Hyundai IONIQ 5 Vanguard+ 77kW MY23 – Ensaio Teste

By on 23 Fevereiro, 2024

O Hyundai IONIQ 5 77kW ‘nasceu’ em 2021, mas com o passar do tempo foi recebendo atualizações, por exemplo uma bateria maior. Quando nesse ano tive oportunidade de andar pela primeira vez no novo Hyundai Ioniq 5 gostei do carro, e o que me saltou desde logo inicialmente à vista foi o estupendo espaço interior que tem. Ainda por cima, e isto devem ser ‘saudades’ do ‘quadradão’ Lancia Delta Integrale de ralis dos anos 80/90, gostei também muito do design, repetindo-me ‘quadradão’.

Não sei bem explicar porquê, mas prefiro este tipo de linhas precisas com superfícies e formas moldadas, pois dá ao automóvel uma aparência angular e quase geométrica. Como já ficou claro, adoro o design, Segundo diz a marca é um design retro-futurista, e acrescento, interior espaçoso, materiais de alta qualidade e bom nível de conforto. Não falta tecnologia avançada, com diversos recursos de segurança e conectividade. O carro engana bastante pois parece mais pequeno do que na verdade é.

Apesar de ser grande, tem um desempenho ágil e responsivo ‘quanto baste’ e autonomia bem decente. É, no entanto, um pouco caro. É sem dúvida um dos bons carros elétricos do mercado.

Exterior

8/10

Sabemos que boa porcentagem das pessoas gosta e compra os automóveis muito pela estética, mas isso vai da preferência de cada um. Como já se percebeu, gosto bastante da estética do Ioniq 5, sempre preferi designs com este tipo de geometria, são linhas bastante elegantes, a frente e a traseira unem-se numa boa harmonia, é sem dúvida uma abordagem refrescante. Há quem lhe chame minimalista, para mim o design é suave e – tendo em conta o tipo de carro que é, perfeito. Para que se perceba a referência de design ‘quadradão’, gosto bastante do design mais ‘quadrado’ dos Volvo, do Polestar.
Há marcas com designs elaborados de forma diferente, mas este formato de concha que abrange toda a largura do carro fica bastante bem. A lateral é destacada por puxadores de porta embutidos que saem de forma automática destacando o look clean e a aerodinâmica. Como se sabe, este design é inspirado no design futurístico do Concept 45EV – revelado em 2019 no International Motorshow em Frankfurt – que por sua vez homenageia um dos veículos mais icónicos da história da Hyundai: o Pony Coupe Concept de 1974.

Interior

8/10

Se tem uma família que gosta de espaço, e prefere andar mais perto do chão – o que não sucede com um SUV – então este Ioniq 5 é uma ótima escolha. O interior é bastante espaçoso, basta ver as fotos neste ensaio, os materiais são de alta qualidade e temos bom nível de conforto, quer estático, quer dinâmico. Sendo grande, é fácil entrar e sair do carro.
No entanto, o espaço no porta-malas é um pouco limitado. A nova plataforma dedicada aos elétricos da Hyundai, com um piso maior e totalmente plano, permitiu distribuir o espaço de forma quase perfeita, os bancos frontais são ajustáveis, bem como a consola central, que desliza 14 cm, tudo ajuda no melhoramento da experiência a bordo. Materiais amigos do ambiente foram usados na construção de todo o interior. Os bancos são revestidos com uma pele eco-processada.
A perceção da qualidade geral de construção é boa, a boa posição de condução é fácil de encontrar, a visibilidade é excelente e quanto à instrumentação temos dois enormes ‘tablets’ com 12,25″ um atrás do volante, outro logo ao lado bem como vários botões físicos…mas táteis. Gosto da usabilidade dos controlos e do sistema de infotainment. São intuitivos e fáceis de usar.
O conforto estático é bom e a acessibilidade também. A habitabilidade é um ‘must’ para o segmento.

