Hyundai Apresenta Novo SUV Kauai

By on 14 Junho, 2017

Hyundai Kauai

Texto: Álvaro Mendonça

A Hyundai revelou hoje oficialmente o novo mini SUV Kona (Kauai, em Portugal), um rival do Nissan Juke, Renault Captur, Peugeot 2008 e do futuro VW T-Roc, que será posto à venda na Coreia do Sul ainda este mês.

O Kona/Kauia será a estrela da marca no próximo Salão Automóvel de Frankfurt, em setembro, e tem chegada aos mercados europeu e americano agendada para o início do próximo ano.

Seguindo a estilo do Nissan Juke e do Citroen C3 Aircross (apresentado ontem à imprensa mundial), o novo Kauai aposta num design vanguardista high-tech para se impor no segmento do mercado de maior crescimento no mundo.

Em linha com o look exterior, a marca coreana aposta também na introdução na categoria de tecnologias até agora reservadas a segmentos superiores, como o head-up display, e de uma ampla gama de sistemas de segurança e ajuda à condução, incluindo a travagem de emergência anti colisão frontal, a manutenção na faixa de rodagem e vários alertas ao condutor.

A gama europeia integrará os motores gasolina turbo 1.0 e 1.6, sendo que este último estará também disponível com tração às quatro rodas. A gama será depois alargada com um 1.6 turbodiesel, em versões 4×2 e 4×4. Já em 2018 chegará a versão 100% elétrica com uma autonomia anunciada de 390 quilómetros por carga de bateria.

Mini SUV em 2020

O Kona/Kauai faz parte da ofensiva SUV/crossover da Hyundai, que vai lançar um SUV mais pequeno em 2020 e um modelo maior que o atual Santa Fe, referiu o vice-presidente da Hyundai Motor Eui-sun Chung, no decurso da apresentação mundial.

Será o mais pequeno dos SUV vendidos pela Hyundai na Europa, completando uma gama que além do Santa Fe, um modelo médio com versões de 5 e 7 lugares, inclui ainda o compacto Tucson.

O segmento dos SUV subcompactos é o de maior crescimento na Europa e no mundo, com um aumento de 46% entre 2010 e 2016, segundo dados da IHS Automotive data. “E mesmo havendo sinais de que o mercado mundial dos SUV pode estar à beira da saturação, acreditamos que os os SUV minis e subcompactos terão mais espaço para crescer que os grandes SUVS”, explicou Chung.

Com a chegada de novos modelos, como o VW T-Roc, SEAT Arona, Citroen C3 Aircross, Hyundai Kon/Kauai e o seu gémeo kia Stonic (que será apresentado dia 20, em Amsterdão), o segmento dos pequenos SUV/crossovers na Europa deverá ultrapassar os 2 milhões de unidades, no próximo ano, e os 2,3 milhões, em 2020, segundo as projeções da LMC Automotive.

Objetivo: ser a marca asiática N.º 1 na Europa

Na Europa, o Kona/Kauai será um modelo estratégico para os objetivos da Hyundai ser a marca asiática número 1 na região, em 2021. Nos primeiros quatro meses do ano, a Hyundai ocupou o 3ª lugar no ranking das asiáticas, com cerca de 175 mil unidades e um crescimento homólogo de 2,4%, abaixo das japonesas Nissan (crescimento de 5,7% para 214 mil unidades) e Toyota (245 mil, +17%), segundo os dados da ACEA, a associação europeia do setor.

Para o Kona/Kauai os objetivos de vendas para o primeiro ano completo no mercado são de 45 mil unidades na Coreia e de 150 mil nos mercados de exportação.

Até 2021, a Hyundai vai lançar na Europa 30 novos modelos e versões até 2021.

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)

Deixe um comentário

Please Login to comment