Seat Arona 1.5 TSI DSG – Ensaio Teste

By on 9 Maio, 2021

Seat Arona 1.5 TSI DSG – Ensaio Teste

Texto: Guilherme André

O último suspiro

O Seat Arona é um dos modelos mais importantes da marca em Portugal. De facto, no primeiro trimestre deste ano foi o modelo mais vendido da marca e o terceiro no que diz respeito ao segmento B-SUV. No mês passado, a Seat revelou o restyling do Arona que entra em cena no fim do verão, contudo, até lá, vamos continuar a contar com a variante pré-restyling que temos hoje para ensaio. Para quem acha algo curto os 115 cv do motor 1.0 TSI, a Seat propõe este 1.5 TSI com 150 cv, associado à cada vez mais importante transmissão automática DSG.


Mais:

motor enérgico, dinâmica de condução

Menos:

restyling “à porta”; preço

Exterior

7/10

Exterior (7/10) Apesar da imagem exterior do Seat Arona ter sido bem aceite desde o início de comercialização, principalmente entre os condutores mais jovens, com a entrada em cena de rivais como o novo Peugeot 2008 é um SUV que começa a pedir uma atualização. Neste ensaio, o Arona é acompanhado pelo nível de equipamento FR que garante uma imagem mais desportiva e apelativa com destaque para para-choques mais agressivos, contornos de saída de escape (falsas) em cromado e alguns apontamentos em negro.

Interior

7/10

Interior (7/10) No interior, o Seat Arona segue em linha com os seus “primos” do Grupo Volkswagen, ou seja, adota uma imagem mais sóbria. A construção é satisfatória, contudo, de referir a utilização excessiva de plásticos no habitáculo. Nesta variante FR encontramos ainda um volante FR, bem como, painel de instrumentos digital e um ecrã central onde são transmitidas as informações do sistema de infotainment. Ao nível de espaço o Seat Arona permite levar quatro adultos com conforto e, em casos raros, pode levar cinco, uma vez que a largura na segunda fila de bancos não é abundante. Relativamente ao espaço para pernas ou cabeça está em linha com as dimensões praticadas no segmento. 

Equipamento

8/10

Equipamento (8/10) No que diz respeito a equipamento, a unidade em ensaio conta com o nível de cariz mais desportivo e equipado, o FR. De série encontramos coisas como farolins LED, luzes diurnas LED, barras de tejadilho, pintura bicolor, vidros traseiros escurecidos, bancos FR, ecrã central que transmite as informações do sistema de infotainment com conectividade Apple CarPlay e Android Auto, sensor de chuva, sistema de apoio ao arranque em subida, cruise control com limitador de velocidade ou patilhas no volante para a caixa DSG. Como é comum na Seat, a lista de opcionais é bastante recheada e permite personalizar o SUV a gosto de cada cliente, porém, também ajuda a subir o preço final. 

Consumos

/10

Consumos (8/10) No capítulo dos consumos, a Seat anuncia uma média de 6,1 l/100 km em ciclo combinado. Durante o nosso ensaio conseguimos um valor de 6,9 l/100 km. Este é um valor sensivelmente igual a grande parte dos rivais diretos.

Ao Volante

8/10

Ao volante (8/10) O Seat Arona recorre à plataforma MBQ-A0, um detalhe que o torna num dos SUV não desportivos mais dinâmicos do segmento. Com uma afinação de suspensão firme, mas não em demasia, possibilita uma condução divertida em trajetos mais sinuosos, apesar de apresentar um ligeiro adornar de carroçaria, mas com movimentos mais controlados do que alguns dos principais rivais. No dia a dia, a posição de condução mais elevada é típica dos SUV e esta solução com transmissão automática DSG garante um maior conforto no para-arranca da cidade ao dispensar os pontos de embraiagem. 

Motor

8/10

Motor (8/10)  No que diz respeito a motor, o Seat Arona deste ensaio está equipado com o bloco 1.5 TSI que debita 150 cv e 250 Nm de binário, associado a uma transmissão DSG de 7 velocidades. Com estes argumentos, o SUV acelera dos 0 aos 100 km/h em 8,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 210 km/h. Se por um lado a potência está em linha com soluções semelhantes de outras soluções do segmento, nos valores de aceleração o Arona é superior. Este motor demonstrou uma resposta enérgica ao acelerador desde baixa rotação. Tem também potência suficiente para acompanhar os valores máximos de velocidade permitida em autoestrada sem que o motor esteja em grande esforço.

