Mazda CX-5 2.2 SKYACTIV-D 150 cv AT 2WD – Ensaio

By on 2 Dezembro, 2017

Mazda CX-5 2.2 SKYACTIV-D 150 cv AT 2WD

Texto: André Duarte

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O CX-5 foi pela primeira vez apresentado ao mundo em 2011, tendo como palco o Salão de Frankfurt. Em 2016 foi dada a conhecer a nova geração que chegou ao mercado este ano, e que desde setembro se encontra disponível em solo nacional. Tivemos oportunidade de privar com a versão 2.2 SKYACTIV-D 150 cv AT 2WD e contamos-lhe tudo nas próximas linhas…

Exterior

Assente na filosofia de design KODO – A Alma do Movimento, o CX-5 apresenta-se com um elegante e imponente porte, com linhas discretas que ornam um conjunto que funciona de forma agradável no seu todo – 4550 mm de comprimento; 1840 mm de largura; 1.680 mm de altura; 2700 mm de distância entre eixos.

Além dos plásticos que envolvem as zonas interiores na dianteira, traseira, lateral e cavas das rodas, destaque para uma frente imponente, vigor atribuído pela grelha de expressivas dimensões que se une aos faróis – LED, posicionados mais abaixo que integram luzes de circulação diurna. Na lateral a silhueta é elegante, beneficiando agora de um a linha de cintura mais baixa, enquanto os retrovisores exteriores foram redesenhados e apresentam-se mais compactos. As jantes podem variar entre aço de 17” ou liga leve dark silver de 17” e gun metallic maquinado de 19”.  Na traseira as duas ponteiras de escape, spoiler e faróis constituem interessantes detalhes.

Há nove cores há escolha para a carroçaria, sendo o grande destaque o novo acabamento em Vermelho Soul Red Crystal. As demais opções são: Machine Grey, Sonic Silver, Titanium Flash, Eternal Blue, Azul Crystal, Preto, Branco Pérola e Branco.

Interior 

No interior somos prendados de imediato com materiais de agradável qualidade, com frisos cromados em diversas zonas – contornos das saídas de ventilação, puxadores, botões na consola central, contorno do seletor – a atribuírem charme no contraste que fazem com a tonalidade reinante em preto. No global o interior reveste-se da sensação de aconchegante espaço.

Nos lugares dianteiros os passageiros podem gozar de devida comodidade em viagem – as versões dotadas de bancos eléctricos com regulação em 10 posições e função de memória contam com dois novos modos de pré-selecção (permitem, aquando da mudança de condutor, ativar automaticamente a posição do banco e o ângulo do head-up display). Mas o conforto também se encontra atrás, podendo acomodar-se devidamente três passageiros, e ainda que o do meio conviva com um encosto para as costas mais rijo, não sai tão penalizado em termos de espaço como é apanágio em inúmeros modelos.

Os bancos traseiros contam com rebatimento assimétrico 40:20:40 e inclinação das costas dos bancos ao nível do tronco aumentada em 2 graus, para um total de 24 graus. O CX-5 conta também com um mecanismo de rebatimento de duas fases, fazendo com que as costas dos bancos possam ser inclinadas para trás até um ângulo de 28 graus. Um dos grandes destaques para quem circula atrás é o elevado espaço para a cabeça.

Um dos novos destaques é o portão da bagageira com acionamento elétrico – através dos botões no próprio portão ou junto do condutor – que faz descobrir um espaço com 506l – este conta com novos ganchos no piso para as redes de retenção, tornando mais prática a arrumação.

Só em termos de arrumação, e num modelo talhado para circular com a família,  os locais para o efeito nas portas não são de grandes dimensões – estes contam com acabamento especial anti-deslizante. Já na consola central, junto do seletor e entre os bancos dianteiros, podemos encontrar um bom espaço para colocação de objetos. As costas do lugar central traseiro podem ser puxadas, formando um apoio de braços com lugar para dois copos.

 Em termos de conectividade e infoentretenimento, a maioria das funcionalidades estão centradas no ecrã central, sensível ao toque, de 7”, colocado no topo do tablier. O MZD Connect – sistema da Mazda de conectividade móvel 
- garante ligação Bluetooth, acesso ao  e-mail, SMS e navegação. O MZD Connect suporta também a reprodução a partir de outros dispositivos conectados, funcionando com 11 línguas em áudio e com 26 em texto.

Já através dos serviços conectados, em opção, desde que ligado a um hotspot WIFI, tal como um telemóvel, é possível aceder-se a novas funcionalidades em tempo real: atualizações de trânsito em direto, incluindo alteração de percurso em função das condições trânsito do momento; acesso a preços atualizados de combustíveis ao longo do percurso escolhido ou numa localidade específica; apresentação das mais recentes previsões meteorológicas para todos os pontos do percurso escolhido e pesquisa de destino na internet através do smartphone.  Destaque também para o sistema de som BOSE Premium surround com 10 altifalantes e processamento digital Centerpoint 2.

