BMW 520d Touring – Ensaio

By on 18 Setembro, 2017

BMW 520d Touring – Ensaio

Texto: Francisco Mendes ([email protected])

Viajar em 1ª classe

A pensar no conforto da família e na segurança a BMW tem na sua série 5 uma aposta em grande onde para os que gostam de viajar em primeira classe.

A Série 5 BMW é uma aposta forte da marca germânica no seu ADN, ou seja, no conforto, segurança e classe.

A versão que testamos, equipada com o pack Line Luxury é um verdadeiro mimo para quem revela maior atenção ao equilíbrio harmonioso entre a estética e uma alma mais desportiva que os carros da marca germânica sempre possuem.

Neste 520 Touring, todos os detalhes importam e são concebidos com máxima qualidade e rigor para que a sua utilização tenha sempre um elevado índice de conforto e uma funcionalidade de excelência onde o sucesso e o estilo andam de mãos dadas.

A verdade é que esta nova série 5 foi concebida com base na plataforma CLAR (Cluster Architecture) que utiliza vários tipos de materiais, desde o aço até ao alumínio, de forma a garantir um máximo de rigidez estrutural com o mínimo de peso.

Interior

A Line Luxury confere a esta BMW 520D Touring uma maior elegância, nomeadamente através dos seus requintados elementos de design em cromado brilhante e jantes a combinar.

No seu interior, os estofos exclusivos com costuras contrastantes e os frisos interiores em madeira nobre com linha de realce em cromado com brilho pérola, criam um ambiente particularmente de grande classe, para a qual contribui igualmente o painel de instrumentos em pele artificia.

O sistema de som surround da Bowers & Wilkins Diamond com dois tweeters diamante oferece um som com a qualidade de estúdio, potenciado pelos 16 altifalantes posicionados de forma criteriosa. Os altifalantes são iluminados, realçando visualmente a qualidade de som deste sistema.

A carrinha tem dimensões semelhantes à berlina é verdade, ou seja, mais 7,0 mm de comprimento (4.943 mm), mas a maior diferença está na capacidade de volume da bagageira (570 litros). São mais 10 litros do que no modelo anterior e podem aumentar até aos 1700 litros se rebatermos os bancos traseiros, o que o fazemos através de um botão colocado na traseira da bagageira.

Espaço é coisa que não falta e três passageiros viajam confortavelmente nos bancos traseiros sem razão para queixas.

Já nos bancos da frente, a regulação eléctrica proporciona um elevado número de ajustes que no meu caso, foi fácil de encontrar a posição de condução.

O ecrã táctil de 10,25 polegadas salta imediatamente à vista e a verdade é que se pensamos que se trata de uma dor de cabeça a gestão do info-entretenimento, puro engano. É bastante intuitiva e alguns comandos são gestuais nas versões melhor equipadas.

Depois existe a chave inteligente, mais um mimo para aumentar o conforto, já que através do seu ecrã permite regular e agendar a climatização, estando fora do veículo, mas no seu raio de acção, para que quando entramos na BMW 520D Touring tenhamos o carro fresco ou quente.

Para além disso através da chave inteligente podemos consultar ainda a sua autonomia e outros parâmetros do carro.

Ao Volante

Quando nos sentamos ao volante da BMW 520D Touring logo percebemos que o conforto é a palavra de ordem. A sensação de prazer de condução é grande e cedo percebermos que nada foi deixado ao acaso.

Estão disponíveis inúmeras ajudas electrónicas e sistemas de segurança, tais como o sistema de manutenção na faixa de rodagem, vigilância de cruzamentos com capacidade de travar o veículo em caso de perigo eminente, “cruise control” adaptativo e assistente de mudança de faixa.

A dinâmica desta Touring é verdadeiramente impressionante, oferecendo estabilidade e segurança com um desempenho notável para uma condução descontraída.

Contudo o modo mais dinâmico está reservador para o modo de condução “Sport”, que pode ser bastante divertido em estradas secundarias mas que se revela na totalidade em auto-estrada quando pisamos o acelerador a fundo.

A alteração de modo de condução é rapidamente perceptível pelo condutor mais desatento através do comportamento da suspensão e a da direcção.

Neste modo Sport podemos contar com toda a potência disponível e a suspensão pneumática (de série), permite manter a plataforma nivelada independentemente da carga e que nos faz esquecer que estamos ao volante de um carro familiar, para alem de uma caixa de velocidades suave e precisa que podemos controlar manualmente através das patilhas de volante que ajudam a aumentar o prazer de uma condução desportiva.

No modo confort, a que aconselhamos para uma utilização do dia-a-dia, toda a atenção se vira para o conforto a alteração da suspensão a absorver todas as irregularidades do piso.

Já o modo Eco Pro, para os que gostam de consumos mais baixos no para arranque dos movimentos citadinos, a BMW 520D Touring deixa a sensação que conduzimos um carro em esforço, nomeadamente no arranque, mas fica a certeza de que os consumos descem substancialmente, o que cumpre a função.

Balanço Final

A BMW 520D Touring com o pack Line Luxury é aquilo a que podemos dominar de uma experiencia de viajar em 1ª classe.

Aqui tudo é pensado no confronto em grande estilo para que a experiencia de estar ao volante deste carro alemão seja um momento único.

Resta apenas uma palavra para a extensa lista de opcionais que completa as mordomias deste modelo, apesar de a experiencia de estar ao volante deste modelo ser verdadeiramente única se tivermos em linha de conta este tipo de modelos de carros mais familiares, nunca esquecendo o ADN desportivo.

Veja o vídeo oficial da BMW:  Aqui 

FICHA TÉCNICA

Motor – 4 cilindros em linha turbo

Potência máxima (cv/rpm) – 140 / 4.000

Binário máximo (Nm/rpm) – 400 / 2500

Vel. Máx – 225 Km/H

Transmissão – Traseira, CX automática 8 velocidades Steptronic

Suspensão (fr/tr) – Tipo McPherson / Multi-Link

Travões (fr/tr) – Discos ventilados / Discos Ventilados

Peso (kg) – 1735

Mala (l) – 570

Deposito (l) – 66