Mercedes-AMG CLA Shooting Brake 45 S 4MATIC+ – Ensaio teste

By on 24 Julho, 2021

Mercedes-AMG CLA Shooting Brake 45 S 4MATIC+ – Ensaio teste

Texto: Guilherme André

Performance para toda a família

A Mercedes CLA Shooting Brake é a carrinha com imagem mais dinâmica da marca alemã. Se aliarmos isto à sigla AMG e um motor quatro cilindros de 2.0 litros com 421 cv, temos uma verdadeira máquina de performance, mas com espaço para a família. Com 505 litros de bagageira e 4 segundos dos 0 aos 100 km/h, a Mercedes-AMG CLA Shooting Brake 45 S 4MATIC+ (sim, o nome é grande) tem argumentos para ser bem mais do que um simples desportivo, mas também não é somente um simples familiar.


Mais:

Imagem desportiva; motor; dinâmica

Menos:

preço; preço de alguns opcionais; consumos

Exterior

9/10

Exterior (9/10) O modelo CLA sempre se destacou dentro da gama Mercedes por ser uma proposta mais emotiva. Nesta nova geração, lançada sensivelmente há ano e meio, manteve esses pergaminhos, mas com um visual mais moderno e chio de carisma, sem fugir às principais linhas da Mercedes. No caso desta Mercedes-AMG CLA Shooting Brake 45 S temos exatamente isso, mas com um pouco mais de “picante” graças ao tratamento mais desportivo e agressivo. De facto, para além de alguns apêndices aerodinâmicos presentes nos para-choques, conta com quatro poderosas ponteiras de escape em preto. A unidade em ensaio conta ainda com todos os detalhes em preto quase em “stealth mode”.

Interior

8/10

Interior (8/10) No interior, marcado pela boa qualidade de construção e materiais utilizados, temos um design semelhante ao do Classe A, ou seja, o condutor tem à sua frente um painel com os ecrãs de painel de instrumentos e central interligados. Contudo, diferencia-se das restantes versões base da carrinha com o sistema de infotainment a apresentar menus específicos AMG como é o caso dos Track Pace. Outras distinções passam pelo volante AMG com botões específicos desta versão e os bancos desportivos que apresentam um excelente apoio lateral, contudo, podem ser um pouco firmes em demasia para os mais sensíveis.

Característico das variantes AMG é a inclusão da cor amarela AMG nos bancos e costuras. A consola central conta ainda com “atalhos” de coisas como o som dos escapes, dureza da suspensão, passagem da transmissão automática para apenas manual ou controlo de tração. Relativamente ao espaço, a carroçaria shooting brake perturba um pouco o espaço para cabeça nos bancos traseiros, mas o espaço para pernas é suficiente para transportar dois adultos. O túnel central é algo intrusivo e perturba o espaço do lugar do meio. Tudo isto é acompanhado por uma bagageira com 505 litros, volumetria mais do que suficiente para todas as malas da família.

Equipamento

8/10

Equipamento (8/10) No que diz respeito a equipamento, a unidade em ensaio conta com um recheio de série interessante, mas como é comum nas marcas premium alemãs, a lista de opcionais é bastante tentadora. No caso da unidade em ensaio, encontramos alguns extras como é o caso da pintura Preto Cosmos (950€), Pack Premium (3170€) que acrescenta navegação, ecrã central de 10,25 polegadas, pack parking, pack espelhos, bancos dianteiros aquecidos, sistema de som Burmester (447€), faróis Multibeam LED (447€), pack aerodinâmico AMG (1260€), pack night AMG (772€), pack Nigh AMG II (406€), pack bancos performance AMG (1951€) e suspensão com sistema de amortecimento adaptativo (1016€). Com isto, percebemos que não é difícil aumentar, e bem, a conta final a pagar.

