Fiat Tipo 1.6 SW 120cv S-Design – Ensaio Teste

By on 7 Junho, 2018

Fiat Tipo 1.6 SW 120cv S-Design

Texto: Francisco Mendes ([email protected])

 A pensar na família

O gosto dos portugueses por carrinhas é sobejamente conhecido e a verdade é que todas as marcas têm nesta gama modelos dos mais apetecíveis para as famílias portuguesas. No caso da Fiat a Tipo 1.6 Station Wagon S-Design, é um daqueles modelos que dificilmente deixa de levantar a curiosidade aos mais exigentes. Espaço generoso, conforto e linhas bem conseguidas fazem a diferença neste modelo.

Conheça todas as versões e motorizações AQUI.


Mais:

Consumo /Conforto / Espaço

 

 

Menos:

Alguns plásticos

Exterior

/10

Esta carrinha Tipo é bem diferente daquele que foi o modelo original lançado pela Fiat, até porque a atual carroçaria é bem mais engraçada que a original e de maior qualidade.

Num primeiro olhar percebemos de imediato que esta Tipo S-Design surge com uma imagem moderna e bem conseguida, já que os acabamentos cromados foram substituídos por preto brilhante, caso da grelha dianteira, com os faróis a poderem contar agora com tecnologia bi-xenon. Os puxadores são pintados na cor da carroçaria neste modelo, cinzento Metropoli, enquanto a capa dos espelhos surge em negro. Já as jantes de liga leve, opcionais de 18’’ e os vidros são escurecidos.

Interior

/10

Ao entrar na Fiai Tipo 1.6 Sw S- Design percebemos de imediato que a marca italiana jogou uma cartada forte nesta carrinha. A começar logo pelo volante em pele com pespontos cinzentos que transmite uma imagem ‘premium’ . A posição de condução é fácil de encontrar, já que que podemos utilizar os múltiplos ajustes do banco e da coluna de direcção.

O sistema de infoentertenimento UConnect de 7’’ que conta com várias funções e aplicações, onde se integra o sistema de navegação TomTom 3D, Android Auto e Apple CarPla, Bluetooth e ligações USB e AUX.

Para além disso podemos contar com um equipamento de séria bastante completo, incluindo Cruise-Control, ar condicionado automático, sensores de estacionamento traseiros, sensores de luz e chuva ou mesmo bancos em pele e tecido

Os materiais do habitáculo não são propriamente o topo do segmento, mas na verdade podemos pensar na Tipo como carro de família sempre pronto para transportar os mais jovens nas rotinas do dia-a-dia ou mesmo para as férias, já que contamos com muito espaço para arrumação de muita bagagem. Alias no banco traseiro, três passageiros adultos viajam de forma confortável e para além disso os 550L de capacidade da mala, proporcionam arrumação para a bagagem de toda a família a que se junta ainda um alçapão para transportar carga mais miúda.

Ao Volante

/10

Aos comandos da Tipo percebemos que estamos perante uma carrinha fácil e simples de conduzir, longe de se tratar de um carro desportivo, mas onde o conforto ganha à dinâmica.

Com reacções fáceis de antever, o motor é uma ajuda, através uma resposta pronta, permitindo que possamos despachar-nos sem grandes demoras nos trajectos urbanos, graças ao generoso motor diesel 1.6 MultiJet de 120cv  com  um binário de 320Nm que atinge o seu regime máximo às 1750rpm, o que permite um andamento mais despachado.

Já em auto-estrada, a Tipo revela todo o seu conforto e capacidade para bons regimes de consumo mostrando-se bastante competente mesmo a velocidades mais elevadas.

A caixa de seis velocidades é suave e bem escalonada, ajudando o motor e os consumos.

As suspensões absorvem bem as lombas das cidades e revelaram-se à altura em estradas mais sinuosas e degradadas.

Balanço Final

/10

Este Fiat Tipo SW S-Design 1.6 MultiJet 120cv é um carro que podemos considerar bastante generoso e verdadeiramente pensado para a família.

Fiável, espaçoso e comodo, esta carrinha não deixa de ser apelativa, mas acima de tudo mostra-se bastante capaz para as exigências familiares e dotada de um motor económico, que ajuda a fazer a diferença na hora de comprar carro novo a pensar em todo a família.

