Audi A6 Avant 40 TDI 2.0 204 cv – Ensaio Teste

By on 22 Janeiro, 2019

Audi A6 Avant 40 TDI 2.0 204 cv Sport

Texto: André Duarte

Uma bela proposta

 A A6 Avant chegou ao mercado no final do último ano, uma carrinha que traz com ela muitos argumentos de peso, que não deixam ninguém indiferente…

Conheça todas as versões e motorizações AQUI.


Mais:

Condução / Espaço / Conforto / Tecnologia

Menos:

Preço / Ecrãs digitais não sensíveis ao toque

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

A Audi A6 Avant é uma carrinha com personalidade, que ganhou mais carácter com a nova geração. A Audi dotou a Avant de linhas mais pronunciadas, que conferem uma imagem mais agressiva, sem comprometer a sobriedade que lhe é característica. As suas proporções sobressaem, com particular destaque para os 4,94 m de comprimento. Na dianteira encontramos um grelha de generosas dimensões, enquanto na traseira destacam-se os faróis e a dupla saída de escape, a par do difusor. No seu todo é um modelo que agrada à vista e transmite o espírito premium em que se posiciona.

Pontuação – 8

Interior

O habitáculo é marcado pelo espaço, que abunda, tanto à frente como atrás e na bagageira, com 560l que se estendem aos 1680l com os bancos traseiros rebatidos. Nele destacam-se a qualidade dos materiais, os apontamentos em cromado, mas também o design limpo e leve, com um tablier e respetiva consola central elegantes e pouco expressivos. O maior destaque é sem dúvida a aposta na digitalização, com três ecrãs: o painel de instrumentos – Audi Virtual Cockpit (opcional) – e dois ecrãs na consola central, o superior de 8,8” (10,1” em opção) e o inferior de 8,6”. Estes concentram a maioria das funcionalidades do veículo e são um claro passo em frente em termos de abordagem da marca. A um primeiro momento requerem habituação, mas rapidamente percebemos o seu funcionamento, ao serem muito fáceis de manusear e intuitivos. Pena mesmo não serem sensíveis ao toque, e obrigarem-nos a pressionarmos sempre o ecrã quando queremos selecionar algo. Os novos ecrãs fizerem reduzir quase na totalidade a existência de botões nos lugares da frente, contribuindo muito para a aura de leveza e bem estar que se percepciona no interior.

Com a linha de equipamento Sport, da unidade ensaiada, o interior ganha, face à versão base, bancos dianteiros desportivos, que se revelaram confortáveis, assim como estofos em combinação Alcântara/Pele, que acrescentam qualidade, um pacote de luz interior LED e um volante desportivo multifunções com patilhas.

 No caso da versão ensaiada contávamos com o sistema MMI de navegação plus. Este aprende as nossas rotas mais utilizadas, sugerindo-nos pesquisas online mediante as mesmas. Por outro lado, analisa o trânsito em tempo real para o destino pretendido. Temos ainda carregamento por indução, ligação Apple CarPlay e Android Auto, Audi connect emergency and service, ecrã MMI de navegação e Audi connect Navigation & Infotainment. Através do Audi connect podemos utilizar o nosso telemóvel para abrir ou fechar a A6 ou ligar a ignição. O sistema permite que estejam ligados ao veículo até um máximo de cinco telemóveis.

 Pontuação – 9

Equipamento

Os principais destaques do equipamento de série são: abertura e fecho elétrico da tampa da bagageira; ajustamento elétrico da coluna de direção; Audi connect; Audi Sound System; bancos dianteiros com regulação elétrica incluindo memória para o condutor; estofos em combinação pele/pele artificial; faróis LED à frente e atrás; MMI de navegação com MMi Touch; retrovisor interior com anti-encandeamento automático.

Entre os sistemas de assistência à condução, nota para: Audi Pre Sense Basic; Audi Pre Sense dianteiro com câmara multifunções; Cruise control; sensores de estacionamento atrás e à frente; alerta de saída de faixa.

 Pontuação – 8

Consumos

O bloco 2.0 TDI com 204 cv, numa condução cumpridora e sem excessos, não se revelou muito gastador, atendendo a que estamos ao volante de um carro com 1785 kg (em vazio). Fizemos registos na casa dos 6,4l, conseguidos a solo, o que não é exagerado, face aos 5,9l anunciados.