Consumos

6/10

Consumos (6/10) Os consumos são talvez o principal “calcanhar de Aquiles” da Mercedes-AMG CLA Shooting Brake 45 S. A marca alemã anuncia uma média de 8,4 l/100 km em trajeto misto, mas durante o nosso ensaio percebemos que é algo difícil chegar sequer perto desse valor ao fazermos uma média de 9,1 l/100 km. Ainda assim, a rolar em autoestrada, a velocidades dentro dos limites legais, é possível baixar dos 9 l/100 km.

Ao Volante

9/10

Ao volante (9/10) Se os consumos o deixaram a “coçar a cabeça”, ao fazer-se à estrada ao volante da carrinha alemã rapidamente se iria esquecer disso. Com uma afinação bastante firme, percebemos que é uma carrinha familiar focada na performance. Numa utilização diária, a firmeza faz-se sentir em trajetos mais degradados da cidade, contudo, é quando nos fazemos a uma estrada sinuosa que percebemos quais são os principais pontos fortes desta bela máquina alemã. Conseguimo-nos fazer às curvas a uma velocidade elevada e, com o apoio dos pneus Michelin Pilot Sport 4 S temos sempre bastante tração para sair “prego a fundo” com as quatro rodas a manterem todos os 421 cv no chão.

Para os mais “atrevidos” existe ainda um modo drift. Contudo, não há um botão em que pode simplesmente carregar para o ativar. Para que isso aconteça o condutor tem de fazer alguns processos que começam por ter o veículo imobilizado, de seguida passar para o modo “Race” e carregar numa das patilhas atrás do volante. Após realizar estas ações a potência vai continuar a ser entregue às quatro rodas, mas o diferencial traseiro vai dar um pouco mais de liberdade à traseira. Com isto, vai realizar derrapagens sempre muito controladas.

Motor

9/10

Motor (9/10) Outro detalhe que faz toda a diferença nesta carrinha desportiva é o espetacular motor quatro cilindros de 2.0 litros, o mais potente da atualidade. Com 421 cv e 500 Nm de binário, a Mercedes-AMG CLA Shooting Brake 45 S acelera dos 0 aos 100 km/h em 4 segundos. Num mundo cada vez mais eletrificado, é sempre bom termos um desportivo com um som de escapes grave, principalmente nos modos Sport + ou Race, onde a cada troca de velocidade temos umas “pipocas” que parecem pedir-nos para continuar a “puxar” pela carrinha desportiva. Com a potência a chegar às quatro rodas, ficamos agarrados ao banco a cada aceleração com a rotação a subir de forma veloz. 

Balanço Final

8/10

Balanço final (8/10) Em suma, a Mercedes-AMG CLA Shooting Brake 45 S – continuamos a achar o nome demasiado grande – é uma verdadeira máquina de performance, mas com argumentos familiares. Pode não ser tão confortável como uma variante base da CLA Shooting brake, porém, é bem mais emotiva e divertida de conduzir. Talvez o grande entrave seja o preço base de 85 650€.

Concorrentes

Volkswagen Golf Variant R – Motor: quatro cilindros, 2.0 litros, turbo, gasolina; potência: 320 cv e 420 Nm de binário; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 4,9 segundos; velocidade máxima: 250 km/h