Sistemas de Assistência à Condução e Segurança

Neste capítulo destaque para a versão melhorada do Mazda Radar Cruise Control (MRCC) com função Stop &Go e Adaptive LED Headlights (ALH) com um leque de 12 LED.

A tecnologia i-ACTIVSENSE inclui: Lane Keep Assist System (LAS) e Lane Departure Warning System (LDWS), Advanced Blind Spot Monitoring com Rear Cross Traffic Alert (ABSM w/RCTA) e Driver Attention Alert (DAA).

O novo CX-5 dispõe também de ABS nas quarto rodas (4W-ABS) com Repartição Electrónica da Força de Travagem (EBD) e Assistência à Travagem de Emergência (Brake Assist), Controlo Dinâmico de Establidade (Dynamic Stability Control, DSC), Controlo de Tracção (Traction Control System, TCS), Sinalzação de Travagem de Emergência (Emergency Stop Signalling System, ESS) e Controlo de Arranque em Subida (Hill Launch Assist, HLA).

Ao volante

Ao volante o CX-5 revela-se muito agradável, proporcionando uma sensação de tranquilidade numa ode ao espírito Jinba Ittai (condutor e carro num todo) que a marca faz por colocar em todos os seus modelos. Numa condução calma e tranquila no dia a dia passa-nos uma sensação de aprazível bem estar. Esta aura interior de comodidade em muito se deve ao ambiente envolvente gerado pela qualidade dos materiais, boa insonorização e conforto do rolar em estrada.

Claro que a versão de caixa automática também contribui para uma condução mais descomprometida, alheia a preocupações constantes de troca de relações, permitindo aumentar o foco no prazer de condução e no desfrutar da viagem. Uma sensação que percorre tanto condutor como passageiros, com os 150 cv e 380 Nm de binário para um peso 1480 kg (em vazio) a revelarem-se uma escolha racional para o uso quotidiano – a que o sistema G-Vectoring Control (altera o binário do motor para optimizar a carga – ou peso – aplicada em cada roda) presta um importante contributo.

Logicamente que se quisermos ter maior vigor ao volante, ou em recuperações, o desempenho revela-se mais humilde, mas esse também não é o propósito da sua utilização. Numa condução dentro dos limites, e vocacionada para regimes tranquilos e sem pressas, o seu papel é cumprido na perfeição.

Independentemente do estilo de condução adotada, um dos grandes destaques é o desempenho do binómio chassis/suspensão, suportando com todo o garbo abordagens intempestivas em curvas, sem nunca existir um grande movimento de massas, sendo um prazer desfrutar do seu comportamento e reações em estrada, de grande permissividade para o condutor. Outra das sua características é nunca deixar o corpo maçado, seja qual for a distância percorrida.

Numa pequena incursão off road, o CX-5 mantém todo o conforto e sensação de bem estar para os seus ocupantes, ainda que a partir dos 50/60 km/h se ouçam alguns ruídos parasitas oriundos da carroçaria e algumas vibrações no volante. Permite-nos assim ‘aquela’ aventura off road, ainda que os desafios no asfalto degradado da ‘selva urbana’ seja o verdadeiro lugar a que pertence.

Neste processo de condução, o Head Up Display é um grande aliado, facilitando-nos em muito a consulta das informações essenciais à condução – encontra-se dividido em duas secções, uma superior e outra inferior. A informação respeitante à condução, incluindo indicações de navegação ou limites de velocidade são apresentadas na secção superior. As informações relacionadas com o veículo, como a velocidade instantânea e o estado dos equipamentos avançados de segurança, são apresentadas na secção inferior.

O painel de instrumentos é também muito completo na informação prestada e conta com um novo ecrã TFT LCD a cores, com 4,6”, surgindo a respetiva informação agrupada, facilitando a sua consulta. O volante conta com vários botões que facilitam ações como a de atender chamadas, regular o rádio ou mesmo selecionar sistemas de assistência à condução sem dele tirarmos as mãos.

Já junto do seletor há dois sticks rotativos: um para aceder às funcionalidades do ecrã de 7”, que se justificaria ser ligeiramente de maiores dimensões, para facilitar a consulta por parte de quem segue ao volante; outro exclusivamente para regular o volume do rádio. Junto destes contamos também com botões para acesso rápido ao menu principal, rádio ou navegação. Os botões para regular o sistema de climatização poderiam também estar colocados numa posição superior, já que obrigam o condutor a tirar os olhos da estrada para a sua regulação. Apesar disto, estes detalhes não mancham em nada o agrado de utilização de todo o conjunto.

