Toyota Auris HB HSD – ensaio

By on 15 Junho, 2017

Toyota Auris HB HSD

A renovação do Toyota Auris deu-se em 2015, em termos de design, segurança e motorizações, mas esta versão que ensaiámos, de novo trouxe apenas sensíveis alterações no sistema híbrido, que recebeu uma atualização de software de modo a permitir uma melhor adequação do regime do motor à velocidade do carro. E a verdade é que se nota uma aceleração bem mais linear…

Todos nós sabemos que na utilização de um automóvel de motor normal de combustão, seja ele diesel ou gasolina, o ciclo de consumo varia conforme as estradas que percorremos com o automóvel e se o fizermos em percurso citadino o consumo sobe muito, se passamos para estrada desce significativamente, e se rodarmos em auto estrada, se não abusarmos do acelerador, o consumo é ainda mais baixo. Pois bem, com este Toyota Auris Híbrido é exatamente o contrário, pois o primeiro percurso que tive de fazer neste ensaio, levou a que tivesse que percorrer cerca de 20 Km em estrada, cerca de 700 quilómetros em autoestrada e por fim, ao chegar novamente a Lisboa, uma monumental fila de trânsito ao passar pelo Prior Velho. Daí até à entrada do IC19, mais de um hora de para arranca. Só que com este Auris híbrido, o consumo durante a viagem andou pelos 5,2l – 5,5l/100, porque em autoestrada é habitual andar nos limites das velocidades autorizadas, mas curiosamente o consumo caiu drasticamente… no pára arranca. No dia seguinte tive que fazer cerca de 70 Km só em cidade, em percursos que apanharam a hora de ponta da manhã e da tarde e é aí que a economia deste Auris híbrido sobressai em todo o seu esplendor. Porque é capaz de andar muito tempo em modo elétrico. Então no para-arranca é ‘bola’…

Este Auris tem mesmo esta particularidade, se o seu percurso diário tem muito mais cidade do que estrada e não quer ficar refém dos carregamentos de um elétrico, então um carro deste estilo é o ideal, pois ‘arrisca-se’ a andar a gastar quase ‘zero’ enquanto os seus colegas de trânsito na cidade desesperam com o aumento de consumo. A Toyota utiliza o ‘slogan’ “Mude a forma como vê a condução” e a verdade é que é exatamente isso que acontece.

Esta versão Hybrid Synergy Drive (HSD) combina, como se sabe, os 99 cv de um motor a gasolina de 1798 cm3 a um motor elétrico cuja soma ‘dá’ 136 cv, isto com uma caixa de transmissão variável (CVT), uma motorização que em estrada é ‘gulosa’. Então se formos para velocidades mais ‘intensas’…

Quando em estrada utilizamos só o motor de combustão, tem força q.b. e a caixa é bem eficiente, não necessitando de grandes ‘exercícios’ com o pé para que esta esta na ‘velocidade’ certa para o momento. A ‘subida’ é bem progressiva, nada abrupto, e por isso, interessante. De resto, é o que já conhecemos do Auris, um design sóbrio, a frente é agressiva, mas não é nem nunca foi pelo design que a Toyota se destacou.

O Auris é confortável, mas ao mesmo tempo tem uma performance dinâmica eficiente, mostrando que o equilíbrio entre o conforto e a eficiência foi bem pensado. Então quando temos a sorte de poder desfrutar de alguns momentos sem que se ouça mais nada do que o silêncio do motor elétrico, é fantástico. Hoje em dia muitos dos condutores ainda não sabem a diferença que vão sentir quando um dia só guiarem um elétrico.

Por fim, há um pormenor que pode ser bastante ‘eficaz’, e tem a ver com o valor que a Toyota está a ‘pedir’ pelo Auris Híbrido, neste momento está ativa uma campanha de €23.170 (consulte www.toyota.pt para confirmação, depende da data em que ler este ensaio). Até final de junho, a Toyota tem condições especiais, com uma oferta até €3.000 que inclui mais equipamento e valorização adicional da retoma. Dentro do equipamento adicional que pode ter conta-se o Toyota Touch 2 ou sistema de segurança Toyota Safety Sense. Se tiver carro para dar à troca, a versão Comfort+Techno, seja a gasolina, a diesel ou híbrida, garante uma oferta máxima de €3.000 no Toyota Auris, adicionando o equipamento Pack Sport.

Para que tenha um pouco de mais consciência relativamente ao que estão a ‘valer’ hoje em dia os híbridos, note que já são mais de 10,3 milhões de veículos híbridos vendidos em todo o mundo e o Auris liderou vendas de híbridos em Portugal.

FICHA TÉCNICA

Motor: Dianteiro transversal 16 válvulas DOHC, VVT-i; 4 cilindros em linha, Gasolina 4 válvulas por cilindro. Injeção direta;

Cilindrada: 1798 cm3

Potência: 99cv /5200 rpm

Binário: 142 Nm às 4000 rpm

Motor Eléctrico: Motor síncrono de magneto permanente

Potência máxima 82 cv, Motor elétrico – Voltagem máxima 650 v;

Motor eléctrico – Potência máxima 60 kw

Motor eléctrico – Binário máximo 207 Nm

Bateria híbrida – Tipo Hidretos metálicos de níquel

Potência máxima combinada 136 cv

Transmissão: CVT Automática

Vel.Max: 180 Km/h

Peso:1385 Kg

Depósito: 45 litros

Mala: 360-1199 litros

Suspensão: Tipo McPherson à frente/Eixo de torção atrás

Travões: DV/D

Aceleração 0-100 km/h 10,9s

Consumo médio 3,5 l/100 km

Consumo (AutoSport) 5,1l/100 Km

Emissões CO2 79 gr/km