Equipamento

7/10

É sempre importante avaliar muito bem os recursos de conveniência do carro. Tem ar condicionado automático? Bluetooth? Sensores de estacionamento? Este Ioniq 5 tem tudo e mais alguma coisa, o equipamento é bom completo. Destacamos os principais. No Conforto Ar condicionado automático de duas zonas com função de desembaciamento automático, Chave inteligente e botão de arranque , Cruise Control inteligente e limitador de velocidade, Head Up Display de Realidade Aumentada de 44”, integração de smartphone Apple CarPlay e Android Auto, Painel de instrumentos digital de 12,25″, Saída de ar para os bancos traseiros, Seleção do modo de condução (Sport/ECO/Normal), Sistema de navegação com ecrã táctil de 12,25″, Travão de estacionamento elétrico, Faróis dianteiros e traseiros em LED, Jantes em liga leve de 19”, Porta da bagageira elétrica, Puxadores de porta embutidos automáticos, Bancos do condutor com ajuste elétrico e com aquecimento, Bancos traseiros com aquecimento, Carregador de telemóvel sem fios, Consola central deslizante, Volante aquecido.
De Segurança,
Alerta de arranque do veículo dianteiro, Alerta de Fadiga do Condutor, Assistência à Condução em Autoestrada, Assistência à Condução em Autoestrada, Assistente de Prevenção de Colisão Frontal, Assistente de Prevenção de Colisão em Mudança de Direção, Assistente de Prevenção de Colisão em Mudança de Direção e Cruzamentos, Controlo de Arranque em Subida, Radar de ngulo Morto,
Sistema de Acompanhamento à Faixa de Rodagem, Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem, Travagem Autónoma de Emergência, Câmara de detecção de ângulo morto, Câmara 360º,
Sistema inteligente de estacionamento controlado à distância, Assistência de prevenção de colisões durante o estacionamento à retaguarda, 7 Airbags – condutor, passageiro, laterais, de cortina e de joelhos (condutor), Câmara (traseira) de auxílio ao estacionamento, Sensor de chuva / luz, Sensores estacionamento dianteiros e traseiros, TPMS (Indicador de perda de pressão dos pneus) “Highline” (indica o pneu afetado). O serviço Bluelink é grátis durante um período de cortesia de 3 anos.

Consumos

7/10

O motor elétrico tem uma potência máxima 228 cv/168 kW, binário máximo 350 Nm, bateria com capacidade de 77,4 kWh, num carro que é considerado um dos elétricos mais eficientes do mercado, com consumos médios de 16,4 kWh/100km. Em cidade, sim fica à volta do consumo homologado, e pode fazer mais do que os 507 km homologados, mas em autoestrada o consumo pode ir para além dos 22 kWh/100 km. Claro que a autonomia real pode variar consoante o estilo de condução, as condições da estrada e a temperatura ambiente. Tem consumos relativamente baixos para as duas toneladas que pesa o carro e uma autonomia interessante. É claramente um automóvel com boa eficiência energética.
Pode contar com uma autonomia segura de 390 Km.

Ao Volante

7/10

Apesar do peso, mais de duas toneladas, o Ioniq 5 tem um desempenho ágil e responsivo, e oferece uma boa experiência de condução. Se quer um carro espaçoso e confortável, que se mexe bem no trânsito citadino, apesar de ser largo, ou para viagens, a experiência é ótima, mas se gosta de andar bem em estradas sinuosas, não se vai divertir muito, porque o peso do carro torna-o muito ‘trabalhoso’ na estrada para quem quer andar um bocado mais depressa do que o normal.
Seja como for, a aceleração é rápida e suave, o carro dá prazer de guiar, como é habitual nos elétricos mais potentes, a entrega de potência é instantânea e linear, e quando assim é, temos meio caminho andado para uma boa experiência de condução. O carro é ágil e preciso q.b. nas zonas mais sinuosas a direção está bem equilibrada e é bem comunicativa. Não esqueça o que escrevi atrás, o carro é ‘pesadão’.
Claro que os três modos de condução (Eco/Normal/Sport) variam bastante na sensação que devolvem, logicamente o modo Sport aumenta a rapidez com que o acelerador responde o que sucede muito menos nos outros modos, mais, claro no Eco, pois esse é mesmo para poupar bateria. O carro guia-se bem também em pisos mais irregulares, a suspensão absorve bem o piso mau. O carro está, também, bem insonorizado. O que já não gostei tanto é da autonomia, mas nada de dramático, não fica longe, de elétricos do mesmo estilo e valor, mas é preciso algum cuidado no planeamento de viagens mais longas.

