Škoda Fabia Monte Carlo 1.0TSI 110cv – Ensaio Teste

By on 25 Julho, 2023

Nos últimos tempos, fruto da oferta crescente e cada vez mais intensa das marcas no mercado dos SUV, temos ensaiado vários veículos dessa tipologia. Os carros do segmento B, que em tempos eram uma fatia significativa do mercado automóvel, estão agora longe de ser os carros mais vendidos e, por isso, a oferta das marcas é menor nesse segmento. Mas este Skoda Fabia Monte Carlo foi a solução certa para minimizar um pouco a “overdose” do segmento C.

É por isso que deixamos desde já o aviso que este ensaio pode sofrer algumas influências da dita overdose. Mas não estaremos a exagerar se dissermos que o Fabia é tudo o que um carro do segmento B deve ser. Neste ensaio, em que levamos este carro até Trás os Montes para vermos ao vivo as corridas de Vila Real, tivemos um pouco de tudo e em todos os desafios o Fabia saiu com nota positiva.

Não queremos dizer que o Fabia Monte Carlo é a melhor opção do Segmento B e talvez nem será a melhor opção da gama Fabia, mas é certo deixou a sua marca neste ensaio.

Nas versões Monte Carlo, além dos para choques mais desportivos, das saias laterais e do spoiler traseiro, há diversos elementos pintados num tom de negro brilhante, tais como a grelha dianteira ou a zona inferior dos para-choques, mas também as molduras das janelas, as capas dos espelhos retrovisores e as jantes de liga leve com 16 polegadas de diâmetro, sendo que as medidas de 17 e de 18 polegadas também estão disponíveis em opção. E para completar o conjunto, a Škoda incluiu um sistema de iluminação totalmente em LED nesta opção de visual mais desportivo. E claro, para a identificar os Monte Carlo, está também presente um logo específico na zona lateral da carroçaria, junto das rodas dianteiras.

Não é mais do que um Fabia com um fato de competição, muito longe do que poderia ter sido uma versão vRS (até na forma como as marcas evitam este tipo de versões se nota o aborrecimento que vai na indústria automóvel). Mas nem tudo é mau, o Fabia tem argumentos de peso e com uma carroçaria a fazer lembrar modelos de competição, passa a ser uma opção interessante para quem gostar deste tipo de carros.


Mais:

Design desportivo

Interior apelativo

Boas sensações na condução

Motor eficiente

Versatilidade

Menos:

A qualidade de alguns materiais do interior

 

Exterior

8/10

Como referido na introdução, os pormenores visuais mais desportivos fazem a diferença neste Fabia Monte Carlo. Para-choques de visual mais desportivo e com apêndices aerodinâmicos mais pronunciados, grelha dianteira de cor negra, jantes de liga leve específicas com diâmetros entre as 16 e as 18 polegadas. Além disso, o difusor traseiro do Fabia também conta com um novo desenho e está pintado de preto, melhorando o visual global desta versão. E, para não existirem dúvidas, está também presente um logo identificativo “Monte Carlo” na zona lateral da carroçaria, junto das rodas dianteiras. São pormenores, mas que fazem do Fabia Monte Carlo um carro mais apelativo para quem gosta de uma pinta mais desportiva. Estes pormenores só reforçam a melhoria das linhas do Fabia que se tornou mais comprido, mais largo, mas menos alto, dando-lhe um ar mais dinâmico. A geração anterior do Fabia já era interessante, mas pecava por ser demasiado “alta” o que dava um aspeto algo estranho. Baseado na plataforma modular MQB-A0 (que podemos encontrar no Audi A1, SEAT Ibiza Mk5, Škoda Kamiq, Škoda Scala, Volkswagen Polo Mk6 entre outros) o Fabia é mais comprido e, com 4.108 mm, ultrapassa pela primeira vez a marca dos quatro metros. A bagageira – que já era a maior do segmento – ganhou mais 50 l para uns espaçosos 380 l. Apesar da cor branca, com o tejadilho preto, o Fabia Monte Carlo que nos calhou em sorte é um carro bonito e os pormenores desportivos não foram exagerados. Quem não ligar a estes pormenores, certamente não terá de investir nesta versão, mas para quem gosta de uma linha mais agressiva, o Monte Carlo dá uma pinta mais arrojada, sem demasiados floreados. Alguns elementos foram também pensados para melhorar a aerodinâmica do carro o que se nota nos consumos.  