Ficha Técnica

Motor – 4 cilindros em linha, injeção direta, turbo, diesel

Cilindrada –  1.598 cm3

Potência máxima (cv/rpm) – 120cv às 3750rpm

Binário máximo (Nm/rpm) – 320Nm às 1750rpm

Transmissão – Dianteira

CX Vel – Manual de 6 velocidades

Suspensão (fr/tr) –McPherson /Eixo de torção

Travões (fr/tr) – Discos / Discos

Peso (kg) – 1395

Mala – 550 litros

Deposito – 50 L

Vel. Máx – 200 Km/H

Aceleração – 10,1 s (0-100 km/h)

Consumo – Médio 3,4/100 km, AutoSport 5,2 l/100 km

Emissões – 98 g/km CO2

Mais/Menos


Mais

Consumo /Conforto / Espaço

 

 

Menos

Alguns plásticos

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 23400€

Preço da versão base (Euros): €

Exterior
Interior
Ao volante
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Esta carrinha Tipo é bem diferente daquele que foi o modelo original lançado pela Fiat, até porque a atual carroçaria é bem mais engraçada que a original e de maior qualidade.

Num primeiro olhar percebemos de imediato que esta Tipo S-Design surge com uma imagem moderna e bem conseguida, já que os acabamentos cromados foram substituídos por preto brilhante, caso da grelha dianteira, com os faróis a poderem contar agora com tecnologia bi-xenon. Os puxadores são pintados na cor da carroçaria neste modelo, cinzento Metropoli, enquanto a capa dos espelhos surge em negro. Já as jantes de liga leve, opcionais de 18’’ e os vidros são escurecidos.

Interior

Ao entrar na Fiai Tipo 1.6 Sw S- Design percebemos de imediato que a marca italiana jogou uma cartada forte nesta carrinha. A começar logo pelo volante em pele com pespontos cinzentos que transmite uma imagem ‘premium’ . A posição de condução é fácil de encontrar, já que que podemos utilizar os múltiplos ajustes do banco e da coluna de direcção.

O sistema de infoentertenimento UConnect de 7’’ que conta com várias funções e aplicações, onde se integra o sistema de navegação TomTom 3D, Android Auto e Apple CarPla, Bluetooth e ligações USB e AUX.

Para além disso podemos contar com um equipamento de séria bastante completo, incluindo Cruise-Control, ar condicionado automático, sensores de estacionamento traseiros, sensores de luz e chuva ou mesmo bancos em pele e tecido

Os materiais do habitáculo não são propriamente o topo do segmento, mas na verdade podemos pensar na Tipo como carro de família sempre pronto para transportar os mais jovens nas rotinas do dia-a-dia ou mesmo para as férias, já que contamos com muito espaço para arrumação de muita bagagem. Alias no banco traseiro, três passageiros adultos viajam de forma confortável e para além disso os 550L de capacidade da mala, proporcionam arrumação para a bagagem de toda a família a que se junta ainda um alçapão para transportar carga mais miúda.

Ao volante

Aos comandos da Tipo percebemos que estamos perante uma carrinha fácil e simples de conduzir, longe de se tratar de um carro desportivo, mas onde o conforto ganha à dinâmica.

Com reacções fáceis de antever, o motor é uma ajuda, através uma resposta pronta, permitindo que possamos despachar-nos sem grandes demoras nos trajectos urbanos, graças ao generoso motor diesel 1.6 MultiJet de 120cv  com  um binário de 320Nm que atinge o seu regime máximo às 1750rpm, o que permite um andamento mais despachado.

Já em auto-estrada, a Tipo revela todo o seu conforto e capacidade para bons regimes de consumo mostrando-se bastante competente mesmo a velocidades mais elevadas.

A caixa de seis velocidades é suave e bem escalonada, ajudando o motor e os consumos.

As suspensões absorvem bem as lombas das cidades e revelaram-se à altura em estradas mais sinuosas e degradadas.

Balanço final

Este Fiat Tipo SW S-Design 1.6 MultiJet 120cv é um carro que podemos considerar bastante generoso e verdadeiramente pensado para a família.

Fiável, espaçoso e comodo, esta carrinha não deixa de ser apelativa, mas acima de tudo mostra-se bastante capaz para as exigências familiares e dotada de um motor económico, que ajuda a fazer a diferença na hora de comprar carro novo a pensar em todo a família.

Mais

Consumo /Conforto / Espaço

 

 

Menos

Alguns plásticos

Ficha técnica

Motor – 4 cilindros em linha, injeção direta, turbo, diesel

Cilindrada –  1.598 cm3

Potência máxima (cv/rpm) – 120cv às 3750rpm

Binário máximo (Nm/rpm) – 320Nm às 1750rpm

Transmissão – Dianteira

CX Vel – Manual de 6 velocidades

Suspensão (fr/tr) –McPherson /Eixo de torção

Travões (fr/tr) – Discos / Discos

Peso (kg) – 1395

Mala – 550 litros

Deposito – 50 L

Vel. Máx – 200 Km/H

Aceleração – 10,1 s (0-100 km/h)

Consumo – Médio 3,4/100 km, AutoSport 5,2 l/100 km

Emissões – 98 g/km CO2

Preço da versão ensaiada (Euros): 23400€