Consumos

Os consumos são um elemento que dá sempre que pensar. No nosso caso, num registo dentro dos limites legais, a média foi de 6,9l/100 km. Algo acima dos 5,6l anunciados. Ainda assim, à luz das características do veículo, este é um valor que não choca.

Motorizações e versões disponíveis

O único motor disponível é o bloco 2.2 SKYACTIV-D, com potências de 150 cv e 175 cv, ambas disponíveis com caixa automática e manual de 6 relações e tração dianteira. A versão de 175 cv está também disponível com tração integral e transmissão manual ou automática de 6 relações. Os níveis de equipamento disponíveis, que variam mediante a versão, são Essence, Evolve e Excellence. O modelo de entrada – com caixa manual de 6 velocidades, tração dianteira e 150 cv – tem um preço que se cifra nos 33.311€. Nas versões de tração integral, o modelo de entrada – com transmissão manual de 6 velocidades e 175 cv – tem um preço a começar nos 46.431€.

Equipamento Opcional

Neste ponto há vários packs a considerar:

Pack Leather (2270€): bancos em pele,bancos dianteiros eléctricos com memória do banco condutor, apoio lombar eléctrico, bancos dianteiros aquecidos (Pele Beije + €200);

Cruise Pack = € 1080: Mazda Radar Cruise Control SBS ADD-P- Projeção no para-brisas;

TAE (770€): tecto abrir eléctrico;

Pack High Safety (HS) (1745€): sensores estacionamento dianteiros e traseiros, BSM, LED e LED DLR, LED faróis nevoeiro, AFLS, Retrovisores exteriores com rebatimento automático;

Pack i-ACTIVSENSE Pack (875€): ADD a cores (Adaptive driving display), câmera traseira, DAA(Drver attention alert), SCBS-R, TSR*(só com Navi), HBC, LAS;

Concorrentes

O segmento dos SUV médios é muito disputado, havendo por isso várias propostas a ter em conta e a rivalizar com este Mazda CX-5, ainda que nem sempre seja possível encontrar propostas concorrentes que garantam exatamente as mesmas características. Temos, por exemplo, o Peugeot 3008 com motor 2.0 BlueHDi a debitar 150 cv, caixa manual de 6 velocidades e tração dianteira, com um preço a começar nos 44.520€. O Ford Kuga com motor 2.0 TDCi de 150 cv, caixa manual de 6 velocidades e tração dianteira, que surge por 39.089€. O Volkswagen Tiguan com motor 2.0 TDI SCR com 150 cv, caixa DSG de 7 velocidades e tração dianteira, com um preço a começar nos 42.688€.

Balanço Final

O CX-5 (classe 1 nas portagens desde que com via verde) marca pela simplicidade das linhas, qualidade dos materiais, conforto e sensações de condução. Desta feita, se dúvidas houver quando ao significado Jinba Ittai, ficam esclarecidas depois de alguns quilómetros ao volante deste modelo. Tudo funciona em harmonia e isso chega-nos com total clarividência. Permite uma utilização pragmática, sem desprimor pela qualidade, revelando-se um aliado que se vai descobrindo a cada quilómetro, com agradável prazer, seja em quem segue ao volante, ou em que nos acompanha nessa viagem.

Mais: Prazer de condução / conforto / insonorização / chassis / suspensão / espaço

Menos: Locais de arrumação as portas / consumo

FICHA TÉCNICA

Motor

Tipo – diesel, 4 cil., injeção direta, turbo de geometria variável, intercooler

Cilindrada (cm3) – 2191

Diâmetro x curso (mm) – 86,0 x 94,3

Taxa de compressão – 14,0:1

Potência máxima (cv/rpm) – 150/4500

Binário máximo (Nm/rpm) – 380/1800-2600

Transmissão, direcção, suspensão e travões

Transmissão e direcção – dianteira, transmissão automática de 6 velocidades Steptronic; pinhão e cremalheira por assistência elétrica

Suspensão (fr/tr) – McPherson e Multi-link

Travões (fr/tr) – Discos ventilados/Discos

Prestações e consumos

Aceleração 0-100 km/h (s) – 10,1s

Velocidade máxima (km/h) – 200 km/h

Consumos Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) – 5,0/6,7/5,6

Emissões de CO2 (g/km) – 147

Dimensões e pesos 

Comp./largura/altura (mm) –  4550/1840/1680

Distância entre eixos (mm) – 2700

Largura de vias (fr/tr) (mm) – ND/ND

Peso (kg) – 1480

Capacidade da bagageira (l) – 506

Capacidade do depósito (l) – 56

Pneus (fr/tr) – 225/65 R17 ou 225/55 R19