Mercedes CLA 180 D FL – Ensaio Teste

By on 7 Maio, 2018

Mercedes CLA 180 D FL 

Texto: Francisco Mendes ([email protected])

Um vanguardista de estilo agressivo

A Mercedes sabe como ninguém dar a volta à ‘equipa que ganha’ sem sair a perder. Assim e pegando no CLA, a marca de Estugarda deu continuidade ao seu conhecido conceito de coupés de quatro portas com o CLA 180 d FL.


Mais:

Consumo /Conforto / Design

 

 

Menos:

Alguns plásticos

Exterior
Interior
Equipamento
Ao volante
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Este é um modelo verdadeiramente inconfundível onde o seu aspecto mais vanguardista se mistura com uma agressividade própria da marca alemã. Por isso não tenho dúvidas que o Mercedes CLA 180 d FL é um daqueles carros que ninguém fica indiferente goste-se ou não.

Quanto encaramos o CLA 180 de frente rapidamente percebemos que a agressividade das linhas lhe é transmitida pela grelha e faróis de halogénio com luzes de condução diurna, que reflectem o desejo de rodar no asfalto. Já a sua traseira faz sobressair o contorno ligeiramente inclinado do tejadilho, denotando um design vanguardista que cria a ilusão de movimento mesmo estando parado.

Desta forma percebemos que estamos perante um coupé elegante, e de aspecto atlético.

Interior

Ao entrar para o interior do CLA 180 percebemos que a elegância que lhe é transmitida pelo seu exterior se estende até ao mais pequeno detalhe do seu interior.

Por isso, os bancos tipo bacquet confortáveis têm um caráter desportivo, que faz sobressair as superfícies galvanizadas em prateado e que contrastam com o ecrã central suspenso com um painel frontal lacado a preto e uma moldura prateada à face.

O espaço para os passageiros traseiros, apesar de estar previsto para três pessoas, é mais adequado para dois adultos, mas no meu caso, os adolescentes que fizeram o teste revelaram-se encantados com o conforto e comodidade a caminho da escola.

A mala com 377 litros permite acomodar com facilidade a bagagem para uma viagem mais longa sendo claramente suficiente para as deslocações diárias com a família.

Equipamento

Já em matéria de segurança o CLA conta com vários sistemas de assistência à condução, apostando claramente na segurança com uma estrutura da carroçaria de elevada resistência e a integração de nove airbags e sistemas de assistência e segurança, para qualquer eventualidade. O COLLISION PREVENTION ASSIST, o ADAPTIVE BRAKE com função HOLD e o sistema ATTENTION ASSIST são de série.

No que toca aos sistemas multimédia o display multifunções suspenso, de grande dimensão, chama a atenção. Opcionalmente apresenta os mais importantes conteúdos do seu telefone móvel: um rápido Interface para o mundo digital. Entre as outras funções disponíveis estão facebook, twitter, rádio pela internet e um completo sistema de navegação.

Ao volante

Aos comandos do Mercedes CLA 180d FL rapidamente nos apercebemos que o seu design desportivo confere com o comportamento em estrada do motor de quatro cilindros de 1461 de cilindrada.

A caixa de velocidades manual contribui para o prazer da condução proporcionando rápidas passagens de caixa de forma suave.

Já a direção direta inclui uma relação da transmissão variável dependente do ângulo da direção e direção assistida dependente da velocidade, que diminui os movimentos do volante em curvas apertadas ou nas manobras de estacionamento. A condução em linha reta a uma velocidade mais alta é especialmente estável.

Ainda em matéria de condução podemos sempre optar por vários níveis de prestação desde o Confort, ao Eco, passando pelo Sport e pela Individual que permite fazer as nossas opções pessoais.

Tudo realizado de forma fácil e com leitura num painel de instrumentos de design tubular com display multifunções a cores.

Balanço final

No segmento dos Coupé este 180d FL é uma aposta a ter em conta para os que apreciam a classe e a qualidade Mercedes.

A versão que testamos mostrou-se bem ao nível de outras mais potentes e proporcionou excelentes momentos de condução.

Ficha técnica

Motor – 4 cilindros em linha

Cilindrada –  1.461 cm3

Potência máxima (cv/rpm) – 109/4000

Binário máximo (Nm/rpm) – 260/1750

Transmissão – Dianteira

CX Vel – Manual de 6 velocidades

Suspensão (fr/tr) –McPherson / Multilink

Travões (fr/tr) – Discos ventilados / Discos

Peso bruto (kg) – 1955

Mala – 377 litros

Deposito – 50 L

Vel. Máx – 205 Km/H

Aceleração – 11,6 s (0-100 km/h)

Consumo – Médio 3,7 l/100 km, AutoSport 4,6 l/100 km

Emissões – 98 g/km CO2

Preço da versão ensaiada (Euros): 43784€

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!