Kia Niro HEV Tech – Ensaio Teste

By on 22 Novembro, 2022

Sem compromissos

Com a chegada da eletrificação, a dependência de uma tomada é um compromisso que muitos têm de assumir neste novo mundo, seja durante a noite ou num qualquer carregador durante umas horas. Mas para muitas pessoas, ainda é muito cedo para assumir um compromisso. A recém-chegada renovação do Kia Niro tem o seu principal foco na versão totalmente elétrica, que já tivemos oportunidade de testar. Mas para quem ainda deseja uma condução “sem compromissos” e sem estar dependente de qualquer tomada, este HEV poderá mesmo ser a melhor opção.

Texto: André Mendes

[email protected]


Mais:

– Conforto;
– Espaço a bordo;
– Estética original;

Menos:

– Equipamento;
– Comando da caixa;

Exterior

7/10

O arrojo das linhas do novo Niro aproxima este modelo de outras propostas da marca e de uma nova tendência estilística que a Kia está a tentar incorporar em todos os seus modelos. O formato é facilmente associado ao que já conhecemos no Niro, mas com traços muito mais modernos e com soluções aerodinâmicas, como as do pilar traseiro, que até melhoram a aerodinâmica deste modelo com o objetivo de melhorar as médias de consumo. Na secção dianteira, as luzes de condução diurna fazem parte dos novos grupos óticos e o característico “tiger-nose” da Kia conheceu agora uma interpretação mais moderna e estilizada. No caso da versão híbrida, o desenho é ainda mais “limpo”, uma vez que no modelo totalmente elétrico, a tampa da tomada de carregamento está instalada mesmo no centro da secção dianteira. Lá atrás, são as óticas verticais que estão em destaque, quase com um desenho de boomerang, mas um pouco mais abaixo, nos pára-choques, há outros grupos óticos com um desenho semelhante ao das óticas dianteiras.

Interior

6/10

No interior do Kia Niro HEV, e tal como na versão totalmente elétrica, há diversos elementos que reconhecemos de opções como o EV6, mas outros que parecem ter sido herdados diretamente da geração anterior do Niro. Ainda assim, há duas diferenças grandes face à versão totalmente elétrica. A primeira é o comando da caixa de velocidades automática, que deixa de ser um comando rotativo e passar a ser uma alavanca de desenho mais tradicional. E a segunda está relacionada com a instrumentação, que continua a ser totalmente digital, mas com um grafismo muito menos sofisticado do que encontramos no Niro totalmente elétrico.

Numa nota mais elevada está o espaço disponível a bordo do Kia Niro que, não sendo uma referência, permite que três pessoas viagem com um bom nível de conforto, mas se forem apenas duas até podem usufruir de um espaço digno de um topo de gama, apesar da ausência de um maior número de espaços de arrumação, mas com a vantagem de estarem incluídas tomadas USB-V nas costas dos assentos dianteiros, para que se possa carregar todo o tipo de dispositivos externos. Ainda assim, no que diz respeito à bagageira, a versão híbrida conta com um compartimento um pouco mais reduzido do que acontece com o Niro EV, vendo a capacidade de 475 litros descer até aos 451 litros, o que, ainda assim, não deixa de ser simpático.

Equipamento

5/10

O nível de equipamento “Tech” é o único disponível para o Kia HEV. E em termos de opcionais temos apenas disponíveis as múltiplas configurações de cores disponíveis para a carroçaria e para o pilar traseiro lateral, mas também os planos de assistência que estão disponíveis para este modelo. Ainda assim, não é difícil perceber que fora do nosso mercado há versões bem mais equipadas, com sistemas de iluminação totalmente em LED, com sistemas de som mais sofisticados a bordo e com diversos equipamentos que cá em Portugal não estão disponíveis nem como opção. Ainda assim, há Apple CarPlay e Android Auto (com cabo) e um monitor central tátil com inúmeras funções, incluindo aquelas que nos ensinam a conduzir de uma forma mais adequada à poupança de energia.