Motor

7/10

O motor elétrico tem uma potência máxima 228 cv/168 kW, binário máximo 350 Nm, bateria com capacidade de 77,4 kWh. A potência máxima de recarga em CC 350 kW, em AC 11 kW, o tempo total de recarga a 11 kW 7,3 horas, o tempo de recarga de 0 a 80 % DC 18 min (240 kW). A transmissão é às rodas traseiras. O tempo de recarga não é excelente, não tive oportunidade de carregar num carregador de nível 3, mas o de nível 2 pareceu-me lento. O carro tem também uma interessante configurabilidade entre as definições de regeneração e os modos de condução.
Não tem uma autonomia de excelência, mas tem muitos argumentos que o colocam como uma opção muito interessante

Balanço Final

7/10

O carro tem uma estética fantástica, é agradável de conduzir, tem um bom interior, com muito espaço, é confortável, versátil, uma autonomia quanto baste, é pena ser tão pesado, mas ainda assim é agradável de conduzir, mas deixa a ideia que com menos peso a dinâmica podia ser mais apetecível. OK, temos o Ioniq 5 N, este é para viajar bem, rodar bem com conforto. Para quem como eu gosta mais de hatchback do que de SUV, este é uma espécie de hatchback XL.
Tem um preço elevado, pois hoje em dia começam a surgir carros com mais de um pouco de tudo, mas menos preço. A eficiência energética não sendo má, poderia ser um pouco melhor.
É vendido com sete anos de garantia sem limite de quilómetros, sendo que as baterias gozam de uma garantia de oito anos ou 160 mil quilómetros.
O Preço da versão ensaiada é de 61.840€, mas a versão base custa 53.150€, e o preço com Campanha de Financiamento Cetelem  (neste momento) 53.340€

Concorrentes

Volkswagen ID4 Pro City 77 kWh, 286 cv, autonomia 550 Km WLTP, desde 48.072€
Kia EV6 GT-Line, 77,4 kWh, 229 cv, Autonomia WLTP 528 km, 57.700€
Tesla Model Y Long Range, 256 cv, autonomia 533 Km WLTP, 49.990€

Ficha Técnica

Resumo do sistema de propulsão
Potência máxima 228 hp / 168 kW
Binário máximo 350 Nm
Motor elétrico 1
Potência máxima 228 cv / 168 kW
Binário máximo 350 Nm
Bateria Acumulador de polímero de lítio
Capacidade 77,4 kWh
Alimentação eléctrica
Potência máxima de recarga em CC 350 kW
Potência máxima de recarga em AC 11 kW
Tempo total de recarga a 11 kW 7,3 horas
Tempo de recarga de 0 a 80 % DC 18 min (240 kW)
Transmissão
Tração às rodas traseiras
Caixa de velocidades automática
Desempenho e consumo de combustível aprovados
Velocidade máxima 185 km/h
Aceleração 0-100 km/h 7,3 s
Consumo de combustível WLTP
Bateria carregada combinada 17 kWh/100 km
Autonomia eléctrica WLTP 507 km
Número de portas 5
Comprimento 4.635 mm
Largura 1.890 mm
Altura 1.605 mm
Distância entre eixos 3.000 mm
Peso 2.010 kg
Volume da bagageira
Volume com uma fila de bancos disponível 1.591 litros
Volume mínimo com duas filas de bancos disponíveis 531 litros
Segundo volume de bagageira 57 litros
Número de lugares sentados 5
Chassis
Estrutura da suspensão dianteira Tipo McPherson strut
Mola da suspensão dianteira Mola helicoidal
Estrutura da suspensão traseira Paralelogramo deformável
Mola da suspensão traseira Mola helicoidal
Barra estabilizadora traseira
Disco ventilado dianteiro 345 mm
Disco ventilado traseiro 345 mm
Direção
Tipo Cremalheira e pinhão
Tipo de assistência Eléctrica
Círculo de viragem entre muros 12 m
Pneus dianteiros 235/55 R19 105W
Pneus traseiros 235/55 R19 105W

