Ensaio: Audi A5 Sportback 2.0 TFSI Sport Stronic Quattro 252 CV (com video)

By on 11 Abril, 2017

Ao fim de quase 1.000km de utilização do A5 Sportback no âmbito deste ensaio, podemos afirmar alto e bom som que este carro faz-nos sentido, e este motor também! Gostámos muito do motor a gasolina, da sua suavidade, do seu silêncio….e depois tudo ao contrario, gostámos imenso da sua potência, rapidez  e eficácia! Um lobo com pele de cordeiro?

E essa é a grande conclusão deste ensaio do 2.0 TFSI (252CV). Ouviu? 252CV num motor de 2.000cm3. Um motor hiper suave, hiper silencioso que chega a fazer-nos pensar que é eléctrico e depois quando nos apetece acelerar…está tudo lá…a potencia, a rapidez, a alma e até o barulho (que podemos regular). O motor a gasolina é um motor muito mais nobre do que o diesel. Mesmo ao fim de anos e anos e de milhões e milhões de euros de desenvolvimento do diesel, não há nada como um bom motor a gasolina.

Aliás este motor  que está para já apenas disponível nos Audi, não é o mais potente 2.0 a gasolina do grupo VW, pois existe um  outro motor de 280cv que está disponível em alguns modelos VW e Skoda.

De qualquer forma é relevante a potência que se consegue já retirar de motores de 4 cilindros 2.0 a gasolina.

É a tendencia, e acreditamos que nos próximos anos cada vez menos motores diesel sairão das fabricas. Este é um momento em que o comprador de um carro novo deverá pensar como é que evoluirá o valor de mercado dos carros diesel versus gasolina. Se pensarmos que a preocupação dos governos é cada vez mais a questão das emissões e sabendo que as marcas não vão continuar a investir no desenvolvimento dos motores diesel, por ser demasiado caro, acreditamos que este é o momento de pensarmos no assunto. Carros comprados com financiamentos a 5/6 anos vão confrontar-se com o seu valor de mercado lá por volta de 2022! Como será o mercado automóvel nessa altura? Não é difícil acreditar que os diesel não serão propriamente os mais procurados….

Por tudo isso,  podemos afirmar, que este motor 2.0 TFSI de 252CV é uma opção certa para este carro, pois apesar de não termos ainda experimentado a versão de 190CV, sentimos que esta opção é muito equilibrada, ou seja nunca falta motor, mas também não é um S5. Este motor é totalmente explorável, sem excessos e isso é uma boa sensação em tempos em que se exige bom senso e razoabilidade na nossa forma de viver.

Audi A5 Sportback_05

O Audi A5 Sportback é muito forte em design, indiscutivelmente um dos mais bonitos e melhor conseguidos modelos da Audi, pois consegue ser moderno, ser sofisticado e ser desportivo ao mesmo tempo. Tal como em termos de imagem vai interessar a muita gente que facilmente se identificará com este conceito.

Audi A5 Sportback_03

Audi A5 Sportback_01

Outro dos atributos fundamentais no novo A5 Sportback é a sua componente tecnológica ao nível dos sistemas de regulação e set-up, seja no que diz respeito ao próprio automóvel, ajudas á condução e segurança e também á informação e entretenimento.

Audi A5 Sportback_13

Vale a pena aprofundar um pouco este tema, explicando melhor o que se pode encontrar no A5:

A função cockpit virtual permite que o painel de instrumentos tradicional em frente ao condutor, seja transformado num espaço fundamental de informação, pois a possibilidade de reduzir a dimensão do velocímetro e conta-rotações liberta muito espaço, que passa a ser ocupado pela informação escolhida. (ver fotos).

audi-tt-display-tacho-armaturen-ces 1920x1080_A5_Coupe_2016_Virtual_cockpit

Mas o écran principal é o que se situa exactamente no centro do painel, permitindo obter uma excelente visibilidade por parte dos vários passageiros.

Audi A5 Sportback_13

Assim o condutor tem á sua disposição 2 ecrãs de grandes dimensões que lhe proporcionam a disponibilidade em simultâneo de informação variada, que poderá estar visível num, ou noutro dos ecrãs.

De destacar na componente de ajudas  condução, os sistemas: Advertencia de velocidade; Auxiliar de Estacionamento; Head up display; Advertência de distancia; Assistente de congestionamento; Assistente de eficiência; Audi pre sense; Audi side assist; Recomendação de pausa; Sensor de Chuva

Na componente informativa de Serviço e Controlo poderá acompanhar: pressão dos pneus; nível de óleo; Intervalos de serviço de assistência; Na componente entertaiment, poderá: Regular e afinar qualidade som; Radio; Musica a partir de dispositivo externo; Telefone; Navegação ( com possibilidade de recorrer a imagens reais do Google Maps); Audi Connect (desde que tenha ligação a internet através de cartão de dados moveis); Smartphone Interface (que permite ligar o seu smartphone e passar a dispor da suas funcionalidades em ecrã.

2017-Audi-A4-Virtual-Cockpit-00010

Esta sofisticação a nivel de sistemas de informação, entertainement e conectividade, constitui um dos motivos de escolha deste A5, pois permite a disponibilização de praticamente toda a informação dsiponivel num smartphone ou computador portatil, e no limite com a possibilidade de utilização do interface do nosso proprio telefone. Estamos inclusivamente a falar de aceder a email e mensagens sms.

Aceda a informação mais detalhada sobre o A5

Ficha técnica:

Motor 4 cil. em linha, injeção mista direta/indireta, turbo, intercooler 1984 cc
Potência 252 cv/5000-6000 rpm
Binário 370 Nm/1600-4500 rpm
Transmissão integral, caixa auto. de 7 vel.
Suspensão paralelogramo deformável com molas helicoidais à frente e atrás
Travagem DV/DV
Peso 1610 kg
Mala 480l
Depósito 58l
Vel. Máx. 250 km/h
Aceleração 0 aos 100 km/h 6,0s
Consumo médio 5,9 l/100 km
Emissões CO2 136 g/km