Skoda Citigo – Ensaio

By on 6 Junho, 2017

SKODA CITIGO MONTE CARLO

Paulo Costa ([email protected])

PARA CHAMAR À ATENÇÃO

Para comemorar os sucessos desportivos da Skoda durante a ampla história da marca, está disponível um kit estético que ‘transforma’ o Citigo num citadino de aparência nervosa.

A associação da Skoda aos carros desportivos já vem de longe, com a marca checa a fazer-se representar nos ralis com versões para clientes com base no modelo Fabia. Para reforçar essa imagem junto do público, criou versões de aparência desportiva, onde celebra o sucesso nos ralis, batizando-as com o nome Monte Carlo.

O Skoda Citigo, modelo citadino da marca, é mais um a receber este tratamento, distinguindo-se facilmente pelas decorações desportivas.

O Skoda Citigo Monte Carlo tem uma pintura vermelha específica, com riscos a simular velocidade nas portas e no portão da bagageira; jantes de 15 polegadas de cor negra; um aileron traseiro; e, no interior, elementos decorativos nos pedais, volante e estofos do banco. Visualmente, é apelativo, dando a impressão de ser um automóvel potente. Mas a verdade é que este é um kit que não vai muito além do estético, que pode ser aplicado à versão com o nível de equipamento Ambition, a intermédia.

O que combina menos com o kit Monte Carlo acaba mesmo por ser o motor. Com o nível Ambition, o Skoda Citigo recorre à versão de 60 cv do motor 1.0 litros, a menos potente, que não é muito interessante de explorar nos limites. Num ambiente urbano, serve perfeitamente para todas as necessidades do condutor, com consumos baixos, na casa dos 5.0 litros, um valor fácil de controlar. Agora, quando queremos que o motor corresponda às alterações estéticas, já dececiona. Estamos, afinal, na presença de um propulsor perfeitamente normal.

O chassis também não se distingue do de um Skoda Citigo normal, com um bom nível de conforto e um comportamento ágil no trânsito urbano, destacando-se a direção. Os travões de tambor na traseira também não dão muitas veleidades ao tentar-se replicar um comportamento desportivo. De resto, o Citigo Monte Carlo mantém a excelente habitabilidade e bagageira ampla que fizeram do carro checo e dos seus gémeos do Grupo VW das melhores opções neste segmento.

MAIS: Visual e bagageira.

MENOS: Equipamento e motor.

 

FICHA TÉCNICA

Motor – 3cil., 12v., inj. eletrónica, gasolina

Cilindrada – 999 cm3

Transmissão – Dianteira

Cx Vel – 5 vel. manual

Potência – 60 cv

Binário – 95 Nm/3000 rpm

Vel máx – 162 km/h

Aceleração – 14,4 s (0-100 km/h)

Consumo – Médio 4,4 l/100 km, AutoSport 5,4 l/100 km

Suspensão dianteira – McPherson

Suspensão traseira – Eixo com braços em Z

Travões dianteiros – Discos ventilados

Travões traseiros – Tambores

Peso – 929 kg

Depósito – 35 l

Mala – 251 l

Emissões – 101 g/km CO2