Renault Kangoo Equilibre TCe 130 – Ensaio Teste

By on 20 Janeiro, 2023

Mais do que a solução eletrificada da moda, a marca premium do carro do vizinho do lado, ou mesmo o automóvel com aquele desenho incrível que fica bem em qualquer evento, há um argumento a que deve sempre dar muito mais importância do que todos estes e que é: “aquilo que realmente precisa”. E se há coisa que precisamos sempre num automóvel é de um habitáculo com espaço e conforto, para transportar tudo o que queremos, sem qualquer dificuldade na nossa rotina diária. Neste caso, e levando o tema do espaço muito a sério, a nova geração do Renault Kangoo de passageiro poderá oferecer algo que, se calhar, nem imaginou ser possível.

Texto: André Mendes

[email protected]


Mais:
  • Espaço a bordo;
  • Bagageira;
  • Motor;
  • Versatilidade;
Menos:
  • Associação a um veículo comercial;
  • Alguns materiais;
  • Preço;

Exterior

6/10

É inevitável criar comparações com as versões comerciais do Kangoo, assim que olhamos para este modelo pela primeira vez. E mesmo que nos obriguemos a abstrair um pouco dessa situação, vai sempre haver alguém que o vai referir quase sem precisar de motivo. O que muita gente não percebe é que a proximidade deste formato de passageiros à tal versão comercial, pode ser uma vantagem tremenda e um autêntico sonho para as famílias de que precisam de mais espaço do que o habitual no seu dia-a-dia.

É que, por norma, os veículos comerciais incluem um formato de carroçaria otimizado para que o habitáculo possa disponibilizar o máximo espaço possível, ainda que mantendo o perímetro de carroçaria de forma a facilitar as deslocações em ambiente urbano. Ou seja, o comprimento do Kangoo não chega aos 4,5 metros e a largura também não chega aos dois, mais ou menos as mesmas medidas do Renault Austral, por exemplo, só que a altura do Kangoo fica mais de 20 centímetros acima do novo SUV. E tudo isso, traduz-se em espaço no habitáculo.

Mesmo antes de aceder ao habitáculo começamos a descobrir as primeiras vantagens deste formato. A mais óbvia está relacionada com as portas traseiras de correr, que são perfeitas para os estacionamentos mais apertados. Além disso, o seu espaço de abertura é também bastante amplo e precioso para os momentos em que estamos no processo de ajustar cadeiras, colocar cintos, etc. E a abertura das portas da frente também é mais ampla, com um ângulo de 90 graus.

Interior

8/10

É muito provável que as primeiras opiniões sejam sempre relacionadas com o facto de este Kangoo ser parecido com um furgão ou um comercial, não há como evitar. Só que basta aceder ao habitáculo para perceber os benefícios que esse formato nos pode trazer. Na fila de assentos traseira, cabem três cadeiras de bebé sem grandes dificuldades, ficando apenas em falta os suportes ISOFIX para o lugar do meio. E nas costas dos assentos dianteiros, há tabuleiros, perfeitos para apoiar o lanche ou mesmo para os mais novos irem fazendo uns desenhos enquanto estamos parados no trânsito.

Outra das grandes surpresas está relacionada com a bagageira, que não inclui a necessidade de arrumar as coisas da melhor forma para que caiba tudo, basta atirar todos os objetos, sacos e mochilas que traz consigo lá para dentro, que será raro o objeto que não vá caber nos 775 litros de capacidade que estão disponíveis. E se os assentos traseiros forem rebatidos, este Kangoo de passageiros transforma-se no sonho de qualquer pessoa que tenha a necessidade de fazer uma visita àquela conhecida loja de mobiliário nórdico, usufruindo dos 3.500 litros de capacidade do habitáculo, neste caso sim, semelhante à de um modelo comercial e com a vantagem de contar com uma altura no interior bastante elevada.

Na frente, a versatilidade mantém-se, com espaços de arrumação um pouco por toda a parte e uma posição que é muito mais semelhante à de um automóvel do que a um comercial, pois estes modelos também têm recebido uma enorme evolução nos últimos anos. Além do espaço de arrumação por cima da instrumentação, com tomadas USB e uma de 12V, há uma gaveta em vez do porta-luvas, diversos recantos para pequenos objetos e até um espaço de arrumações junto ao tejadilho.

