equipamento muito interessante onde pontificam o ar condicionado, as jantes de liga leve de 16 polegadas, quatro vidros elétricos, cruise control, faróis de nevoeiro, luzes diurnas LED e ainda 4 anos de garantia.

Equipado com o sistema Uconnect, o Tipo pode usar um monitor de 5 ou de 7 polegadas, sendo que o último está disponível na versão Lounge, o primeiro para o Easy. O monitor maior é recomendável, pois o sistema de info entretenimento da Fiat não se dá muito bem com ecrãs pequenos, devido aos botões também pequenos que por vezes demoram a responder à nossa ação. Ainda assim, oferece Bluetooth, compatibilidade Android Auto e Apple Car Play, sendo que o sistema de navegação juntamente com o ecrã de 7 polegadas faz parte de um pacote pago à parte.

Pontuação 7/10

Consumos

Consegui uma média de 4,7 l/100, nada mau para um carro homologado com uma cifra de 3,7 l/100 km e 99 gr/km de CO2. Claro que numa utilização mais intensa, o motor reclama mais combustível, mas a média não variou muito nunca ultrapassando os 6,5 litros de gasóleo.

Pontuação 8/10

Ao volante

Se alguém pensava que poderia encontrar no Tipo um carro arraçado de desportivo, pode retirar o cavalinho da chuva. Pensado com soluções convencionais, o Tipo acaba por ser eficaz em curva, exibindo bom controlo dos movimentos da carroçaria e um eixo dianteiro com grande aderência. Porém, não tem a agilidade de outros modelos do segmento, apesar de uma direção rápida e direta, mas algo leve que exibe, como é habitual, pouca sensibilidade.

Desfrutar das qualidades do Tipo exige uma condução mais calma e ai verá que este Fiat é bem mais interessante do que à partida parece. Confortável, suave e bem insonorizado (apenas quando puxamos pelo motor se nota uma maior intrusão do mesmo no habitáculo), o Tipo acaba por deixar uma boa impressão.

Pontuação 7/10

 

Concorrentes

Hyundai i30 1.6 Diesel

1582 c.c.; 95 CV; 280 Nm; 0-100 km/h em 12,2 seg,; 186 km/h; 3,8 l/100 km, 98 gr/km de CO2; 24.950€

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas a versões e motorizações AQUI)

 

Kia Ceed 1.6 Diesel

1598 c.c.; 115 CV; 280 Nm; 0-100 km/h em 10,9 seg,; 192 km/h; 4,0 l/100 km, 104 gr/km de CO2; 22.840€

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas a versões e motorizações AQUI)

 

Toyota Auris Hybrid

1798 c.c.; 136 CV; 142 Nm; 0-100 km/h em 11,2 seg,; 175 km/h; 3,5 l/100 km, 81 gr/km de CO2; 25.750€

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas a versões e motorizações AQUI)

 

Motor

O motor Multijet da Fiat continua igual, ou seja, cheio de genica tendo agora corrigido o problema de falta de binário abaixo das  1500 rpm. O bloco é redondo, desenvencilha-se bem de todas as tarefas pedidas pelo condutor e ainda por cima consegue consumos baixos. Com 95 CV é um nadinha justo caso deseje algo mais que uma viagem segura e com velocidades de cruzeiro apenas suficientes. Mas, na realidade, é preciso mais que isso?

Pontuação 5/10

Balanço final

Após o período de consolidação feito em redor do 500, a Fiat espraiou-se e decidiu regressar aos tempos em que fazia carros que agradavam às pessoas. Naturalmente que os tempos mudaram, mas comprar um carro com amplo espaço interior, uma enorme bagageira, que até tem um estilo engraçado e está bem equipado por um preço inferior a 25 mil euros, co ntinua a ser um ótimo negócio. Se é fanático pela qualidade germânica ou pelo comportamento desportivo, lamento mas enganou-se na porta. Mas se é o preço, o equipamento e o espaço que o seduzem, então tem aqui uma belíssima proposta que, confesso, me surpreendeu pois não esperava que a Fiat conseguisse. Mas fê-lo por isso o Tipo é uma excelente ideia.

Pontuação 6/10

Mais

Preço / Versatilidade / Equipamento

 

 

 

Menos

Performances / Alguns materiais

Ficha técnica

Motor

Tipo – Turbodiesel, 4 cil. em linha, injeção direta

Cilindrada (cm3) – 1248

Diâmetro x Curso (mm) – 72 x 84

Taxa de compressão – 11,0

Potência máxima (cv/rpm) – 95 /3750

Binário máximo (Nm/rpm) – 200 /1500

Transmissão e direção – dianteira, caixa manual de 6 vel.; pinhão e cremalheira com assistência elétrica

Suspensão (fr/tr) – independente duplo triângulo /eixo de torção

Prestações e consumos

Aceleração 0-100 km/h (s) – 11,7

Velocidade máxima (km/h) – 180

Consumos Extra urb./Urbano/Misto (l/100 km) – 3,5/5,2/4,1

Emissões de CO2 (gr/km) – 108

Dimensões e pesos

Comp./Larg./Alt. (mm) – 4368/1792/1495

Dist. entre eixos (mm) – 2638

Largura de vias fr/tr (mm) -1542/1543

Travões (fr/tr) – discos vent fr/discos tr

Peso (khg) – 1365

Capacidade da bagageira (l) – 440 lts

Capacidade do depósito (l) – 50

Pneus (fr/tr) – 195/65 R15

Preço da versão ensaiada (Euros): 22907€
Preço da versão base (Euros): 20407€