Seat Arona 1.5 TSI DSG (2021) – Ensaio Teste

By on 25 Outubro, 2021

Seat Arona 1.5 TSI DSG (2021) – Ensaio Teste

Texto: Guilherme André

Evolução da fórmula

A Seat decidiu renovar duas das suas principais “estrelas” em Portugal, o Ibiza e o Arona. O SUV, que temos aqui em ensaio, faz parte do aguerrido segmento B-SUV que é talvez um dos mais concorridos da atualidade. Perante isto, a marca espanhola viu-se na obrigação de melhorar uma fórmula de sucesso, que já vendeu mais de 400 mil unidades desde 2017, para continuar a seduzir os condutores que procuram um veículo neste segmento. Neste ensaio testámos o Seat Arona na versão 1.5 TSI, a mais potente da gama, com o nível de equipamento desportivo, FR. Tem o que é preciso para ser o melhor do segmento?


Mais:

design, dinâmica, motor

Menos:

infotainment, preço superior aos rivais

Exterior

0/10

Exterior (8/10) No exterior, o restyling do Seat Arona é visto em pequenos detalhes. Nas versões base, o Arona diferencia-se pela inclusão de para-choques redesenhados com os faróis de nevoeiro a posicionarem-se numa zona superior. Contudo, na versão FR o para-choques, igualmente redesenhados, apresenta um formato específico. Comum a todas as versões é a nova asa traseira, difusor e a designação em estilo manuscrito na tampa da mala. De um modo geral, está semelhante ao Arona pré-restyling, mas com novidades que o tornam ligeiramente mais apelativo.

Interior

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Interior (8/10) Se por fora as alterações são contidas, no interior a filosofia é completamente distinta. O tablier surge agora com um revestimento mais suave ao toque e mantém a qualidade de construção do pré-restyling. Ao centro encontramos um novo ecrã central “flutuante” que transmite as informações do mais recente sistema de infotainment da marca espanhola. Tal como acontece em outros modelos que já ensaiámos, como é o caso do Leon, este infotainment é algo difícil de utilizar e requer alguma habituação. Como é cada vez mais comum, o sistema conta com conectividade através de Apple CarPlay e Android Auto. De referir que a unidade ensaiada estava equipada com o opcional painel de instrumentos digital.

Relativamente a espaço não há novidades, ou seja, é possível transportar quatro adultos com conforto. O lugar do meio é prejudicado por um túnel central algo pronunciado, mas também por uma largura na segunda fila de bancos algo curta. Tudo isto acompanhado por uma bagageira com 400 litros de capacidade.

Equipamento

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Equipamento (8/10) O Seat Arona em ensaio conta com o nível de equipamento de topo e também o mais desportivo, o FR. Assim, não é de estranhar que seja o que conta com a lista de equipamento de série mais recheada. Falamos de faróis traseiros em LED, barras de tejadilho cromadas, vidros traseiros escurecidos, jantes de 17 polegadas, detalhes exclusivos no interior e exterior FR, bancos dianteiros com regulação em altura, conectividade Apple CarPlay e Android Auto, sistema hill hold, sensor de chuva, modos de condução, front assist, sensores de estacionamento traseiro, cruise control, entre outros. Porém, a Seat oferece uma lista de opcionais bastante recheada onde podemos encontrar coisas como painel de instrumentos digital, faróis Full LED ou jantes de 18 polegadas.

Consumos

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Consumos (6/10) O Seat Arona com o motor 1.5 TSI acoplado à transmissão automática DSG tem um consumo anunciado de 6,1 l/100 km. Durante o nosso ensaio percebemos que é possível atingir valores de 6,9 l/100 km. Caso queira explorar os 150 cv desta motorização, pode esperar um aumento para números a rondar os 8 l/100 km. Com estes valores, o Seat Arona está em linha com os rivais diretos com potências semelhantes.

Ao Volante

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Ao volante (8/10) Um dos pontos mais positivos do Seat Arona é a vertente dinâmica, aliás, o modelo espanhol é um dos melhores do segmento. Neste restyling os atributos continuam, principalmente com o motor 1.5 TSI e a versão FR. Com uma afinação firme, o Arona garante uma condução divertida em trajetos sinuosos, com a carroçaria a apresentar movimentos controlados e um ligeiro adornar de carroçaria. Em autoestrada é fácil manter os limites de velocidade das estradas portuguesas, enquanto em trajetos mais degradados a suspensão oferece conforto suficiente para todos os passageiros. No para-arranca da cidade a transmissão automática DSG ajuda a atenuar o stress visto que o condutor não precisa de estar constantemente a fazer pontos de embraiagem.