Ficha Técnica

Motor                                                                            

Tipo: 4 cilindros em linha, turbo, gasolina

Cilindrada (cm3): 1991

Diâmetro x Curso (mm): 83,0 x 92,0

Taxa de Compressão: 9,0 a 1

Potência máxima (CV/rpm): 421/6750

Binário máximo (Nm/rpm): 500/5000-5250

Tração: integral

Transmissão: Automática de 8 velocidades

Direção: Pinhão e cremalheira, assistida eletricamente

Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson / multibraços

Travões (fr/tr): discos perfurados e ventilados / discos perfurados e ventilados

Prestações e consumos 

Aceleração 0-100 km/h (s): 4

Velocidade máxima (km/h): 270

Consumos misto (l/100 km): 8,4

Emissões CO2 (gr/km): 189-192

Dimensões e pesos 

Comprimento/Largura/Altura (mm): 4693/1857/1415

Distância entre eixos (mm): 2729

Largura de vias (fr/tr mm): 1605/1585

Peso (kg): 1715

Capacidade da bagageira (l): 505

Deposito de combustível (l): 56

Pneus (fr/tr): 255/35 ZR19

Preço da versão ensaiada (Euros): 98 765€
Preço da versão base (Euros): 85 650€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Exterior (9/10) O modelo CLA sempre se destacou dentro da gama Mercedes por ser uma proposta mais emotiva. Nesta nova geração, lançada sensivelmente há ano e meio, manteve esses pergaminhos, mas com um visual mais moderno e chio de carisma, sem fugir às principais linhas da Mercedes. No caso desta Mercedes-AMG CLA Shooting Brake 45 S temos exatamente isso, mas com um pouco mais de “picante” graças ao tratamento mais desportivo e agressivo. De facto, para além de alguns apêndices aerodinâmicos presentes nos para-choques, conta com quatro poderosas ponteiras de escape em preto. A unidade em ensaio conta ainda com todos os detalhes em preto quase em “stealth mode”.

Interior

Interior (8/10) No interior, marcado pela boa qualidade de construção e materiais utilizados, temos um design semelhante ao do Classe A, ou seja, o condutor tem à sua frente um painel com os ecrãs de painel de instrumentos e central interligados. Contudo, diferencia-se das restantes versões base da carrinha com o sistema de infotainment a apresentar menus específicos AMG como é o caso dos Track Pace. Outras distinções passam pelo volante AMG com botões específicos desta versão e os bancos desportivos que apresentam um excelente apoio lateral, contudo, podem ser um pouco firmes em demasia para os mais sensíveis.

Característico das variantes AMG é a inclusão da cor amarela AMG nos bancos e costuras. A consola central conta ainda com “atalhos” de coisas como o som dos escapes, dureza da suspensão, passagem da transmissão automática para apenas manual ou controlo de tração. Relativamente ao espaço, a carroçaria shooting brake perturba um pouco o espaço para cabeça nos bancos traseiros, mas o espaço para pernas é suficiente para transportar dois adultos. O túnel central é algo intrusivo e perturba o espaço do lugar do meio. Tudo isto é acompanhado por uma bagageira com 505 litros, volumetria mais do que suficiente para todas as malas da família.

Equipamento

Equipamento (8/10) No que diz respeito a equipamento, a unidade em ensaio conta com um recheio de série interessante, mas como é comum nas marcas premium alemãs, a lista de opcionais é bastante tentadora. No caso da unidade em ensaio, encontramos alguns extras como é o caso da pintura Preto Cosmos (950€), Pack Premium (3170€) que acrescenta navegação, ecrã central de 10,25 polegadas, pack parking, pack espelhos, bancos dianteiros aquecidos, sistema de som Burmester (447€), faróis Multibeam LED (447€), pack aerodinâmico AMG (1260€), pack night AMG (772€), pack Nigh AMG II (406€), pack bancos performance AMG (1951€) e suspensão com sistema de amortecimento adaptativo (1016€). Com isto, percebemos que não é difícil aumentar, e bem, a conta final a pagar.

Consumos

Consumos (6/10) Os consumos são talvez o principal “calcanhar de Aquiles” da Mercedes-AMG CLA Shooting Brake 45 S. A marca alemã anuncia uma média de 8,4 l/100 km em trajeto misto, mas durante o nosso ensaio percebemos que é algo difícil chegar sequer perto desse valor ao fazermos uma média de 9,1 l/100 km. Ainda assim, a rolar em autoestrada, a velocidades dentro dos limites legais, é possível baixar dos 9 l/100 km.

