Mercedes 200 GLA d – Ensaio

By on 12 Junho, 2017

Mercedes 200 GLA d

Francisco Mendes [email protected]

É uma das marcas que goza de maior popularidade entre os portugueses, sinonimo de qualidade, o novo 200 GLA d não desilude.

A marca germânica há muito que nos habituou a carros de design atraente que não deixa ninguém indiferente.

É o caso deste novo 200 GLA d, onde a qualidade dos seus materiais é verdadeiramente sublime e onde o design acompanha toda a qualidade que podemos confortavelmente desfrutar no seu interior, nomeadamente do tejadilho panorâmico que apresenta dimensões bastante generosas.

Num segmento onde a concorrência é bastante apertada o “restyling” apresentado é, como não poderia deixar de ser, conservador. Contudo o novo desenho dos pára-choques, é algo que não passa despercebido num primeiro olhar, onde a grelha dianteira redesenhada e os novos grupos ópticos anteriores e frontais, chamam de imediato à atenção.

No seu interior, o destaque vai para a câmara de 360 graus que permite perceber tudo o que passa em torno do veículo numa imagem “projectada” no ecrã de oito polegadas.

Os bancos têm agora opções de personalização que passam por acabamentos em alumínio, madeira e fibra de carbono, contando agora com apontamentos cromados, numa qualidade de materiais, costuras de boa qualidade, e pele confortável e agradável ao toque.

Com um tablier quase plano, as funcionalidades propostas por este Mercedes estão ao esticar de um dedo, quero nos botões instalados no volante, quer no ecrã de infoentretenimento que nos oferece informação do trânsito em tempo real, acesso à internet, configurações do automóvel, e ainda um sistema de som bastante agradável.

Alias o painel de instrumentos são completo e os botões do volante dão acesso a mais informação como seja a condução económica, dados da viagem, GPS, entre outros.

A nível do espaço interior, nos bancos da frente viaja-se bastante à vontade e de forma confortável e nos bancos de trás apesar de se viajar bem sentado, o espaço para as pernas pode tornar-se curto se for ocupado por três adultos.

No que toca à capacidade da bagageira os 421 litros, são uma boa opção para rivalizar com uma concorrência que é cada vez mais apertada.

Sentados ao volante deste GLA, sentimos confortáveis, bem apoiados e com boa visibilidade, com uma posição de condução com elevadas opções de configuração que permite encontrar a melhor forma de estarmos ao volante deste Mercedes.

O motor com 2143cc de 136cv tem potência para se fazer mover sem grandes problemas e de forma despachada este Mercedes GLA, que apresenta um peso de 1540Kg, enquanto a caixa automática de sete velocidade é bem escalonada e de passagens suaves.

Depois existe o Mercedes driving select, um botão instalado na consola que nos permite encontrar a melhor configuração para a nossa condução: a sport, que nos permite uma condução em que a resposta do acelerador é mais rápida para uma condução mais divertida, a confort, para que a família não se queixe da nossa condução e que resulta numa direcção mais suave, a eco, a pensar nos consumos das grandes viagens ou no pára arranca das cidades e finalmente a individual, para que tudo funcione a nosso gosto desde a direcção à capacidade da resposta do motor.

A segurança do GLA inclui uma vasta gama de sistemas ativos para ajudar o condutor e para libertar o esforço de diversas tarefas da condução do dia-a-dia oferecendo uma jornada segura e descontraída.

Entre os sistemas que equipam este Mercedes destaque para a inclusão de série do sistema de deteção de sonolência Attention Assist e o Collision Prevention Assist, que recorre a radar, com sistema de travagem adaptativo, que ajuda a evitar colisões a partir de 7 km/h. Uma funcionalidade que pode funcionar em conjunto com o opcional Distronic Plus.

Projetado a partir do novo Classe A, este GLA é uma boa aposta da marca de Estugarda para a ‘guerra’ dos crossovers compactos, onde entre outros vai ter de fazer frente ao Audi Q3, BMW X1, Volvo V40 Cross Country e XC60.

Mais

Motor/Conforto/Personalidade/Segurança

Menos

Espaço dos bancos traseiros

Ficha Técnica

2143/136CV

Diesel

7,7S

O-100 KM/H

4,2 L / 5,6L (Autosport)

100KM

108

G/KM-CO2

Preço Base a partir de:

Motor 4 cil em linha Potência 136CV/3200 RPM

Binário 300 Nm/3000rpm

Transmissão Dianteira

Caixa: Automática 7 Vel

Suspensão Tipo McPherson á frente e Multi-Link atrás

Travagem Discos ventilados à frente e Disco atrás

Peso 1540 Kgs

Mala 421L

Depósito 50L

VEL MAX 205 KM/H