Motor

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Motor (8/10) Debaixo do capot, o Seat Arona conta com um motor já conhecido do pré-restyling. Falamos do quatro cilindros 1.5 TSI, acoplado à já mencionada transmissão automática DSG. Esta motorização garante 150 cv e 250 Nm de binário, potência suficiente para acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,2 segundos e atingir uma velocidade máxima de 210 km/h. Esta solução é a mais potente da gama e oferece uma resposta enérgica ao acelerador desde as 1500 rpm, o que favorece uma condução mais dinâmica.

Balanço Final

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Balanço Final (8/10) Por fim, o restyling do Seat Arona vem aprimorar um modelo que tem tido sucesso em Portugal. Com uma das conduções mais dinâmicas do segmento, principalmente com este motor 1.5 TSI de 150 cv, é um SUV interessante para quem vê o carro como mais do que um meio de transporte. O preço arranca nos 28 738€ com o motor 1.5 TSI e nível de equipamento FR.

Concorrentes

Ford Puma ST-Line 1.0 EcoBoost MHEV – Motor: três cilindros, 1.0 litros, turbo, gasolina; tramissão: manual de 6 velocidades; potência: 155 cv e 220 Nm de binário; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 9 segundos; preço base: 25 610€

Peugeot 2008 GT 1.2 Puretech – Motor: três cilindros, 1.2 litros, turbo, gasolina; transmissão: automática de 8 velocidades; potência: 130 cv e 230 Nm de binário; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 9,1 segundos; preço base: 27 020€

Renault Captur R.S. Line TCe 140 EDC – Motor: quatro cilindros, 1.3 litros, turbo, gasolina; transmissão: automática de 7 velocidades; potência: 140 cv e 260 Nm de binário; Aceleração 0 aos 100 km/h: 9,2 segundos; preço base: 29 250€

Ficha Técnica

Motor                                                                            

Tipo: 4 cilindros em linha, turbo, gasolina

Cilindrada (cm3): 1498

Diâmetro x Curso (mm): 74,5 x 85,9

Taxa de Compressão: 10,5 a 1

Potência máxima (CV/rpm): 150/5000-6000

Binário máximo (Nm/rpm): 250/1500-3500

Tração: dianteira

Transmissão: Automática de sete velocidades

Direção: Pinhão e cremalheira, assistida eletricamente

Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson / barra de torção

Travões (fr/tr): discos ventilados / discos

Prestações e consumos 

Aceleração 0-100 km/h (s): 8,2

Velocidade máxima (km/h): 210

Consumos misto (l/100 km): 6,1

Emissões CO2 (gr/km): 140

Dimensões e pesos 

Comprimento/Largura/Altura (mm): 4138/1780/1552

Distância entre eixos (mm): 2566

Largura de vias (fr/tr mm): 1503/1486

Peso (kg): 1268

Capacidade da bagageira (l): 400

Deposito de combustível (l): 40

Pneus (fr/tr): 215/45 R18

Mais/Menos


Mais

design, dinâmica, motor

Menos

infotainment, preço superior aos rivais

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Exterior (8/10) No exterior, o restyling do Seat Arona é visto em pequenos detalhes. Nas versões base, o Arona diferencia-se pela inclusão de para-choques redesenhados com os faróis de nevoeiro a posicionarem-se numa zona superior. Contudo, na versão FR o para-choques, igualmente redesenhados, apresenta um formato específico. Comum a todas as versões é a nova asa traseira, difusor e a designação em estilo manuscrito na tampa da mala. De um modo geral, está semelhante ao Arona pré-restyling, mas com novidades que o tornam ligeiramente mais apelativo.

Interior

Interior (8/10) Se por fora as alterações são contidas, no interior a filosofia é completamente distinta. O tablier surge agora com um revestimento mais suave ao toque e mantém a qualidade de construção do pré-restyling. Ao centro encontramos um novo ecrã central “flutuante” que transmite as informações do mais recente sistema de infotainment da marca espanhola. Tal como acontece em outros modelos que já ensaiámos, como é o caso do Leon, este infotainment é algo difícil de utilizar e requer alguma habituação. Como é cada vez mais comum, o sistema conta com conectividade através de Apple CarPlay e Android Auto. De referir que a unidade ensaiada estava equipada com o opcional painel de instrumentos digital.

Relativamente a espaço não há novidades, ou seja, é possível transportar quatro adultos com conforto. O lugar do meio é prejudicado por um túnel central algo pronunciado, mas também por uma largura na segunda fila de bancos algo curta. Tudo isto acompanhado por uma bagageira com 400 litros de capacidade.