Mais/Menos


Mais

Design
Espaço interior
Conforto
Equipamento

Menos

Bagageira
Recarga a 11 kW
Peso do carro e o seu efeito na dinâmica

 

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 61840€

Preço da versão base (Euros): 53150€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Sabemos que boa porcentagem das pessoas gosta e compra os automóveis muito pela estética, mas isso vai da preferência de cada um. Como já se percebeu, gosto bastante da estética do Ioniq 5, sempre preferi designs com este tipo de geometria, são linhas bastante elegantes, a frente e a traseira unem-se numa boa harmonia, é sem dúvida uma abordagem refrescante. Há quem lhe chame minimalista, para mim o design é suave e – tendo em conta o tipo de carro que é, perfeito. Para que se perceba a referência de design ‘quadradão’, gosto bastante do design mais ‘quadrado’ dos Volvo, do Polestar.
Há marcas com designs elaborados de forma diferente, mas este formato de concha que abrange toda a largura do carro fica bastante bem. A lateral é destacada por puxadores de porta embutidos que saem de forma automática destacando o look clean e a aerodinâmica. Como se sabe, este design é inspirado no design futurístico do Concept 45EV – revelado em 2019 no International Motorshow em Frankfurt – que por sua vez homenageia um dos veículos mais icónicos da história da Hyundai: o Pony Coupe Concept de 1974.

Interior

Se tem uma família que gosta de espaço, e prefere andar mais perto do chão – o que não sucede com um SUV – então este Ioniq 5 é uma ótima escolha. O interior é bastante espaçoso, basta ver as fotos neste ensaio, os materiais são de alta qualidade e temos bom nível de conforto, quer estático, quer dinâmico. Sendo grande, é fácil entrar e sair do carro.
No entanto, o espaço no porta-malas é um pouco limitado. A nova plataforma dedicada aos elétricos da Hyundai, com um piso maior e totalmente plano, permitiu distribuir o espaço de forma quase perfeita, os bancos frontais são ajustáveis, bem como a consola central, que desliza 14 cm, tudo ajuda no melhoramento da experiência a bordo. Materiais amigos do ambiente foram usados na construção de todo o interior. Os bancos são revestidos com uma pele eco-processada.
A perceção da qualidade geral de construção é boa, a boa posição de condução é fácil de encontrar, a visibilidade é excelente e quanto à instrumentação temos dois enormes ‘tablets’ com 12,25″ um atrás do volante, outro logo ao lado bem como vários botões físicos…mas táteis. Gosto da usabilidade dos controlos e do sistema de infotainment. São intuitivos e fáceis de usar.
O conforto estático é bom e a acessibilidade também. A habitabilidade é um ‘must’ para o segmento.