Interior

7/10

A bordo, o visual mais desportivo começa com os assentos de maior apoio e com os apoios de cabeça integrados, mas também com os diversos elementos a simular fibra de carbono, com destaque para uma linha vermelha que atravessa todo o tablier e que está presente também nas pegas das portas frontais. Além disso, o forro do tejadilho é escuro e há costuras específicas nos elementos que estão forrados em pele, como o fole do comando da caixa de velocidades, o punho do travão de mão ou mesmo no volante, que também conta com zonas de pele perfurada. O interior é predominantemente preto e apresenta um toque de vermelho, por exemplo, nos revestimentos dos bancos desportivos com apoios de cabeça integrados, que são fornecidos de série. A faixa decorativa horizontal no painel de instrumentos, bem como partes da consola central e os puxadores das portas também apresentam um acabamento vermelho, enquanto o forro do tejadilho e os pilares do tejadilho são pretos. Os apoios de braços das portas dianteiras e a parte inferior do painel de instrumentos apresentam um efeito desportivo. Os revestimentos dos pedais brilham com um aspeto de aço inoxidável e as soleiras das portas são adornadas com um logótipo Fabia. Não é um interior de ficar de queixo caído, mas os acabamentos em vermelho dão vida a um interior escuro e o contraste funciona bem. Apesar de vermos muito plástico, muitos deles duros e de alguns pormenores merecerem uma construção um tudo-nada mais cuidada, o interior do carro é agradável e à noite, uma luz ténue vermelha percorre o tablier dando mais vida ao conjunto. Quanto ao espaço, nos lugares da frente nada a assinalar, e atrás, apesar dos bancos algo volumosos, há espaço para duas pessoas se sentarem com conforto. A bagageira é generosa para um carro deste segmento e no geral, é um interior que tem tudo a ver com a filosofia aplicada no carro.  

Equipamento

8/10

A lista de equipamento de série é bem preenchida. Este é o primeiro Škoda Fabia Monte Carlo a estar disponível com um painel de instrumentos digital  personalizável de 10,25 polegadas que oferece um fundo específico e mais dinâmico para os layouts. O Virtual Cockpit opcional (presente nesta versão), como também é designado o painel de instrumentos digital, é de fácil utilização e agradável à vista. Além disso, o mapa pode fazer zoom nos cruzamentos e apresentá-los numa janela separada. Outros extras opcionais incluem um volante aquecido e um para-brisas aquecido para maior segurança no inverno.   Tal como os outros modelos da gama, dispõe de até nove airbags e é um dos veículos mais seguros do seu segmento.  Os sistemas de assistência, como o Travel Assist e o Park Assist, que anteriormente estavam reservados para categorias de veículos de nível superior, estiveram presentes nesta versão e deram uma ajuda por vezes algo intrusiva à condução, mas no geral, são elementos sempre úteis na condução do dia a dia. O Controlo de Velocidade Adaptativo (ACC) ajusta automaticamente a velocidade do automóvel à dos veículos da frente. Ao efetuar entradas de direção corretivas, se necessário, o sistema integrado Lane Assist ajuda – como o próprio nome sugere – a manter o veículo na faixa de rodagem. O sistema Travel Assist utiliza o Hands-on Detect para verificar se o condutor está a tocar no volante. A nossa versão tinha ainda o sistema Climatronic. No que diz respeito ao equipamento, o Fabia Monte Carlo vem com mais do que suficiente para lhe facilitar a vida ao volante.  

Consumos

8/10

Ficamos agradados com os consumos do Fabia, com 6.2L/100km, um número muito interessante tendo em conta que apesar de ter feito muito tempo de autoestrada, foi também “castigado” em estradas mais sinuosas e com uma condução mais vigorosa. O Fabia apenas em autoestrada poderá fazer consumos a rondar os 5.5L/100km, mas preferimos olhar para o panorama geral e 6.2 é um valor muito interessante.

