Mini Cooper SD Countryman – Ensaio

By on 13 Junho, 2017

MINI COOPER SD COUNTRYMAN 2.0 190 CV

Texto: Alexandre Melo ([email protected])

Estilo próprio

Anunciado como o maior e mais versátil modelo da história da Mini, o novo Countryman não esconde o desejo de elevar para um novo nível o transporte da família e bagagem sem nunca perder a sua identidade.

Para quem acompanha com especial atenção a temática do mercado automóvel, certamente que estarão lembrados que a primeira geração do Countryman entrou para a história da marca britânica por ser o primeiro modelo comercializado com quatro portas. Pois bem, alguns anos volvidos, a Mini decidiu renovar o modelo que foi um sucesso de vendas. A nova geração do Countryman, que em termos visuais não perdeu a identidade Mini, recebeu um suplemento vitamínico corporal, pois viu aumentada a sua altura, largura e distância entre eixos. Mexidas que conferem um ‘look’ mais agressivo a este entusiasmante SUV compacto.

Para além disso, estas alterações foram feitas com o propósito de aumentar a habitabilidade e a capacidade de bagagem do Countryman em relação à geração anterior, que agora se cifra nos 450 litros e pode ir até aos 1309 litros (com bancos rebatidos). No total representa um crescimento superior a 220 litros relativamente ao modelo anterior. De série, o compartimento de bagagens conta com um piso de altura variável. De destacar também, neste caso como opcional, a novidade do denominado ‘banco de piquenique desdobrável’, destinado a ser montado sobre a soleira do portão traseiro, que permite que duas pessoas se sentem viradas para o exterior.

Quanto ao interior, o espaço para os passageiros não sofre contestação e existem vários espaços para a arrumação de objectos no habitáculo, sendo toda a sua concepção bastante cuidada. Os acabamentos são excelentes, como sempre, mantendo-se a Mini fiel ao seu estilo. No interior é também imperativo realçar o ecrã central, que pela primeira vez num modelo da Mini é táctil. Aí sobressai o opcional pack Wired, equipamento que oferece várias soluções de conectividade da nova geração, e conta ainda uma funcionalidade exclusiva do Countryman: o baptizado Country Timer, que regista o tempo de condução realizado em pisos, para além do de asfalto, para os quais este SUV compacto está também vocacionado. Um mimo.

Mostrar a Garras

Quanto ao motor a versão ensaiada estava equipada com o propulsor de 190 CV a Diesel, o mais potente desta motorização, que inclui o primeiro híbrido plug-in da marca. As impressões do motor são boas, sendo que a partir das 2000 rpm é possível sentir toda a força deste bloco sem que a potência seja entregue de forma brusca. Para uma maior diversão na condução do Mini Countryman o condutor tem à sua disposição três modos(Mini Driving Modes): Standard, Sport ou Green. Claro que aquele que mais gozo dá é o Sport, devido às características que o modelo assume em parâmetros como a resposta do acelerador, direcção ou nas passagens da caixa de oito velocidades Steptronic, tornando naturalmente a condução bem mais agressiva com o motor a reagir prontamente e de forma eficaz ao mais pequeno impulso. Este bloco permite fazer o registo de 0 a 100 km/h em somente 7,7s e isso explica desde logo muito da sua personalidade.

A suspensão é dura, ainda assim muito eficiente, contribuindo para a sua boa estabilidade em estrada. De série, e ao nível dos sistemas de assistência à condução, conta com os habituais dispositivos destinados a aumentar a segurança ativa e passiva, destacando-se o alerta de colisão com travagem de emergência. A versão de ensaio tem um custo base de 41.041€, com o valor a ascender aos 48.061€ se lhe incluirmos todos os extras.

MAIS – Motor, modo sport e espaço.

MENOS – Suspensão.

 

FICHA TÉCNICA

Motor – 4 cil. linha, inj. directa, turbo, Diesel

Cilindrada – 1995 cm3

Cx Vel – 8 vel. automática

Potência – 190 cv

Binário – 400 Nm/1750 rpm

Vel máx – 220 km/h

Aceleração – 7,7 s (0-100 km/h)

Consumo – Médio 4,6 l/100 km, AutoSport 6,8 l/100 km

Suspensão dianteira – Tipo McPherson

Suspensão traseira – Eixo de torção

Travões dianteiros – Discos ventilados

Travões traseiros – Discos

Peso – 1540 kg

Depósito – 51 l

Mala – 450 l

Emissões – 121 g/km CO2

Preço (euros) € – nd