Ao volante

Ao volante (9/10) Se os consumos o deixaram a “coçar a cabeça”, ao fazer-se à estrada ao volante da carrinha alemã rapidamente se iria esquecer disso. Com uma afinação bastante firme, percebemos que é uma carrinha familiar focada na performance. Numa utilização diária, a firmeza faz-se sentir em trajetos mais degradados da cidade, contudo, é quando nos fazemos a uma estrada sinuosa que percebemos quais são os principais pontos fortes desta bela máquina alemã. Conseguimo-nos fazer às curvas a uma velocidade elevada e, com o apoio dos pneus Michelin Pilot Sport 4 S temos sempre bastante tração para sair “prego a fundo” com as quatro rodas a manterem todos os 421 cv no chão.

Para os mais “atrevidos” existe ainda um modo drift. Contudo, não há um botão em que pode simplesmente carregar para o ativar. Para que isso aconteça o condutor tem de fazer alguns processos que começam por ter o veículo imobilizado, de seguida passar para o modo “Race” e carregar numa das patilhas atrás do volante. Após realizar estas ações a potência vai continuar a ser entregue às quatro rodas, mas o diferencial traseiro vai dar um pouco mais de liberdade à traseira. Com isto, vai realizar derrapagens sempre muito controladas.

Concorrentes

Volkswagen Golf Variant R – Motor: quatro cilindros, 2.0 litros, turbo, gasolina; potência: 320 cv e 420 Nm de binário; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 4,9 segundos; velocidade máxima: 250 km/h

Motor

Motor (9/10) Outro detalhe que faz toda a diferença nesta carrinha desportiva é o espetacular motor quatro cilindros de 2.0 litros, o mais potente da atualidade. Com 421 cv e 500 Nm de binário, a Mercedes-AMG CLA Shooting Brake 45 S acelera dos 0 aos 100 km/h em 4 segundos. Num mundo cada vez mais eletrificado, é sempre bom termos um desportivo com um som de escapes grave, principalmente nos modos Sport + ou Race, onde a cada troca de velocidade temos umas “pipocas” que parecem pedir-nos para continuar a “puxar” pela carrinha desportiva. Com a potência a chegar às quatro rodas, ficamos agarrados ao banco a cada aceleração com a rotação a subir de forma veloz. 

Balanço final

Balanço final (8/10) Em suma, a Mercedes-AMG CLA Shooting Brake 45 S – continuamos a achar o nome demasiado grande – é uma verdadeira máquina de performance, mas com argumentos familiares. Pode não ser tão confortável como uma variante base da CLA Shooting brake, porém, é bem mais emotiva e divertida de conduzir. Talvez o grande entrave seja o preço base de 85 650€.

Ficha técnica

Motor                                                                            

Tipo: 4 cilindros em linha, turbo, gasolina

Cilindrada (cm3): 1991

Diâmetro x Curso (mm): 83,0 x 92,0

Taxa de Compressão: 9,0 a 1

Potência máxima (CV/rpm): 421/6750

Binário máximo (Nm/rpm): 500/5000-5250

Tração: integral

Transmissão: Automática de 8 velocidades

Direção: Pinhão e cremalheira, assistida eletricamente

Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson / multibraços

Travões (fr/tr): discos perfurados e ventilados / discos perfurados e ventilados

Prestações e consumos 

Aceleração 0-100 km/h (s): 4

Velocidade máxima (km/h): 270

Consumos misto (l/100 km): 8,4

Emissões CO2 (gr/km): 189-192

Dimensões e pesos 

Comprimento/Largura/Altura (mm): 4693/1857/1415

Distância entre eixos (mm): 2729

Largura de vias (fr/tr mm): 1605/1585

Peso (kg): 1715

Capacidade da bagageira (l): 505

Deposito de combustível (l): 56

Pneus (fr/tr): 255/35 ZR19

Preço da versão ensaiada (Euros): 98 765€
Preço da versão base (Euros): 85 650€

Preço da versão ensaiada (Euros): 98765€
Preço da versão base (Euros): 85650€