Ao Volante

8/10

Foram as sensações ao volante do Fabia que nos conquistaram. Depois de uma dose valente de SUV pesados, a simplicidade com que o Fabia despachou os desafio que lhe propusemos foi impressionante. Nos troços de autoestrada, foi percetível um pisar sofisticado, nem muito duro, nem muito macio, o suficiente para absorver irregularidades sem comprometer a dinâmica de condução. Não foi difícil encontrar uma posição de condução confortável, mas os bancos mais desportivos comprometem ligeiramente o conforto para longas viagens. Têm pinta e têm muito apoio lateral, mas para algumas pessoas pode não ser a melhor solução. Mas depois de muitos quilómetros feitos, não acusamos o cansaço pelo que este pormenor acabou por não ser demasiado penalizador. Nas estradas mais sinuosas, o Fabia voltou a fazer-nos sorrir. É um carro que dá confiança, que parece que gosta de ser “apertado”, dando uma boa sensação de controlo em traçados mais exigentes.  A direção é afirmativa e a caixa manual de seis velocidades funcionou de forma muito competente. O motor de 110 Cv chega bem para o que se pretende, apesar de se notar alguma falta de alma a rotações mais baixas, enquanto esperamos pelo turbo. A visibilidade é boa, os comandos estão todos à disposição, de forma simples, o Cockpit View permite várias visões, mas a informação está toda lá sem grandes exageros gráficos. O Fabia fez-nos lembrar que há vida para lá dos grandes volumes dos SUV e só isso merece nota positiva, mas a Skoda construiu um carro muito eficaz e versátil.

Motor

8/10

O motor usado neste ensaio é o 1.0 TSI de 110 Cv que serve perfeitamente este Fabia. Só é pena não ser tão solícito em recuperações e em rotações mais baixas. Esquecendo esse pormenor, é um motor eficiente, pouco ruidoso (quase nem se nota no interior) que transmite poucas vibrações para os passageiros. Um bom compromisso que fica bem com a caixa manual de seis, bem escalonada. Temos algumas dúvidas se a caixa DSG poderá dar o mesmo prazer de condução.

Balanço Final

8/10

A pergunta que se coloca é simples: vale a pena comprar o Fabia Monte Carlo, sabendo que o preço base desta versão está nos 26 mil, contra do 20 mil da versão dita “normal”. É uma diferença significativa sabendo que mecanicamente não há grandes diferenças entre uma versão e outra e que o Monte Carlo se trata apenas de uma versão apenas com o visual mais desportivo e mais alguns pormenores. Não é um ” hot hatch” e não poderá rivalizar com outras opções de marcas mesmo feitas para performances mais aprimoradas. Mas é um carro apelativo visualmente, que não compremnte na dinâmica e que tem tudo para satisfazer as necessidades do dia ad ia. A compra deste modelo será feita sempre mais pela emoção do que pela razão. Mas é um facto que, visualmente, o Monte Carlo tem mais pinta, sem ser exageradamente desportivo. É um carro completo, que nos faz questionar porque este segmento deixou de ser moda. Neste ensaio fizemos autoestrada, estradas sinuosas, sozinhos, ou com mais pessoas. Carregamos o carro com mais do que esperávamos, fizemos conduções suaves e mais bruscas e a tudo o Fabia respondeu afirmativamente. Não há dúvida que o Fabia é uma excelente opção para quem pretende um veículo desta tipologia. Talvez seja agora uma das referências do segmento B. A única dúvida é se realmente o quer na “pele” Monte Carlo ou na versão menos desportiva. Terá de pesar bem os prós e os contras, pois a fatura final é mais pesada e poderá sentir-se tentado numa versão Fabia com um equipamento mais completo. A escolha é apenas sua. Mas a pinta do Monte Carlo faz deste um carro com vida, com chama, por dentro e por fora. E as vezes esse investimento faz sentido para dar mais cor ao dia a dia.  