Equipamento

É sempre importante avaliar muito bem os recursos de conveniência do carro. Tem ar condicionado automático? Bluetooth? Sensores de estacionamento? Este Ioniq 5 tem tudo e mais alguma coisa, o equipamento é bom completo. Destacamos os principais. No Conforto Ar condicionado automático de duas zonas com função de desembaciamento automático, Chave inteligente e botão de arranque , Cruise Control inteligente e limitador de velocidade, Head Up Display de Realidade Aumentada de 44”, integração de smartphone Apple CarPlay e Android Auto, Painel de instrumentos digital de 12,25″, Saída de ar para os bancos traseiros, Seleção do modo de condução (Sport/ECO/Normal), Sistema de navegação com ecrã táctil de 12,25″, Travão de estacionamento elétrico, Faróis dianteiros e traseiros em LED, Jantes em liga leve de 19”, Porta da bagageira elétrica, Puxadores de porta embutidos automáticos, Bancos do condutor com ajuste elétrico e com aquecimento, Bancos traseiros com aquecimento, Carregador de telemóvel sem fios, Consola central deslizante, Volante aquecido.
De Segurança,
Alerta de arranque do veículo dianteiro, Alerta de Fadiga do Condutor, Assistência à Condução em Autoestrada, Assistência à Condução em Autoestrada, Assistente de Prevenção de Colisão Frontal, Assistente de Prevenção de Colisão em Mudança de Direção, Assistente de Prevenção de Colisão em Mudança de Direção e Cruzamentos, Controlo de Arranque em Subida, Radar de ngulo Morto,
Sistema de Acompanhamento à Faixa de Rodagem, Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem, Travagem Autónoma de Emergência, Câmara de detecção de ângulo morto, Câmara 360º,
Sistema inteligente de estacionamento controlado à distância, Assistência de prevenção de colisões durante o estacionamento à retaguarda, 7 Airbags – condutor, passageiro, laterais, de cortina e de joelhos (condutor), Câmara (traseira) de auxílio ao estacionamento, Sensor de chuva / luz, Sensores estacionamento dianteiros e traseiros, TPMS (Indicador de perda de pressão dos pneus) “Highline” (indica o pneu afetado). O serviço Bluelink é grátis durante um período de cortesia de 3 anos.

Consumos

O motor elétrico tem uma potência máxima 228 cv/168 kW, binário máximo 350 Nm, bateria com capacidade de 77,4 kWh, num carro que é considerado um dos elétricos mais eficientes do mercado, com consumos médios de 16,4 kWh/100km. Em cidade, sim fica à volta do consumo homologado, e pode fazer mais do que os 507 km homologados, mas em autoestrada o consumo pode ir para além dos 22 kWh/100 km. Claro que a autonomia real pode variar consoante o estilo de condução, as condições da estrada e a temperatura ambiente. Tem consumos relativamente baixos para as duas toneladas que pesa o carro e uma autonomia interessante. É claramente um automóvel com boa eficiência energética.
Pode contar com uma autonomia segura de 390 Km.

Ao volante

Apesar do peso, mais de duas toneladas, o Ioniq 5 tem um desempenho ágil e responsivo, e oferece uma boa experiência de condução. Se quer um carro espaçoso e confortável, que se mexe bem no trânsito citadino, apesar de ser largo, ou para viagens, a experiência é ótima, mas se gosta de andar bem em estradas sinuosas, não se vai divertir muito, porque o peso do carro torna-o muito ‘trabalhoso’ na estrada para quem quer andar um bocado mais depressa do que o normal.
Seja como for, a aceleração é rápida e suave, o carro dá prazer de guiar, como é habitual nos elétricos mais potentes, a entrega de potência é instantânea e linear, e quando assim é, temos meio caminho andado para uma boa experiência de condução. O carro é ágil e preciso q.b. nas zonas mais sinuosas a direção está bem equilibrada e é bem comunicativa. Não esqueça o que escrevi atrás, o carro é ‘pesadão’.
Claro que os três modos de condução (Eco/Normal/Sport) variam bastante na sensação que devolvem, logicamente o modo Sport aumenta a rapidez com que o acelerador responde o que sucede muito menos nos outros modos, mais, claro no Eco, pois esse é mesmo para poupar bateria. O carro guia-se bem também em pisos mais irregulares, a suspensão absorve bem o piso mau. O carro está, também, bem insonorizado. O que já não gostei tanto é da autonomia, mas nada de dramático, não fica longe, de elétricos do mesmo estilo e valor, mas é preciso algum cuidado no planeamento de viagens mais longas.