Pontuação – 8

Ao volante

A Audi A6 Avant é uma carrinha que agrada desde o primeiro momento. Ao volante as suas dimensões são facilmente esquecidas, e a forma como se move, faz parecer levitar sobre o asfalto. Um pisar ao mesmo tempo seguro e subtil, que fascina em estrada. Permite-nos rolar em autoestrada com grande prazer, e em percursos mais sinuosos, apesar do seu tamanho, demonstra um desempenho de encher o olho. A fluidez com que nos permite abordar curvas e delas sair, e a forma como se revela ágil, à luz da sua dimensão, fazem desta uma proposta com um comportamento e equilíbrio de nota. O conforto é garantido para todos os ocupantes, que facilmente se esquecem da realidade exterior, dado o ambiente criado no habitáculo, consequência de uma muito boa insonorização e de uma agradável aura interior fruto do espaço e qualidade dos materiais. Tudo funciona em harmonia. A caixa automática automática S tronic de 7 velocidades oferece um grande desempenho, funcionando sem se sentir, e para os momentos em que queiramos ter maior domínio do conjunto, podemos sempre recorrer às patilhas no volante para a troca de relações. No geral, tudo funciona em harmonia: direção, travões, suspensão, caixa. É uma proposta premium que faz jus à designação.

Pontuação – 9

Concorrentes

BMW 520d Touring 190 cv Line Sport – 68.477€

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)

 

Jaguar XF Sportbrake 180 cv R-Sport – 66.403€

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Mercedes-Benz E220 Estate 194 cv – 63.685€

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Peugeot 508 SW – N.D.

 

Volvo V90 R-Design D4 190 cv – 61.996€

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Motor

O motor 2.0 TDI com 204 cv é uma proposta muito interessante, com três modos de condução à escolha: Efficiency, Comfort Dynamic. A resposta é consistente em qualquer um deles, mas é no Sport onde conseguimos um maior envolvimento de condução e espevitar a A6 Avant, ainda que a entrega de potência seja sempre progressiva e linear. Mas se a potência não parece gigante, o seu binário máximo de 400 Nm a partir das 1750 rpm faz deste um motor pronto para qualquer eventualidade, e que lida bem com os 1785 kg. Obviamente a desenvoltura é sempre linear e não vigorosa e imediata, mas a resposta é consistente e adequada ao que se pede. Por outro lado, também permite ter consumos em conta, à luz de um modelo destas dimensões. Silêncio é também algo que podemos esperar deste bloco 4 cilindros diesel, o qual tem tecnologia mild hybrid (um sistema elétrico primário de 12 V, em que o alternador funciona em conjunto com uma bateria de iões de lítio). Esta, segundo a marca, reduz em 0,7l/100 km o consumo de combustível. O motor é também desligado quando rodamos em roda livre entre os 55 e os 160 km/h.

Pontuação – 7

Balanço final

A Audi A6 Avant é um carrinha premium que se posiciona num patamar que já não será para todas as bolsas e o preço é superior à grande parte da concorrência direta, o que pode ser um senão. Mas para quem logicamente possa, e procure uma proposta que reúna espaço, comodidade, conforto, requinte, tecnologia e uma condução muito agradável, aliada a interessantes consumos, então talvez esta seja a resposta a tais desígnios.

Pontuação – 8

Ficha técnica

Motor

Tipo – gasóleo, 3 cil. em linha, injeção direta, turbo, intercooler

Cilindrada (cm3) – 1968

Diâmetro x curso (mm) – 73,0 x 79,5

Taxa de compressão – 10,0:1

Potência máxima (cv/rpm) – 204/3750-4200

Binário máximo (Nm/rpm) – 400/1750-3000

Transmissão e direcção – dianteira, transmissão manual de 5 velocidades; pinhão cremalheira com assistência elétrica

Suspensão (fr/tr) – McPherson com molas helicoidais à frente e barra de torção com molas helicoidais atrás

Prestações e consumos

Aceleração 0-100 km/h (s) – 8,3s

Velocidade máxima (km/h) – 241 km/h

Consumos Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) – 5,1/6,8/5,9

Emissões de CO2 (g/km) – 155

Dimensões e pesos

Comp./largura/altura (mm) –  3840/1735/1495

Distância entre eixos (mm) – 2450

Largura de vias (fr/tr) (mm) – 1520/1520

Travões (fr/tr) – Discos ventilados/Tambores

Peso (kg) – 1785

Capacidade da bagageira (l) – 565l até 1680l (c/ bancos traseiros rebatidos)

Capacidade do depósito (l) – 63

Pneus (fr/tr) – 245/45 R19

Preço da versão base (Euros): 66726€