Concorrentes

Audi A1 – Desde 28 mil euros  

Ford Fiesta – Desde 23 mil  euros  

Hyundai I20 – Desde 18 mil euros  

Peugeot 208 – Desde 19 mil euros  

Seat Ibiza – Desde 19 mil euros  

VW Polo – Desde 23 mil euros

Ficha Técnica

Lista do equipamento   2 entradas USB, tipo C  Espelho retrovisor interior com anti encadeamento 2 luzes de leitura dianteiras e 2 traseiras, em LED  Espelhos retrovisores exteriores aquecidos e ajustáveis eletricamente 4 altifalantes dianteiros + 2 traseiros  Faróis dianteiros com módulo Bi-LED e função corner, luz de circulação diurna LED Airbag para condutor e passageiro, com possibilidade de desativação do airbag do passageiro  Iluminação ambiente no interior Airbags de cortina e airbags laterais dianteiros  4Inserções decorativas Carbon-Fiber, compespontos MC em branco Apoio de braços dianteiro  Jantes de liga leve 17″ Procyon Aero, preto metalizado. Ar condicionado Climatronic  Pack Chrome Bancos dianteiros ajustáveis, com regulação manual  Pack Chrome Bancos dianteiros sport  Revestimento dos bancos em tecido Bancos traseiros rebatíveis, com apoio de braços central  Revestimento dos pedais em alumínio Bluetooth Sensores de parqueamento traseiros Computador de bordo  Maxidot Sun Set – Vidros traseiros escurecidos Embaladeiras MC  Vidros elétricos dianteiros e traseiros Pintura Metalizada Ar condicionado climatronic 375 € Câmera traseira Cockpit Virtual   Preço da versão base: 20 253 € Preço da versão ensaiada: 27 882 €

Mais/Menos


Mais

Design desportivo

Interior apelativo

Boas sensações na condução

Motor eficiente

Versatilidade

Menos

A qualidade de alguns materiais do interior

 

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Como referido na introdução, os pormenores visuais mais desportivos fazem a diferença neste Fabia Monte Carlo. Para-choques de visual mais desportivo e com apêndices aerodinâmicos mais pronunciados, grelha dianteira de cor negra, jantes de liga leve específicas com diâmetros entre as 16 e as 18 polegadas. Além disso, o difusor traseiro do Fabia também conta com um novo desenho e está pintado de preto, melhorando o visual global desta versão. E, para não existirem dúvidas, está também presente um logo identificativo “Monte Carlo” na zona lateral da carroçaria, junto das rodas dianteiras. São pormenores, mas que fazem do Fabia Monte Carlo um carro mais apelativo para quem gosta de uma pinta mais desportiva. Estes pormenores só reforçam a melhoria das linhas do Fabia que se tornou mais comprido, mais largo, mas menos alto, dando-lhe um ar mais dinâmico. A geração anterior do Fabia já era interessante, mas pecava por ser demasiado “alta” o que dava um aspeto algo estranho. Baseado na plataforma modular MQB-A0 (que podemos encontrar no Audi A1, SEAT Ibiza Mk5, Škoda Kamiq, Škoda Scala, Volkswagen Polo Mk6 entre outros) o Fabia é mais comprido e, com 4.108 mm, ultrapassa pela primeira vez a marca dos quatro metros. A bagageira – que já era a maior do segmento – ganhou mais 50 l para uns espaçosos 380 l. Apesar da cor branca, com o tejadilho preto, o Fabia Monte Carlo que nos calhou em sorte é um carro bonito e os pormenores desportivos não foram exagerados. Quem não ligar a estes pormenores, certamente não terá de investir nesta versão, mas para quem gosta de uma linha mais agressiva, o Monte Carlo dá uma pinta mais arrojada, sem demasiados floreados. Alguns elementos foram também pensados para melhorar a aerodinâmica do carro o que se nota nos consumos.  

Interior

A bordo, o visual mais desportivo começa com os assentos de maior apoio e com os apoios de cabeça integrados, mas também com os diversos elementos a simular fibra de carbono, com destaque para uma linha vermelha que atravessa todo o tablier e que está presente também nas pegas das portas frontais. Além disso, o forro do tejadilho é escuro e há costuras específicas nos elementos que estão forrados em pele, como o fole do comando da caixa de velocidades, o punho do travão de mão ou mesmo no volante, que também conta com zonas de pele perfurada. O interior é predominantemente preto e apresenta um toque de vermelho, por exemplo, nos revestimentos dos bancos desportivos com apoios de cabeça integrados, que são fornecidos de série. A faixa decorativa horizontal no painel de instrumentos, bem como partes da consola central e os puxadores das portas também apresentam um acabamento vermelho, enquanto o forro do tejadilho e os pilares do tejadilho são pretos. Os apoios de braços das portas dianteiras e a parte inferior do painel de instrumentos apresentam um efeito desportivo. Os revestimentos dos pedais brilham com um aspeto de aço inoxidável e as soleiras das portas são adornadas com um logótipo Fabia. Não é um interior de ficar de queixo caído, mas os acabamentos em vermelho dão vida a um interior escuro e o contraste funciona bem. Apesar de vermos muito plástico, muitos deles duros e de alguns pormenores merecerem uma construção um tudo-nada mais cuidada, o interior do carro é agradável e à noite, uma luz ténue vermelha percorre o tablier dando mais vida ao conjunto. Quanto ao espaço, nos lugares da frente nada a assinalar, e atrás, apesar dos bancos algo volumosos, há espaço para duas pessoas se sentarem com conforto. A bagageira é generosa para um carro deste segmento e no geral, é um interior que tem tudo a ver com a filosofia aplicada no carro.  

