Hyundai i20 Active 1.0l – Ensaio Teste

By on 25 Março, 2019

Hyundai i20 Active 1.0l Comfort

Texto: Andre Duarte ([email protected])

Interessante alternativa

A versão Active chegou no último ano e com ela o i20 ganhou uma opção de visual mais atrativo. Fomos para a estrada com este utilitário com o motor 1.0 a gasolina de 100 cv.

Conheça todas as versões e motorizações AQUI.


Mais:

Imagem Exterior / Motor  

Menos:

Qualidade e imagem interiores / Sistema de infoentretenimento / Condução

Exterior

7/10

Pontuação 7/10

A versão Active torna o Hyundai i20 mais sugestivo. O modelo cresce 20 mm na altura ao solo e ganha proteções nos pára-choques, dianteiro e traseiro, plásticos nas laterais, pilares – A, B e C – em preto mate, barras de tejadilho e spoiler traseiro que o tornam mais robusto e aventureiro, dando-lhe uma graça própria. No fundo um utilitário de proporções ideais para a cidade com um estética alusiva ao mundo crossover.

Interior

5/10

Pontuação 5/10

No interior o habitáculo não deslumbra, sendo até contrastante com o exterior. As tonalidades cinzentas e os plásticos, além de excessivos, desagradam visualmente e ao toque. Pedia-se algo mais vivo e condizente com o design exterior. Já em termos de espaço, cumpre, apesar de atrás, para os passageiros, não ser dos maiores do segmento. A bagageira oferece 316l, que se estendem aos 1017l com os bancos traseiros rebatidos. Ao centro do tablier temos o ecrã tátil de 7 polegadas que nos permite aceder aos seguintes menus: telefone; multimédia; definições do veículo; rádio. O modelo tem também ligação para telemóveis via Android Auto e Apple CarPlay. Há ainda duas entradas, uma AUX e outra USB. O sistema de infoentretenimento revela-se demasiado elementar nas funcionalidades disponíveis, além de ser graficamente pouco apelativo.

Equipamento

6/10

Pontuação 6/10

O Hyundai i20 Active incorpora de série um bom nível de equipamento. Os principais destaques são: aviso de saída da faixa de rodagem; cruise Control” com limitador de velocidade; sistema de alerta de baixa pressão dos pneus; câmara traseira; ar condicionado automático 1 zona com sistema de desembaciamento automático; espelho interior electrocromático (escurecimento automático); câmara de auxílio ao estacionamento traseiro; controlo eletrónico de estabilidade; faróis de nevoeiro dianteiros; gestão da estabilidade do veículo; indicador de perda de pressão dos pneus; luzes de travagem de emergência no spoiler; sensor de chuva (limpa pára-brisas de ativação automática); faróis de acendimento automático; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; sistema de manutenção à faixa de rodagem.

Consumos

/10

Pontuação 6/10

Numa condução cumpridora, mas sem grandes cuidados, realizámos consumos médios aos 100 km na casa dos 6,6l, o que não foge muito aos 6,3l anunciados. Ainda assim, obviamente que acaba por ser um modelo algo gastador, à luz da sua estrutura.

Ao Volante

5/10

Pontuação 5/10

Ao volante o Hyundai é um modelo que de um modo geral cumpre o seu propósito de utilização. Apesar de não ser exuberante, revela-se competente. Não há nada que nos faça amá-lo, mas também nada que nos leve a desgostá-lo. O chassis apresenta uma ligeira rigidez, que permite uma condução em ritmos mais vivos com um comportamento interessante. A suspensão agrada e consegue absorver com algum brio as irregularidades do mau piso e a direção e travões são adequados à estrutura do conjunto. A caixa de velocidades, de escalonamento de pendor longo, é pouco fluida no deslocar do seletor, sentindo-se alguma resistência. É interessante também perceber que a maior altura ao solo (+ 20 mm) dão a este modelo maior agilidade em curva, permitindo-nos um melhor comportamento no dia a dia. O território de eleição do Hyundai i20 Ative é a cidade, onde nos permite desenvencilhar bem no trânsito, com um tato muito puro do pisar da estrada, através de sensações pouco filtradas. Por outro lado, o motor 1.0l de 100 cv aliado ao peso de 1164 kg torna esta uma proposta com vivacidade para ser explorada.