Equipamento

7/10

Além das grandes vantagens em termos de espaço, a Renault também fez com que este Kangoo fosse simples e prático de se utilizar, sendo que a experiência começa logo pela presença de um suporte fixo para o telemóvel, num local perfeito para irmos vendo as informações do sistema de navegação, por exemplo. E se a bateria estiver a precisar de ser carregada, o espaço de arrumação mesmo ali ao lado tem duas tomadas USB e na plataforma inferior entre os assentos dianteiros, até está um carregador por indução.

Com a versão Equilibre, aqui ensaiada, há diversos elementos no exterior que estão pintados na mesma cor da carroçaria, estão presentes as jantes de 17 polegadas e um enorme conjunto de sistemas de segurança e de ajuda à condução. O ar condicionado é automático e o sistema multimédia inclui as ligações através de Apple CarPlay ou Android Auto, além de todos os outros equipamentos que até deixam esta lista com um visual muito agradável.

Ainda assim, a Renault quis mesmo demonstrar as possibilidades da versão de passageiros deste Kangoo, dotando-o de quase todos os extras que tem disponíveis. É uma decisão que atira o seu preço final para cima dos 35 mil euros, mas que completa todo o tema do equipamento com soluções tão práticas como o cartão mãos livres, ou o sistema Easy-Link com navegação e um monitor tátil de oito polegadas.

Consumos

6/10

A evolução desta motorização tem elevado a nota da eficiência de uma forma considerável e isso acaba por se refletir nas médias de consumo. Ainda assim, a marca declara 6,7 litros de gasto médio a cada 100 quilómetros, mas no nosso ensaio acabámos por ficar praticamente dois litros acima desse valor, pela maior frequência em trajetos urbanos e já na faixa horária em que a fluidez não é das melhores.

Ao Volante

6/10

A condução de um Renault Kangoo não é muito diferente de diversos outros modelos que conhecemos. Enquanto até há bem pouco tempo estes modelos se caracterizavam por uma postura mais vertical ao volante e que até se poderia tornar incómoda, isso já não acontece. Os assentos são confortáveis, a posição de condução é boa e a única desvantagem será, talvez, alguma falta de noção das dimensões da carroçaria em zonas mais apertadas como parques de estacionamento, por exemplo, algo que é compensado com a presença dos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros ou mesmo com a camara traseira de ajuda ao estacionamento.

Motor

6/10

O bloco de 1,3 litros a gasolina já usado em diversos outros modelos da Aliança da Renault com a Nissan, mas também nas ligações à Mercedes, as duas marcas com que a Renault partilha este projeto, já tem provas mais que dadas no mercado, e com diversos patamares distintos. Neste caso, com 130 cavalos de potência disponíveis e um binário de 240 Nm, é uma solução mais do que adequada para este modelo, havendo sempre potência quando necessária, enquanto também permite uma toada mais calma e até mais económica.

Balanço Final

7/10

Conduz-se como um familiar, é quase tão confortável como um familiar e tem um preço que também não destoa de tantos outros familiares. Mas no que diz respeito ao espaço a bordo, o que o Kangoo tem para nos oferecer já não nos é nada familiar. Afinal, são muito poucos os modelos que conseguem oferecer uma bagageira com quase 800 litros de capacidade, enquanto também oferece um espaço a bordo onde, em determinados momentos, a nossa voz até parece fazer eco.

Concorrentes

Mercedes-Benz Classe T 180
Motor: quatro cilindros, 1.3 litros, turbo; potência: 131 cavalos; Tração: dianteira; Aceleração dos 0 aos 100 km/h: 12,9 seg; consumo médio: 6,8 l/100km; preço base: 29.736 €

Ficha Técnica

Motor
Tipo: 4 cilindros em linha, turbo, a gasolina
Cilindrada (cm3): 1.333
Potência máxima (CV/rpm): 130/4.500
Binário máximo (Nm/rpm): 240/1.500
Tração: Dianteira
Transmissão: Caixa manual de seis velocidades
Direção: Assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): McPherson/Eixo de torção
Travões (fr/tr): discos ventilados / Tambores

Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): 12,8
Velocidade máxima (km/h): 183
Consumos misto (l/100 km): 6,7
Emissões CO2 (g/km): 152

Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4.486/1.919/1.838
Distância entre eixos (mm): 2.716
Largura de vias (fr/tr mm): 1.584/1.596
Peso (kg): 1.475
Capacidade da bagageira (l): 775
Depósito (l): 54
Pneus (fr/tr): 205/55 R17 H XL

Preço da versão ensaiada (Euros): 35.167 €
Preço da versão base (Euros): 31.143 €

Mais/Menos


Mais

  • Espaço a bordo;
  • Bagageira;
  • Motor;
  • Versatilidade;

Menos

  • Associação a um veículo comercial;
  • Alguns materiais;
  • Preço;

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 35167€

Preço da versão base (Euros): 31143€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

É inevitável criar comparações com as versões comerciais do Kangoo, assim que olhamos para este modelo pela primeira vez. E mesmo que nos obriguemos a abstrair um pouco dessa situação, vai sempre haver alguém que o vai referir quase sem precisar de motivo. O que muita gente não percebe é que a proximidade deste formato de passageiros à tal versão comercial, pode ser uma vantagem tremenda e um autêntico sonho para as famílias de que precisam de mais espaço do que o habitual no seu dia-a-dia.

É que, por norma, os veículos comerciais incluem um formato de carroçaria otimizado para que o habitáculo possa disponibilizar o máximo espaço possível, ainda que mantendo o perímetro de carroçaria de forma a facilitar as deslocações em ambiente urbano. Ou seja, o comprimento do Kangoo não chega aos 4,5 metros e a largura também não chega aos dois, mais ou menos as mesmas medidas do Renault Austral, por exemplo, só que a altura do Kangoo fica mais de 20 centímetros acima do novo SUV. E tudo isso, traduz-se em espaço no habitáculo.

Mesmo antes de aceder ao habitáculo começamos a descobrir as primeiras vantagens deste formato. A mais óbvia está relacionada com as portas traseiras de correr, que são perfeitas para os estacionamentos mais apertados. Além disso, o seu espaço de abertura é também bastante amplo e precioso para os momentos em que estamos no processo de ajustar cadeiras, colocar cintos, etc. E a abertura das portas da frente também é mais ampla, com um ângulo de 90 graus.

Interior

É muito provável que as primeiras opiniões sejam sempre relacionadas com o facto de este Kangoo ser parecido com um furgão ou um comercial, não há como evitar. Só que basta aceder ao habitáculo para perceber os benefícios que esse formato nos pode trazer. Na fila de assentos traseira, cabem três cadeiras de bebé sem grandes dificuldades, ficando apenas em falta os suportes ISOFIX para o lugar do meio. E nas costas dos assentos dianteiros, há tabuleiros, perfeitos para apoiar o lanche ou mesmo para os mais novos irem fazendo uns desenhos enquanto estamos parados no trânsito.

Outra das grandes surpresas está relacionada com a bagageira, que não inclui a necessidade de arrumar as coisas da melhor forma para que caiba tudo, basta atirar todos os objetos, sacos e mochilas que traz consigo lá para dentro, que será raro o objeto que não vá caber nos 775 litros de capacidade que estão disponíveis. E se os assentos traseiros forem rebatidos, este Kangoo de passageiros transforma-se no sonho de qualquer pessoa que tenha a necessidade de fazer uma visita àquela conhecida loja de mobiliário nórdico, usufruindo dos 3.500 litros de capacidade do habitáculo, neste caso sim, semelhante à de um modelo comercial e com a vantagem de contar com uma altura no interior bastante elevada.

Na frente, a versatilidade mantém-se, com espaços de arrumação um pouco por toda a parte e uma posição que é muito mais semelhante à de um automóvel do que a um comercial, pois estes modelos também têm recebido uma enorme evolução nos últimos anos. Além do espaço de arrumação por cima da instrumentação, com tomadas USB e uma de 12V, há uma gaveta em vez do porta-luvas, diversos recantos para pequenos objetos e até um espaço de arrumações junto ao tejadilho.

Equipamento

Além das grandes vantagens em termos de espaço, a Renault também fez com que este Kangoo fosse simples e prático de se utilizar, sendo que a experiência começa logo pela presença de um suporte fixo para o telemóvel, num local perfeito para irmos vendo as informações do sistema de navegação, por exemplo. E se a bateria estiver a precisar de ser carregada, o espaço de arrumação mesmo ali ao lado tem duas tomadas USB e na plataforma inferior entre os assentos dianteiros, até está um carregador por indução.