Consumos

7/10

Por se tratar de um sistema híbrido, o trajeto ideal será sempre aquele que tiver mais hipóteses de regeneração de energia, ou seja, diversas descidas e poucas subidas, mas também os momentos em que não é necessária uma aceleração constante, como uma autoestrada, por exemplo. Para resumir, os trajetos citadinos são mesmo os melhores amigos dos sistemas híbridos. É aqui que se conseguem registar os valores de consumo como os 4,7 litros declarados pela marca, ou ainda menos como os 4,6 litros indicados pelo computador de bordo num trajeto citadino. Ainda assim, com um circuito misto com bastante cidade e alguma autoestrada, conseguimos concluir este ensaio com uma média de 4,9 litros.

Ao Volante

7/10

A posição de condução correta e um pouco mais elevada do que num tradicional familiar, fazem com que o Niro fique mais próximo de um SUV. Além disso, o espaço disponível também é amplo nos lugares da frente e mesmo com a presença de jantes de liga leve com 18 polegadas de diâmetro, a nota de conforto continua elevada, ainda que não tanto como na versão 100% elétrica do Niro, com jantes de 17 polegadas e pneus de maior perfil. Em contrapartida, a maior precisão da medida acima é suficiente para nos deixar aproveitar um troço mais sinuoso de uma forma mais rápida e empenhada, ainda que um pouco mais de potência fosse muito bem-vinda.

Motor

6/10

Para locomover a versão híbrida do novo Kia Niro, está presente uma solução que não difere muito do seu antecessor. Ou seja, em conjunto com o motor a gasolina de 1,6 litros está um elétrico integrado na caixa de velocidades automática de dupla embraiagem, que conseguem disponibilizar um total de 141 cavalos e 265 Nm de binário máximo. É uma combinação excelente para nos começar a ensinar como poderemos aproveitar este sistema híbrido da melhor forma, estendendo sempre a sua autonomia. E quando esta terminar, basta passar por uma comum bomba de gasolina.

Balanço Final

6/10

A versão híbrida do Kia Niro representa uma clara alternativa para quem ainda não está preparado, não quer ou não pode optar pela versão totalmente elétrica. Inclui um sistema capaz de fazer uma espécie de introdução a este novo mundo eletrificado, mas que apenas precisa de passar por um posto de combustível de vez em quando, tal como sempre fazíamos até há bem pouco tempo. E com a vantagem de ser bem mais barato.

Concorrentes

Alfa Romeo Tonale 1.5 Hybrid Edizione Speciale
Motor: Híbrido (Elétrico e a gasolina); 130 cavalos; Binário 240 Nm; Aceleração dos 0 aos 100 km/h: 9,9 seg.; Consumo combinado: 6.1 l/100 km; Preço 39.000 €

Honda HR-V 1.5 i-MMD Híbrido Advance
Motor: Híbrido (Elétrico e a gasolina); 131 cavalos; Binário 253 Nm; Aceleração dos 0 aos 100 km/h: 10,7 seg.; Consumo combinado: 5.4 l/100 km; Preço 38.750 €

Renault Arkana Techno E-Tech
Motor: Híbrido (Elétrico e a gasolina); 145 cavalos; Binário 148 Nm; Aceleração dos 0 aos 100 km/h: 10,8 seg.; Consumo combinado: 4.7 l/100 km; Preço 37.080 €

Toyota CH-R 1.8 HEV Square Collection
Motor: Híbrido (Elétrico e a gasolina); 122 cavalos; Binário 142 Nm; Aceleração dos 0 aos 100 km/h: 11 seg.; Consumo combinado: 4.9 l/100 km; Preço 36.280 €

Ficha Técnica

Motor
Tipo: 4 cilindros em linha, gasolina
Cilindrada (cm3): 1.580
Potência máxima (CV/rpm): 141/6.000
Binário máximo (Nm/rpm): 265/2.330
Tração: Dianteira
Transmissão: Automática de seis relações
Direção: Assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): McPherson / Multibraços
Travões (fr/tr): discos ventilados / discos

Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): 10,8
Velocidade máxima (km/h): 162
Consumos misto (l/100 km): 4,7
Emissões CO2 (gr/km): 107

Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4.420/1.825/1.545
Distância entre eixos (mm): 2.720
Largura de vias (fr/tr mm): 1.573/1.585
Peso (kg): 1.399
Capacidade da bagageira (l): 451
Pneus (fr/tr): 225/45 R18

Preço da versão ensaiada (Euros): 38.350 €
Preço da versão base (Euros): 37.900 €

Mais/Menos


Mais

– Conforto;
– Espaço a bordo;
– Estética original;

Menos

– Equipamento;
– Comando da caixa;

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 38350€

Preço da versão base (Euros): 37900€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

O arrojo das linhas do novo Niro aproxima este modelo de outras propostas da marca e de uma nova tendência estilística que a Kia está a tentar incorporar em todos os seus modelos. O formato é facilmente associado ao que já conhecemos no Niro, mas com traços muito mais modernos e com soluções aerodinâmicas, como as do pilar traseiro, que até melhoram a aerodinâmica deste modelo com o objetivo de melhorar as médias de consumo. Na secção dianteira, as luzes de condução diurna fazem parte dos novos grupos óticos e o característico “tiger-nose” da Kia conheceu agora uma interpretação mais moderna e estilizada. No caso da versão híbrida, o desenho é ainda mais “limpo”, uma vez que no modelo totalmente elétrico, a tampa da tomada de carregamento está instalada mesmo no centro da secção dianteira. Lá atrás, são as óticas verticais que estão em destaque, quase com um desenho de boomerang, mas um pouco mais abaixo, nos pára-choques, há outros grupos óticos com um desenho semelhante ao das óticas dianteiras.

Interior

No interior do Kia Niro HEV, e tal como na versão totalmente elétrica, há diversos elementos que reconhecemos de opções como o EV6, mas outros que parecem ter sido herdados diretamente da geração anterior do Niro. Ainda assim, há duas diferenças grandes face à versão totalmente elétrica. A primeira é o comando da caixa de velocidades automática, que deixa de ser um comando rotativo e passar a ser uma alavanca de desenho mais tradicional. E a segunda está relacionada com a instrumentação, que continua a ser totalmente digital, mas com um grafismo muito menos sofisticado do que encontramos no Niro totalmente elétrico.

Numa nota mais elevada está o espaço disponível a bordo do Kia Niro que, não sendo uma referência, permite que três pessoas viagem com um bom nível de conforto, mas se forem apenas duas até podem usufruir de um espaço digno de um topo de gama, apesar da ausência de um maior número de espaços de arrumação, mas com a vantagem de estarem incluídas tomadas USB-V nas costas dos assentos dianteiros, para que se possa carregar todo o tipo de dispositivos externos. Ainda assim, no que diz respeito à bagageira, a versão híbrida conta com um compartimento um pouco mais reduzido do que acontece com o Niro EV, vendo a capacidade de 475 litros descer até aos 451 litros, o que, ainda assim, não deixa de ser simpático.

Equipamento

O nível de equipamento “Tech” é o único disponível para o Kia HEV. E em termos de opcionais temos apenas disponíveis as múltiplas configurações de cores disponíveis para a carroçaria e para o pilar traseiro lateral, mas também os planos de assistência que estão disponíveis para este modelo. Ainda assim, não é difícil perceber que fora do nosso mercado há versões bem mais equipadas, com sistemas de iluminação totalmente em LED, com sistemas de som mais sofisticados a bordo e com diversos equipamentos que cá em Portugal não estão disponíveis nem como opção. Ainda assim, há Apple CarPlay e Android Auto (com cabo) e um monitor central tátil com inúmeras funções, incluindo aquelas que nos ensinam a conduzir de uma forma mais adequada à poupança de energia.

Consumos

Por se tratar de um sistema híbrido, o trajeto ideal será sempre aquele que tiver mais hipóteses de regeneração de energia, ou seja, diversas descidas e poucas subidas, mas também os momentos em que não é necessária uma aceleração constante, como uma autoestrada, por exemplo. Para resumir, os trajetos citadinos são mesmo os melhores amigos dos sistemas híbridos. É aqui que se conseguem registar os valores de consumo como os 4,7 litros declarados pela marca, ou ainda menos como os 4,6 litros indicados pelo computador de bordo num trajeto citadino. Ainda assim, com um circuito misto com bastante cidade e alguma autoestrada, conseguimos concluir este ensaio com uma média de 4,9 litros.