Motor

7/10

Pontuação 7/10

O motor é o grande trunfo deste modelo. Os 100 cv do bloco 1.0 turbo a gasolina de três cilindros são energéticos e garantem-nos sempre uma boa entrega de potência e, mesmo em subidas, rapidamente a um pisar mais vigoroso, o motor reage com celeridade, à luz das suas características. Com uma faixa de utilização ideal entre as 2000 e as 4000 rpm, sabemos que estamos sempre assegurados em potência. A resposta do motor é sempre consistente e agrada bastante.

Balanço Final

5/10

Pontuação 5/10

O Hyundai i20 Active é um i20 disfarçado no exterior e com uma ligeira alteração na altura ao solo (+20 mm). O modelo que lhe serve de base está todo lá, mas esta opção permite-nos adquirir um carro com adornos de crossover sem, no fundo, deixar de ser exatamente o que é, um utilitário que tem no ambiente urbano o seu território de eleição. No seu todo é uma proposta interessante, com um motor que tem uma simpática alma oriunda dos seus 100 cv. Uma opção para quem procure rasgos de SUV sem deixar o mundo dos utilitários.

Concorrentes

Ford Fiesta 1.0 EcoBoost 100 cv – N.D.

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)

 

Ficha Técnica

Motor

Tipo – gasolina, 3 cil. em linha, injeção direta, turbo e intercooler

Cilindrada (cm3) – 998

Diâmetro x curso (mm) – 71,0 x 84,0

Taxa de compressão – 10,0:1

Potência máxima (cv/rpm) – 100 / 4500

Binário máximo (Nm/rpm) – 171,6 / 1500-4000

Transmissão e direcção – Dianteira, transmissão manual de 5 velocidades; pinhão cremalheira com assistência elétrica

Suspensão (fr/tr) – Tipo McPherson à frente e eixo de torção atrás

Prestações e consumos

Aceleração 0-100 km/h (s) – 10,9s

Velocidade máxima (km/h) – 188 km/h

Consumos Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) – 5,5/7,3/6,3

Emissões de CO2 (g/km) – 143

Dimensões e pesos

Comp./largura/altura (mm) –  4406/1866/1653

Distância entre eixos (mm) – 2734

Largura de vias (fr/tr) (mm) – 1594/1583

Travões (fr/tr) – Discos ventilados/Discos maciços

Peso (kg) – 1164

Capacidade da bagageira (l) – 316 (1017 c/ bancos traseiros rebatidos)

Capacidade do depósito (l) – 50 Pneus (fr/tr) – 205/45 R17

Mais/Menos


Mais

Imagem Exterior / Motor  

Menos

Qualidade e imagem interiores / Sistema de infoentretenimento / Condução

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Pontuação 7/10

A versão Active torna o Hyundai i20 mais sugestivo. O modelo cresce 20 mm na altura ao solo e ganha proteções nos pára-choques, dianteiro e traseiro, plásticos nas laterais, pilares – A, B e C – em preto mate, barras de tejadilho e spoiler traseiro que o tornam mais robusto e aventureiro, dando-lhe uma graça própria. No fundo um utilitário de proporções ideais para a cidade com um estética alusiva ao mundo crossover.

Interior

Pontuação 5/10

No interior o habitáculo não deslumbra, sendo até contrastante com o exterior. As tonalidades cinzentas e os plásticos, além de excessivos, desagradam visualmente e ao toque. Pedia-se algo mais vivo e condizente com o design exterior. Já em termos de espaço, cumpre, apesar de atrás, para os passageiros, não ser dos maiores do segmento. A bagageira oferece 316l, que se estendem aos 1017l com os bancos traseiros rebatidos. Ao centro do tablier temos o ecrã tátil de 7 polegadas que nos permite aceder aos seguintes menus: telefone; multimédia; definições do veículo; rádio. O modelo tem também ligação para telemóveis via Android Auto e Apple CarPlay. Há ainda duas entradas, uma AUX e outra USB. O sistema de infoentretenimento revela-se demasiado elementar nas funcionalidades disponíveis, além de ser graficamente pouco apelativo.

Equipamento

Pontuação 6/10

O Hyundai i20 Active incorpora de série um bom nível de equipamento. Os principais destaques são: aviso de saída da faixa de rodagem; cruise Control” com limitador de velocidade; sistema de alerta de baixa pressão dos pneus; câmara traseira; ar condicionado automático 1 zona com sistema de desembaciamento automático; espelho interior electrocromático (escurecimento automático); câmara de auxílio ao estacionamento traseiro; controlo eletrónico de estabilidade; faróis de nevoeiro dianteiros; gestão da estabilidade do veículo; indicador de perda de pressão dos pneus; luzes de travagem de emergência no spoiler; sensor de chuva (limpa pára-brisas de ativação automática); faróis de acendimento automático; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; sistema de manutenção à faixa de rodagem.