Equipamento

A lista de equipamento de série é bem preenchida. Este é o primeiro Škoda Fabia Monte Carlo a estar disponível com um painel de instrumentos digital  personalizável de 10,25 polegadas que oferece um fundo específico e mais dinâmico para os layouts. O Virtual Cockpit opcional (presente nesta versão), como também é designado o painel de instrumentos digital, é de fácil utilização e agradável à vista. Além disso, o mapa pode fazer zoom nos cruzamentos e apresentá-los numa janela separada. Outros extras opcionais incluem um volante aquecido e um para-brisas aquecido para maior segurança no inverno.   Tal como os outros modelos da gama, dispõe de até nove airbags e é um dos veículos mais seguros do seu segmento.  Os sistemas de assistência, como o Travel Assist e o Park Assist, que anteriormente estavam reservados para categorias de veículos de nível superior, estiveram presentes nesta versão e deram uma ajuda por vezes algo intrusiva à condução, mas no geral, são elementos sempre úteis na condução do dia a dia. O Controlo de Velocidade Adaptativo (ACC) ajusta automaticamente a velocidade do automóvel à dos veículos da frente. Ao efetuar entradas de direção corretivas, se necessário, o sistema integrado Lane Assist ajuda – como o próprio nome sugere – a manter o veículo na faixa de rodagem. O sistema Travel Assist utiliza o Hands-on Detect para verificar se o condutor está a tocar no volante. A nossa versão tinha ainda o sistema Climatronic. No que diz respeito ao equipamento, o Fabia Monte Carlo vem com mais do que suficiente para lhe facilitar a vida ao volante.  

Consumos

Ficamos agradados com os consumos do Fabia, com 6.2L/100km, um número muito interessante tendo em conta que apesar de ter feito muito tempo de autoestrada, foi também “castigado” em estradas mais sinuosas e com uma condução mais vigorosa. O Fabia apenas em autoestrada poderá fazer consumos a rondar os 5.5L/100km, mas preferimos olhar para o panorama geral e 6.2 é um valor muito interessante.

Ao volante

Foram as sensações ao volante do Fabia que nos conquistaram. Depois de uma dose valente de SUV pesados, a simplicidade com que o Fabia despachou os desafio que lhe propusemos foi impressionante. Nos troços de autoestrada, foi percetível um pisar sofisticado, nem muito duro, nem muito macio, o suficiente para absorver irregularidades sem comprometer a dinâmica de condução. Não foi difícil encontrar uma posição de condução confortável, mas os bancos mais desportivos comprometem ligeiramente o conforto para longas viagens. Têm pinta e têm muito apoio lateral, mas para algumas pessoas pode não ser a melhor solução. Mas depois de muitos quilómetros feitos, não acusamos o cansaço pelo que este pormenor acabou por não ser demasiado penalizador. Nas estradas mais sinuosas, o Fabia voltou a fazer-nos sorrir. É um carro que dá confiança, que parece que gosta de ser “apertado”, dando uma boa sensação de controlo em traçados mais exigentes.  A direção é afirmativa e a caixa manual de seis velocidades funcionou de forma muito competente. O motor de 110 Cv chega bem para o que se pretende, apesar de se notar alguma falta de alma a rotações mais baixas, enquanto esperamos pelo turbo. A visibilidade é boa, os comandos estão todos à disposição, de forma simples, o Cockpit View permite várias visões, mas a informação está toda lá sem grandes exageros gráficos. O Fabia fez-nos lembrar que há vida para lá dos grandes volumes dos SUV e só isso merece nota positiva, mas a Skoda construiu um carro muito eficaz e versátil.

