Ford Focus 1.5 TDCi Titanium SW – Ensaio

By on 29 Setembro, 2017

Ford Focus 1.5 TDCi Titanium SW

Texto: Francisco Mendes

A pensar na família

O Ford Focus Titanium SW com a motorização 1.5 TDC é uma aposta certa para quem preza o espaço a pensar na família.As carrinhas continuam a ser as preferidas dos condutores portugueses e a Ford sabe como ninguém olhar com atenção para as preferências daqueles que prezam um carro a pensar na família.

A Ford Focus não é um modelo novo, aliás trata-se de um modelo vendido em mais de 140 mercados, mas a verdade é que a marca tem sabido ao longo do tempo renovar o Focus e isso é notório na renovada dianteira com a grelha trapezoidal, com faróis rasgados nas extremidades, onde um sistema de iluminação dianteira adaptativo ajusta os feixes dos novos faróis Bi-Xenon HID para melhor se adequarem ao desenho da estrada.

O sistema avalia a luz ambiente em redor do veículo, bem como os objectos na estrada e, em seguida, ajusta o ângulo de feixe do farol e a intensidade da luz numa das sete configurações possíveis, dependendo da velocidade do veículo, direcção, ângulo do volante e distância a um determinado objecto.

Mas num olhar rápido percebemos que este Focus tem uma posição mais baixa, mais ampla, com um novo capot esculpido com uma forma dinâmica desde o pilar da frente até aos cantos superiores da grelha trapezoidal invertida, dando-lhe um olhar forte e orgulhoso.

Já na traseira as diferenças são menos evidentes, embora sejam mais agradáveis, com os farolins mais curtos.

Interior

Ao remodelar o interior do Focus, a Ford teve em conta o ‘feedbak’ dos clientes e respondeu com um ‘layout’ mais intuitivo, complementado por um volante e painel central com menos controlos e interruptores. A nova guarnição em preto acetinado e os detalhes cromados contribuem para um visual mais limpo e mais moderno.

O novo design da consola central de arrumação conta com espaço adicional, bem como um apoio de braços integrado e móvel. A consola ajustável pode acomodar uma grande variedade de garrafas e copos.

Conforto é coisa que sentimos no interior da Focus Titanium SW, logo que nos sentamos no seu interior, o forro do piso é mais espesso e os vidros laterais mais grossos o que beneficia o isolamento do barulho exterior.

Em matéria de infoentretenimento esta Focus está dotada do sistema de conectividade SYNC 2 que conta com um ecrã de toque de alta resolução, com oito polegadas e a cores, e de controlo por voz dos sistemas áudio, navegação, climatização e telemóveis.

O sistema de navegação associado ao SYNC 2 apresenta um ecrã dividido entre intersecções detalhadas, nomes de ruas em alta voz, cruzamentos de auto-estrada e marcações em 3D.

O sistema permite ainda que o condutor de ordens individuais para destinos de navegação ou pedir ao sistema que passe uma faixa de música, tudo através de uma simples pressão no botão do comando de voz.

Em matéria de espaço, os passageiros dos bancos de trás viajam confortavelmente sem problemas.

Espaço para a bagagem é generoso com 490 litros que se transformam em 1516 com os bancos rebatidos.

Nota ainda para a protecção das portas, algo pensado para evitar os toques na abertura das portas e que funciona através de uma aba protectora que cobre os rebordos da porta numa fracção de segundo após a sua abertura evitando os tradicionais toques no estacionamento.

Ao Volante

Em termos de motorização, esta carrinha está equipa com um motor 1.5 TDCi, bloco criado a partir do conhecido 1.6 TDCi, mas que impressiona pela potência disponível de 120 cavalos e 270 Nm de binário, disponível logo às 1750 rpm e dotado de uma caixa manual de seis velocidades, bastante suave e precisa.

Em estrada a dinâmica desta Ford surpreende pela condução divertida revelando uma carrinha bem ligada à estrada, fruto do aumento da rigidez estrutural à frente, bem como da revisão da geometria de suspensão, aumentando a rigidez lateral dos apoios de suspensão, com influência directa na direcção, e pela afinação dos amortecedores.

A Ford proporciona também muita tecnologia nesta Focus Titanium SW entre os quais se destaca o sistema de travagem activa em cidade, que evita as colisões, através de sensores colocados na frente do modelo que detectem eventuais objectos colocados à frente, na estrada, efectuando uma pré-carga dos travões no caso do veículo deles se aproximar a uma velocidade elevada e que opera a velocidades até aos 50 km/h, comparativamente aos anteriores 30 km/h.

A direcção assistida eléctrica permite a quem conduz uma maior ligação à estrada tornando ainda maior o prazer de estar aos comandos desta Focus Titanium SW.

Balanço Final

Com a família no pensamento esta é uma carrinha a pensar nas obrigações familiares do dia-a-dia ou nas viagens de fim-de-semana ou de férias. Para além disso o prazer da sua condução faz-nos querer estar sempre ao volante e quando sozinhos carregar no acelerador e tirar partido da diversão de conduzir esta Focus Titanium SW 1.5 TDCi

[Configure o seu próprio Ford Focus: AQUI]

FICHA TÉCNICA

Motor – 4 cilindros em linha, 1.500 cm3

Potência máxima (cv/rpm) – 120 /3600

Binário máximo (Nm/rpm) – 270/1750

Transmissão – Dianteira, CX manual de 6 velocidades

Suspensão (fr/tr) – Tipo McPherson / Multi-Link

Travões (fr/tr) – Discos ventilados / Discos

Peso (kg) – 1365

Mala – 490 L

Deposito – 53 L

Vel. Máx – 193 Km/H