Consumos

Pontuação 6/10

Numa condução cumpridora, mas sem grandes cuidados, realizámos consumos médios aos 100 km na casa dos 6,6l, o que não foge muito aos 6,3l anunciados. Ainda assim, obviamente que acaba por ser um modelo algo gastador, à luz da sua estrutura.

Ao volante

Pontuação 5/10

Ao volante o Hyundai é um modelo que de um modo geral cumpre o seu propósito de utilização. Apesar de não ser exuberante, revela-se competente. Não há nada que nos faça amá-lo, mas também nada que nos leve a desgostá-lo. O chassis apresenta uma ligeira rigidez, que permite uma condução em ritmos mais vivos com um comportamento interessante. A suspensão agrada e consegue absorver com algum brio as irregularidades do mau piso e a direção e travões são adequados à estrutura do conjunto. A caixa de velocidades, de escalonamento de pendor longo, é pouco fluida no deslocar do seletor, sentindo-se alguma resistência. É interessante também perceber que a maior altura ao solo (+ 20 mm) dão a este modelo maior agilidade em curva, permitindo-nos um melhor comportamento no dia a dia. O território de eleição do Hyundai i20 Ative é a cidade, onde nos permite desenvencilhar bem no trânsito, com um tato muito puro do pisar da estrada, através de sensações pouco filtradas. Por outro lado, o motor 1.0l de 100 cv aliado ao peso de 1164 kg torna esta uma proposta com vivacidade para ser explorada.

Concorrentes

Ford Fiesta 1.0 EcoBoost 100 cv – N.D.

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)

 

Motor

Pontuação 7/10

O motor é o grande trunfo deste modelo. Os 100 cv do bloco 1.0 turbo a gasolina de três cilindros são energéticos e garantem-nos sempre uma boa entrega de potência e, mesmo em subidas, rapidamente a um pisar mais vigoroso, o motor reage com celeridade, à luz das suas características. Com uma faixa de utilização ideal entre as 2000 e as 4000 rpm, sabemos que estamos sempre assegurados em potência. A resposta do motor é sempre consistente e agrada bastante.

Balanço final

Pontuação 5/10

O Hyundai i20 Active é um i20 disfarçado no exterior e com uma ligeira alteração na altura ao solo (+20 mm). O modelo que lhe serve de base está todo lá, mas esta opção permite-nos adquirir um carro com adornos de crossover sem, no fundo, deixar de ser exatamente o que é, um utilitário que tem no ambiente urbano o seu território de eleição. No seu todo é uma proposta interessante, com um motor que tem uma simpática alma oriunda dos seus 100 cv. Uma opção para quem procure rasgos de SUV sem deixar o mundo dos utilitários.

Mais

Imagem Exterior / Motor  

Menos

Qualidade e imagem interiores / Sistema de infoentretenimento / Condução

Ficha técnica

Motor

Tipo – gasolina, 3 cil. em linha, injeção direta, turbo e intercooler

Cilindrada (cm3) – 998

Diâmetro x curso (mm) – 71,0 x 84,0

Taxa de compressão – 10,0:1

Potência máxima (cv/rpm) – 100 / 4500

Binário máximo (Nm/rpm) – 171,6 / 1500-4000

Transmissão e direcção – Dianteira, transmissão manual de 5 velocidades; pinhão cremalheira com assistência elétrica

Suspensão (fr/tr) – Tipo McPherson à frente e eixo de torção atrás

Prestações e consumos

Aceleração 0-100 km/h (s) – 10,9s

Velocidade máxima (km/h) – 188 km/h

Consumos Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) – 5,5/7,3/6,3

Emissões de CO2 (g/km) – 143

Dimensões e pesos

Comp./largura/altura (mm) –  4406/1866/1653

Distância entre eixos (mm) – 2734

Largura de vias (fr/tr) (mm) – 1594/1583

Travões (fr/tr) – Discos ventilados/Discos maciços

Peso (kg) – 1164

Capacidade da bagageira (l) – 316 (1017 c/ bancos traseiros rebatidos)

Capacidade do depósito (l) – 50 Pneus (fr/tr) – 205/45 R17

Preço da versão base (Euros): 18575€