Aquisição Opel pelo Grupo PSA – os últimos desenrolares

By on 22 Fevereiro, 2017

Carlos Tavares, Presidente da Direção do Grupo PSA, e Xavier Chéreau, Diretor de Recursos Humanos do Grupo PSA, reuniram-se esta semana com Jörg Hofman, Presidente da IG Metall, e com Wolfgang Schäfer-Klug, Presidente do Comité de Empresa Europeia da Opel, para discutirem possibilidades e que futuro sobre o muito falado tema – a possibilidade de o Grupo PSA adquirir a Opel.

Em comunicado, o Grupo PSA afirmou que foi abordado o impacto da potencial aquisição da Opel/Vauxhall nos acordos existentes, a proteção das infraestruturas e a garantia dos postos de trabalho. O grupo referiu pretender ter uma estreita cooperação com as instâncias representativas dos empregados da Opel e da IG Metall, a fim de encontrarem o caminho que permita criar, com a Direção da Opel, “um campeão europeu com raízes franco-alemãs, com o objetivo de proteger a empresa e os seus empregados.” Tudo isto, respeitando os acordos existentes em todos os países europeus e continuando o diálogo com todas as partes.

Para Wolfgang Schäfer-Klug, tudo está a ser devidamente tratado: “Este compromisso e o acordo de continuação das negociações constituem a base das futuras discussões com a PSA. Durante estas conversações, Carlos Tavares falou com convicção e mostrou-se interessado no desenvolvimento sustentável da Opel/Vauxhall como uma empresa independente. Enquanto representantes dos trabalhadores, partilhamos essa abordagem e estamos prontos a explorar as oportunidades para uma potencial aproximação.”

Carlos Tavares alinhou pelo mesmo diapasão: “A ambição da PSA é fazer da cooperação e da qualidade das relações com os sindicatos uma vantagem competitiva e um fator-chave no sucesso da empresa. Como precursores da colaboração em França, o Grupo PSA está já perfeitamente em consonância com a co-gestão que prevalece na Alemanha. A maturidade do diálogo social no seio da PSA levou à assinatura, em julho de 2016, do acordo ‘Novo Impulso para o Crescimento’ com 5 das 6 organizações sindicais, representando 80% dos funcionários.” Novos capítulos certamente surgirão nos próximos tempos até que seja conhecido um desfecho definitivo.

 

 

 

 

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)