Concorrentes

Audi A1 – Desde 28 mil euros  

Ford Fiesta – Desde 23 mil  euros  

Hyundai I20 – Desde 18 mil euros  

Peugeot 208 – Desde 19 mil euros  

Seat Ibiza – Desde 19 mil euros  

VW Polo – Desde 23 mil euros

Motor

O motor usado neste ensaio é o 1.0 TSI de 110 Cv que serve perfeitamente este Fabia. Só é pena não ser tão solícito em recuperações e em rotações mais baixas. Esquecendo esse pormenor, é um motor eficiente, pouco ruidoso (quase nem se nota no interior) que transmite poucas vibrações para os passageiros. Um bom compromisso que fica bem com a caixa manual de seis, bem escalonada. Temos algumas dúvidas se a caixa DSG poderá dar o mesmo prazer de condução.

Balanço final

A pergunta que se coloca é simples: vale a pena comprar o Fabia Monte Carlo, sabendo que o preço base desta versão está nos 26 mil, contra do 20 mil da versão dita “normal”. É uma diferença significativa sabendo que mecanicamente não há grandes diferenças entre uma versão e outra e que o Monte Carlo se trata apenas de uma versão apenas com o visual mais desportivo e mais alguns pormenores. Não é um ” hot hatch” e não poderá rivalizar com outras opções de marcas mesmo feitas para performances mais aprimoradas. Mas é um carro apelativo visualmente, que não compremnte na dinâmica e que tem tudo para satisfazer as necessidades do dia ad ia. A compra deste modelo será feita sempre mais pela emoção do que pela razão. Mas é um facto que, visualmente, o Monte Carlo tem mais pinta, sem ser exageradamente desportivo. É um carro completo, que nos faz questionar porque este segmento deixou de ser moda. Neste ensaio fizemos autoestrada, estradas sinuosas, sozinhos, ou com mais pessoas. Carregamos o carro com mais do que esperávamos, fizemos conduções suaves e mais bruscas e a tudo o Fabia respondeu afirmativamente. Não há dúvida que o Fabia é uma excelente opção para quem pretende um veículo desta tipologia. Talvez seja agora uma das referências do segmento B. A única dúvida é se realmente o quer na “pele” Monte Carlo ou na versão menos desportiva. Terá de pesar bem os prós e os contras, pois a fatura final é mais pesada e poderá sentir-se tentado numa versão Fabia com um equipamento mais completo. A escolha é apenas sua. Mas a pinta do Monte Carlo faz deste um carro com vida, com chama, por dentro e por fora. E as vezes esse investimento faz sentido para dar mais cor ao dia a dia.  

Mais

Design desportivo

Interior apelativo

Boas sensações na condução

Motor eficiente

Versatilidade

Menos

A qualidade de alguns materiais do interior

 

Ficha técnica

Lista do equipamento   2 entradas USB, tipo C  Espelho retrovisor interior com anti encadeamento 2 luzes de leitura dianteiras e 2 traseiras, em LED  Espelhos retrovisores exteriores aquecidos e ajustáveis eletricamente 4 altifalantes dianteiros + 2 traseiros  Faróis dianteiros com módulo Bi-LED e função corner, luz de circulação diurna LED Airbag para condutor e passageiro, com possibilidade de desativação do airbag do passageiro  Iluminação ambiente no interior Airbags de cortina e airbags laterais dianteiros  4Inserções decorativas Carbon-Fiber, compespontos MC em branco Apoio de braços dianteiro  Jantes de liga leve 17″ Procyon Aero, preto metalizado. Ar condicionado Climatronic  Pack Chrome Bancos dianteiros ajustáveis, com regulação manual  Pack Chrome Bancos dianteiros sport  Revestimento dos bancos em tecido Bancos traseiros rebatíveis, com apoio de braços central  Revestimento dos pedais em alumínio Bluetooth Sensores de parqueamento traseiros Computador de bordo  Maxidot Sun Set – Vidros traseiros escurecidos Embaladeiras MC  Vidros elétricos dianteiros e traseiros Pintura Metalizada Ar condicionado climatronic 375 € Câmera traseira Cockpit Virtual   Preço da versão base: 20 253 € Preço da versão ensaiada: 27 882 €