Concorrentes

Volkswagen ID4 Pro City 77 kWh, 286 cv, autonomia 550 Km WLTP, desde 48.072€
Kia EV6 GT-Line, 77,4 kWh, 229 cv, Autonomia WLTP 528 km, 57.700€
Tesla Model Y Long Range, 256 cv, autonomia 533 Km WLTP, 49.990€

Motor

O motor elétrico tem uma potência máxima 228 cv/168 kW, binário máximo 350 Nm, bateria com capacidade de 77,4 kWh. A potência máxima de recarga em CC 350 kW, em AC 11 kW, o tempo total de recarga a 11 kW 7,3 horas, o tempo de recarga de 0 a 80 % DC 18 min (240 kW). A transmissão é às rodas traseiras. O tempo de recarga não é excelente, não tive oportunidade de carregar num carregador de nível 3, mas o de nível 2 pareceu-me lento. O carro tem também uma interessante configurabilidade entre as definições de regeneração e os modos de condução.
Não tem uma autonomia de excelência, mas tem muitos argumentos que o colocam como uma opção muito interessante

Balanço final

O carro tem uma estética fantástica, é agradável de conduzir, tem um bom interior, com muito espaço, é confortável, versátil, uma autonomia quanto baste, é pena ser tão pesado, mas ainda assim é agradável de conduzir, mas deixa a ideia que com menos peso a dinâmica podia ser mais apetecível. OK, temos o Ioniq 5 N, este é para viajar bem, rodar bem com conforto. Para quem como eu gosta mais de hatchback do que de SUV, este é uma espécie de hatchback XL.
Tem um preço elevado, pois hoje em dia começam a surgir carros com mais de um pouco de tudo, mas menos preço. A eficiência energética não sendo má, poderia ser um pouco melhor.
É vendido com sete anos de garantia sem limite de quilómetros, sendo que as baterias gozam de uma garantia de oito anos ou 160 mil quilómetros.
O Preço da versão ensaiada é de 61.840€, mas a versão base custa 53.150€, e o preço com Campanha de Financiamento Cetelem  (neste momento) 53.340€

Mais

Design
Espaço interior
Conforto
Equipamento

Menos

Bagageira
Recarga a 11 kW
Peso do carro e o seu efeito na dinâmica

 

Ficha técnica

Resumo do sistema de propulsão
Potência máxima 228 hp / 168 kW
Binário máximo 350 Nm
Motor elétrico 1
Potência máxima 228 cv / 168 kW
Binário máximo 350 Nm
Bateria Acumulador de polímero de lítio
Capacidade 77,4 kWh
Alimentação eléctrica
Potência máxima de recarga em CC 350 kW
Potência máxima de recarga em AC 11 kW
Tempo total de recarga a 11 kW 7,3 horas
Tempo de recarga de 0 a 80 % DC 18 min (240 kW)
Transmissão
Tração às rodas traseiras
Caixa de velocidades automática
Desempenho e consumo de combustível aprovados
Velocidade máxima 185 km/h
Aceleração 0-100 km/h 7,3 s
Consumo de combustível WLTP
Bateria carregada combinada 17 kWh/100 km
Autonomia eléctrica WLTP 507 km
Número de portas 5
Comprimento 4.635 mm
Largura 1.890 mm
Altura 1.605 mm
Distância entre eixos 3.000 mm
Peso 2.010 kg
Volume da bagageira
Volume com uma fila de bancos disponível 1.591 litros
Volume mínimo com duas filas de bancos disponíveis 531 litros
Segundo volume de bagageira 57 litros
Número de lugares sentados 5
Chassis
Estrutura da suspensão dianteira Tipo McPherson strut
Mola da suspensão dianteira Mola helicoidal
Estrutura da suspensão traseira Paralelogramo deformável
Mola da suspensão traseira Mola helicoidal
Barra estabilizadora traseira
Disco ventilado dianteiro 345 mm
Disco ventilado traseiro 345 mm
Direção
Tipo Cremalheira e pinhão
Tipo de assistência Eléctrica
Círculo de viragem entre muros 12 m
Pneus dianteiros 235/55 R19 105W
Pneus traseiros 235/55 R19 105W

Preço da versão ensaiada (Euros): 61840€
Preço da versão base (Euros): 53150€