Equipamento

Equipamento (8/10) O Seat Arona em ensaio conta com o nível de equipamento de topo e também o mais desportivo, o FR. Assim, não é de estranhar que seja o que conta com a lista de equipamento de série mais recheada. Falamos de faróis traseiros em LED, barras de tejadilho cromadas, vidros traseiros escurecidos, jantes de 17 polegadas, detalhes exclusivos no interior e exterior FR, bancos dianteiros com regulação em altura, conectividade Apple CarPlay e Android Auto, sistema hill hold, sensor de chuva, modos de condução, front assist, sensores de estacionamento traseiro, cruise control, entre outros. Porém, a Seat oferece uma lista de opcionais bastante recheada onde podemos encontrar coisas como painel de instrumentos digital, faróis Full LED ou jantes de 18 polegadas.

Consumos

Consumos (6/10) O Seat Arona com o motor 1.5 TSI acoplado à transmissão automática DSG tem um consumo anunciado de 6,1 l/100 km. Durante o nosso ensaio percebemos que é possível atingir valores de 6,9 l/100 km. Caso queira explorar os 150 cv desta motorização, pode esperar um aumento para números a rondar os 8 l/100 km. Com estes valores, o Seat Arona está em linha com os rivais diretos com potências semelhantes.

Ao volante

Ao volante (8/10) Um dos pontos mais positivos do Seat Arona é a vertente dinâmica, aliás, o modelo espanhol é um dos melhores do segmento. Neste restyling os atributos continuam, principalmente com o motor 1.5 TSI e a versão FR. Com uma afinação firme, o Arona garante uma condução divertida em trajetos sinuosos, com a carroçaria a apresentar movimentos controlados e um ligeiro adornar de carroçaria. Em autoestrada é fácil manter os limites de velocidade das estradas portuguesas, enquanto em trajetos mais degradados a suspensão oferece conforto suficiente para todos os passageiros. No para-arranca da cidade a transmissão automática DSG ajuda a atenuar o stress visto que o condutor não precisa de estar constantemente a fazer pontos de embraiagem.

Concorrentes

Ford Puma ST-Line 1.0 EcoBoost MHEV – Motor: três cilindros, 1.0 litros, turbo, gasolina; tramissão: manual de 6 velocidades; potência: 155 cv e 220 Nm de binário; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 9 segundos; preço base: 25 610€

Peugeot 2008 GT 1.2 Puretech – Motor: três cilindros, 1.2 litros, turbo, gasolina; transmissão: automática de 8 velocidades; potência: 130 cv e 230 Nm de binário; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 9,1 segundos; preço base: 27 020€

Renault Captur R.S. Line TCe 140 EDC – Motor: quatro cilindros, 1.3 litros, turbo, gasolina; transmissão: automática de 7 velocidades; potência: 140 cv e 260 Nm de binário; Aceleração 0 aos 100 km/h: 9,2 segundos; preço base: 29 250€

Motor

Motor (8/10) Debaixo do capot, o Seat Arona conta com um motor já conhecido do pré-restyling. Falamos do quatro cilindros 1.5 TSI, acoplado à já mencionada transmissão automática DSG. Esta motorização garante 150 cv e 250 Nm de binário, potência suficiente para acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,2 segundos e atingir uma velocidade máxima de 210 km/h. Esta solução é a mais potente da gama e oferece uma resposta enérgica ao acelerador desde as 1500 rpm, o que favorece uma condução mais dinâmica.

Balanço final

Balanço Final (8/10) Por fim, o restyling do Seat Arona vem aprimorar um modelo que tem tido sucesso em Portugal. Com uma das conduções mais dinâmicas do segmento, principalmente com este motor 1.5 TSI de 150 cv, é um SUV interessante para quem vê o carro como mais do que um meio de transporte. O preço arranca nos 28 738€ com o motor 1.5 TSI e nível de equipamento FR.

Mais

design, dinâmica, motor

Menos

infotainment, preço superior aos rivais

Ficha técnica

Motor                                                                            

Tipo: 4 cilindros em linha, turbo, gasolina

Cilindrada (cm3): 1498

Diâmetro x Curso (mm): 74,5 x 85,9

Taxa de Compressão: 10,5 a 1

Potência máxima (CV/rpm): 150/5000-6000

Binário máximo (Nm/rpm): 250/1500-3500

Tração: dianteira

Transmissão: Automática de sete velocidades

Direção: Pinhão e cremalheira, assistida eletricamente

Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson / barra de torção

Travões (fr/tr): discos ventilados / discos

Prestações e consumos 

Aceleração 0-100 km/h (s): 8,2

Velocidade máxima (km/h): 210

Consumos misto (l/100 km): 6,1

Emissões CO2 (gr/km): 140

Dimensões e pesos 

Comprimento/Largura/Altura (mm): 4138/1780/1552

Distância entre eixos (mm): 2566

Largura de vias (fr/tr mm): 1503/1486

Peso (kg): 1268

Capacidade da bagageira (l): 400

Deposito de combustível (l): 40

Pneus (fr/tr): 215/45 R18