Balanço Final

8/10

Balanço final (8/10) Com a chegada de um restyling nos próximos meses, isso não significa que o atual Seat Arona não continue a ser apelativo, bem pelo contrário. Com uma condução das mais dinâmicas do segmento e um motor enérgico, é uma boa opção para quem procura um SUV divertido de conduzir. Talvez o único entrave seja o preço que é ligeiramente superior a outras opções do segmento B-SUV.

Concorrentes

Ford Puma ST-Line 1.0 EcoBoost MHEV – Motor: três cilindros, 1.0 litros, turbo, gasolina; tramissão: manual de 6 velocidades; potência: 155 cv e 220 Nm de binário; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 9 segundos; preço base: 25 610€

Peugeot 2008 GT 1.2 Puretech – Motor: três cilindros, 1.2 litros, turbo, gasolina; transmissão: automática de 8 velocidades; potência: 130 cv e 230 Nm de binário; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 9,1 segundos; preço base: 27 020€

Renault Captur R.S. Line TCe 140 EDC – Motor: quatro cilindros, 1.3 litros, turbo, gasolina; transmissão: automática de 7 velocidades; potência: 140 cv e 260 Nm de binário; Aceleração 0 aos 100 km/h: 9,2 segundos; preço base: 29 250€

Ficha Técnica

Motor                                                                            

Tipo: 4 cilindros em linha, turbo, gasolina

Cilindrada (cm3): 1498

Diâmetro x Curso (mm): 74,5 x 85,9

Taxa de Compressão: 15,5 a 1

Potência máxima (CV/rpm): 150/5000-6000

Binário máximo (Nm/rpm): 250/1500-3500

Tração: dianteira

Transmissão: Automática de sete velocidades

Direção: Pinhão e cremalheira, assistida eletricamente

Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson / barra de torção

Travões (fr/tr): discos ventilados / discos

Prestações e consumos 

Aceleração 0-100 km/h (s): 8,2

Velocidade máxima (km/h): 210

Consumos misto (l/100 km): 6,1

Emissões CO2 (gr/km): 140

Dimensões e pesos 

Comprimento/Largura/Altura (mm): 4138/1780/1552

Distância entre eixos (mm): 2566

Largura de vias (fr/tr mm): 1503/1486

Peso (kg): 1239

Capacidade da bagageira (l): 400

Deposito de combustível (l): 40

Pneus (fr/tr): 215/45 R18

Mais/Menos


Mais

motor enérgico, dinâmica de condução

Menos

restyling “à porta”; preço

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Exterior (7/10) Apesar da imagem exterior do Seat Arona ter sido bem aceite desde o início de comercialização, principalmente entre os condutores mais jovens, com a entrada em cena de rivais como o novo Peugeot 2008 é um SUV que começa a pedir uma atualização. Neste ensaio, o Arona é acompanhado pelo nível de equipamento FR que garante uma imagem mais desportiva e apelativa com destaque para para-choques mais agressivos, contornos de saída de escape (falsas) em cromado e alguns apontamentos em negro.

Interior

Interior (7/10) No interior, o Seat Arona segue em linha com os seus “primos” do Grupo Volkswagen, ou seja, adota uma imagem mais sóbria. A construção é satisfatória, contudo, de referir a utilização excessiva de plásticos no habitáculo. Nesta variante FR encontramos ainda um volante FR, bem como, painel de instrumentos digital e um ecrã central onde são transmitidas as informações do sistema de infotainment. Ao nível de espaço o Seat Arona permite levar quatro adultos com conforto e, em casos raros, pode levar cinco, uma vez que a largura na segunda fila de bancos não é abundante. Relativamente ao espaço para pernas ou cabeça está em linha com as dimensões praticadas no segmento. 

Equipamento

Equipamento (8/10) No que diz respeito a equipamento, a unidade em ensaio conta com o nível de cariz mais desportivo e equipado, o FR. De série encontramos coisas como farolins LED, luzes diurnas LED, barras de tejadilho, pintura bicolor, vidros traseiros escurecidos, bancos FR, ecrã central que transmite as informações do sistema de infotainment com conectividade Apple CarPlay e Android Auto, sensor de chuva, sistema de apoio ao arranque em subida, cruise control com limitador de velocidade ou patilhas no volante para a caixa DSG. Como é comum na Seat, a lista de opcionais é bastante recheada e permite personalizar o SUV a gosto de cada cliente, porém, também ajuda a subir o preço final. 