Ao volante

A posição de condução correta e um pouco mais elevada do que num tradicional familiar, fazem com que o Niro fique mais próximo de um SUV. Além disso, o espaço disponível também é amplo nos lugares da frente e mesmo com a presença de jantes de liga leve com 18 polegadas de diâmetro, a nota de conforto continua elevada, ainda que não tanto como na versão 100% elétrica do Niro, com jantes de 17 polegadas e pneus de maior perfil. Em contrapartida, a maior precisão da medida acima é suficiente para nos deixar aproveitar um troço mais sinuoso de uma forma mais rápida e empenhada, ainda que um pouco mais de potência fosse muito bem-vinda.

Concorrentes

Alfa Romeo Tonale 1.5 Hybrid Edizione Speciale
Motor: Híbrido (Elétrico e a gasolina); 130 cavalos; Binário 240 Nm; Aceleração dos 0 aos 100 km/h: 9,9 seg.; Consumo combinado: 6.1 l/100 km; Preço 39.000 €

Honda HR-V 1.5 i-MMD Híbrido Advance
Motor: Híbrido (Elétrico e a gasolina); 131 cavalos; Binário 253 Nm; Aceleração dos 0 aos 100 km/h: 10,7 seg.; Consumo combinado: 5.4 l/100 km; Preço 38.750 €

Renault Arkana Techno E-Tech
Motor: Híbrido (Elétrico e a gasolina); 145 cavalos; Binário 148 Nm; Aceleração dos 0 aos 100 km/h: 10,8 seg.; Consumo combinado: 4.7 l/100 km; Preço 37.080 €

Toyota CH-R 1.8 HEV Square Collection
Motor: Híbrido (Elétrico e a gasolina); 122 cavalos; Binário 142 Nm; Aceleração dos 0 aos 100 km/h: 11 seg.; Consumo combinado: 4.9 l/100 km; Preço 36.280 €

Motor

Para locomover a versão híbrida do novo Kia Niro, está presente uma solução que não difere muito do seu antecessor. Ou seja, em conjunto com o motor a gasolina de 1,6 litros está um elétrico integrado na caixa de velocidades automática de dupla embraiagem, que conseguem disponibilizar um total de 141 cavalos e 265 Nm de binário máximo. É uma combinação excelente para nos começar a ensinar como poderemos aproveitar este sistema híbrido da melhor forma, estendendo sempre a sua autonomia. E quando esta terminar, basta passar por uma comum bomba de gasolina.

Balanço final

A versão híbrida do Kia Niro representa uma clara alternativa para quem ainda não está preparado, não quer ou não pode optar pela versão totalmente elétrica. Inclui um sistema capaz de fazer uma espécie de introdução a este novo mundo eletrificado, mas que apenas precisa de passar por um posto de combustível de vez em quando, tal como sempre fazíamos até há bem pouco tempo. E com a vantagem de ser bem mais barato.

Mais

– Conforto;
– Espaço a bordo;
– Estética original;

Menos

– Equipamento;
– Comando da caixa;

Ficha técnica

Motor
Tipo: 4 cilindros em linha, gasolina
Cilindrada (cm3): 1.580
Potência máxima (CV/rpm): 141/6.000
Binário máximo (Nm/rpm): 265/2.330
Tração: Dianteira
Transmissão: Automática de seis relações
Direção: Assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): McPherson / Multibraços
Travões (fr/tr): discos ventilados / discos

Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): 10,8
Velocidade máxima (km/h): 162
Consumos misto (l/100 km): 4,7
Emissões CO2 (gr/km): 107

Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4.420/1.825/1.545
Distância entre eixos (mm): 2.720
Largura de vias (fr/tr mm): 1.573/1.585
Peso (kg): 1.399
Capacidade da bagageira (l): 451
Pneus (fr/tr): 225/45 R18

Preço da versão ensaiada (Euros): 38.350 €
Preço da versão base (Euros): 37.900 €

Preço da versão ensaiada (Euros): 38350€
Preço da versão base (Euros): 37900€