Com a versão Equilibre, aqui ensaiada, há diversos elementos no exterior que estão pintados na mesma cor da carroçaria, estão presentes as jantes de 17 polegadas e um enorme conjunto de sistemas de segurança e de ajuda à condução. O ar condicionado é automático e o sistema multimédia inclui as ligações através de Apple CarPlay ou Android Auto, além de todos os outros equipamentos que até deixam esta lista com um visual muito agradável.

Ainda assim, a Renault quis mesmo demonstrar as possibilidades da versão de passageiros deste Kangoo, dotando-o de quase todos os extras que tem disponíveis. É uma decisão que atira o seu preço final para cima dos 35 mil euros, mas que completa todo o tema do equipamento com soluções tão práticas como o cartão mãos livres, ou o sistema Easy-Link com navegação e um monitor tátil de oito polegadas.

Consumos

A evolução desta motorização tem elevado a nota da eficiência de uma forma considerável e isso acaba por se refletir nas médias de consumo. Ainda assim, a marca declara 6,7 litros de gasto médio a cada 100 quilómetros, mas no nosso ensaio acabámos por ficar praticamente dois litros acima desse valor, pela maior frequência em trajetos urbanos e já na faixa horária em que a fluidez não é das melhores.

Ao volante

A condução de um Renault Kangoo não é muito diferente de diversos outros modelos que conhecemos. Enquanto até há bem pouco tempo estes modelos se caracterizavam por uma postura mais vertical ao volante e que até se poderia tornar incómoda, isso já não acontece. Os assentos são confortáveis, a posição de condução é boa e a única desvantagem será, talvez, alguma falta de noção das dimensões da carroçaria em zonas mais apertadas como parques de estacionamento, por exemplo, algo que é compensado com a presença dos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros ou mesmo com a camara traseira de ajuda ao estacionamento.

Concorrentes

Mercedes-Benz Classe T 180
Motor: quatro cilindros, 1.3 litros, turbo; potência: 131 cavalos; Tração: dianteira; Aceleração dos 0 aos 100 km/h: 12,9 seg; consumo médio: 6,8 l/100km; preço base: 29.736 €

Motor

O bloco de 1,3 litros a gasolina já usado em diversos outros modelos da Aliança da Renault com a Nissan, mas também nas ligações à Mercedes, as duas marcas com que a Renault partilha este projeto, já tem provas mais que dadas no mercado, e com diversos patamares distintos. Neste caso, com 130 cavalos de potência disponíveis e um binário de 240 Nm, é uma solução mais do que adequada para este modelo, havendo sempre potência quando necessária, enquanto também permite uma toada mais calma e até mais económica.

Balanço final

Conduz-se como um familiar, é quase tão confortável como um familiar e tem um preço que também não destoa de tantos outros familiares. Mas no que diz respeito ao espaço a bordo, o que o Kangoo tem para nos oferecer já não nos é nada familiar. Afinal, são muito poucos os modelos que conseguem oferecer uma bagageira com quase 800 litros de capacidade, enquanto também oferece um espaço a bordo onde, em determinados momentos, a nossa voz até parece fazer eco.

Mais
  • Espaço a bordo;
  • Bagageira;
  • Motor;
  • Versatilidade;
Menos
  • Associação a um veículo comercial;
  • Alguns materiais;
  • Preço;

Ficha técnica

Motor
Tipo: 4 cilindros em linha, turbo, a gasolina
Cilindrada (cm3): 1.333
Potência máxima (CV/rpm): 130/4.500
Binário máximo (Nm/rpm): 240/1.500
Tração: Dianteira
Transmissão: Caixa manual de seis velocidades
Direção: Assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): McPherson/Eixo de torção
Travões (fr/tr): discos ventilados / Tambores

Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): 12,8
Velocidade máxima (km/h): 183
Consumos misto (l/100 km): 6,7
Emissões CO2 (g/km): 152

Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4.486/1.919/1.838
Distância entre eixos (mm): 2.716
Largura de vias (fr/tr mm): 1.584/1.596
Peso (kg): 1.475
Capacidade da bagageira (l): 775
Depósito (l): 54
Pneus (fr/tr): 205/55 R17 H XL

Preço da versão ensaiada (Euros): 35.167 €
Preço da versão base (Euros): 31.143 €

Preço da versão ensaiada (Euros): 35167€
Preço da versão base (Euros): 31143€