Consumos

Consumos (8/10) No capítulo dos consumos, a Seat anuncia uma média de 6,1 l/100 km em ciclo combinado. Durante o nosso ensaio conseguimos um valor de 6,9 l/100 km. Este é um valor sensivelmente igual a grande parte dos rivais diretos.

Ao volante

Ao volante (8/10) O Seat Arona recorre à plataforma MBQ-A0, um detalhe que o torna num dos SUV não desportivos mais dinâmicos do segmento. Com uma afinação de suspensão firme, mas não em demasia, possibilita uma condução divertida em trajetos mais sinuosos, apesar de apresentar um ligeiro adornar de carroçaria, mas com movimentos mais controlados do que alguns dos principais rivais. No dia a dia, a posição de condução mais elevada é típica dos SUV e esta solução com transmissão automática DSG garante um maior conforto no para-arranca da cidade ao dispensar os pontos de embraiagem. 

Concorrentes

Ford Puma ST-Line 1.0 EcoBoost MHEV – Motor: três cilindros, 1.0 litros, turbo, gasolina; tramissão: manual de 6 velocidades; potência: 155 cv e 220 Nm de binário; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 9 segundos; preço base: 25 610€

Peugeot 2008 GT 1.2 Puretech – Motor: três cilindros, 1.2 litros, turbo, gasolina; transmissão: automática de 8 velocidades; potência: 130 cv e 230 Nm de binário; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 9,1 segundos; preço base: 27 020€

Renault Captur R.S. Line TCe 140 EDC – Motor: quatro cilindros, 1.3 litros, turbo, gasolina; transmissão: automática de 7 velocidades; potência: 140 cv e 260 Nm de binário; Aceleração 0 aos 100 km/h: 9,2 segundos; preço base: 29 250€

Motor

Motor (8/10)  No que diz respeito a motor, o Seat Arona deste ensaio está equipado com o bloco 1.5 TSI que debita 150 cv e 250 Nm de binário, associado a uma transmissão DSG de 7 velocidades. Com estes argumentos, o SUV acelera dos 0 aos 100 km/h em 8,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 210 km/h. Se por um lado a potência está em linha com soluções semelhantes de outras soluções do segmento, nos valores de aceleração o Arona é superior. Este motor demonstrou uma resposta enérgica ao acelerador desde baixa rotação. Tem também potência suficiente para acompanhar os valores máximos de velocidade permitida em autoestrada sem que o motor esteja em grande esforço.

Balanço final

Balanço final (8/10) Com a chegada de um restyling nos próximos meses, isso não significa que o atual Seat Arona não continue a ser apelativo, bem pelo contrário. Com uma condução das mais dinâmicas do segmento e um motor enérgico, é uma boa opção para quem procura um SUV divertido de conduzir. Talvez o único entrave seja o preço que é ligeiramente superior a outras opções do segmento B-SUV.

Mais

motor enérgico, dinâmica de condução

Menos

restyling “à porta”; preço

Ficha técnica

Motor                                                                            

Tipo: 4 cilindros em linha, turbo, gasolina

Cilindrada (cm3): 1498

Diâmetro x Curso (mm): 74,5 x 85,9

Taxa de Compressão: 15,5 a 1

Potência máxima (CV/rpm): 150/5000-6000

Binário máximo (Nm/rpm): 250/1500-3500

Tração: dianteira

Transmissão: Automática de sete velocidades

Direção: Pinhão e cremalheira, assistida eletricamente

Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson / barra de torção

Travões (fr/tr): discos ventilados / discos

Prestações e consumos 

Aceleração 0-100 km/h (s): 8,2

Velocidade máxima (km/h): 210

Consumos misto (l/100 km): 6,1

Emissões CO2 (gr/km): 140

Dimensões e pesos 

Comprimento/Largura/Altura (mm): 4138/1780/1552

Distância entre eixos (mm): 2566

Largura de vias (fr/tr mm): 1503/1486

Peso (kg): 1239

Capacidade da bagageira (l): 400

Deposito de combustível (l): 40

Pneus (fr/tr): 215/45 R18

Preço da versão base (Euros): 30270€