Kia Ceed SW 1.6 CRDi – Ensaio Teste

By on 4 Maio, 2019

Kia Ceed SW 1.6 CRDi ISG 7DCT TX

Texto: André Duarte ([email protected])

Bela Proposta

Fomos para a estrada com a Ceed SW, na sua versão Diesel de 136 cv e caixa automática 7DCT…

Conheça todas as versões e motorizações AQUI.


Mais:

Imagem Exterior / Espaço / Conforto / Motor

 

Menos:

Ecrã tátil e sistema de infoentretenimento / Caixa de Velocidades

Exterior

8/10

Pontuação – 8/10

 A Kia Ceed SW é uma carrinha visualmente atrativa. Cortesia das linhas suaves e elegantes, que amenizam a sensação de grandeza de uma carroçaria que tem 4,6 metros de comprimento.

Os maiores destaques vão para os faróis LED, luzes de circulação diurna à frente, frisos dos vidros cromados, barras de tejadilho, spoiler traseiro, pára-choques traseiro – que transmite a ideia de maior largura desta secção – e jantes de liga leve de 17 polegadas de dois tons. No geral, é uma carrinha com uma estética que agrada e que pisca o olho a modelos premium.

Interior

7/10

Pontuação – 7/10

O habitáculo é marcado por materiais agradáveis ao toque e também esteticamente. Mas o maior destaque vai para o espaço interior, que faz desta proposta uma ideal opção familiar. Todos os lugares oferecem espaço e um bom sentar, a que se junta o detalhe, sempre bem vindo, de os bancos serem em pele (versão TX). O interior é ainda adornado por frisos cromados que garantem o contorno nas saídas de ar condicionado, seletor, volante e tablier. Os pedais em alumínio  são também um agradável detalhe.

Os locais de arrumação, junto das portas e entre os bancos dianteiros, são práticos e de boas dimensões. No geral, a sensação no interior da Kia Ceed SW é de bem estar.

A bagageira – que tem dois espaços de arrumação sob o piso – tem 625l, o que dá para muito. Nela encontramos um conjunto de ganchos, redes de carga e sistema de calhas para acomodar melhor todos os nossos bens. Há ainda uma alavanca na bagageira para fazer rebater os bancos traseiros (proporção 60:40).

Em termos de conectividade e info-entretenimento, o ecrã tátil de 8 polegadas não é dos mais evoluídos do mercado, assim como, esteticamente, é pouco atrativo. Através deste podemos aceder aos seguintes menus: Telefone; Informações; Guia Rápido; Rádio; Localização Atual; Navegação; Definições; O meu menu; Nota de Voz. Já com o Kia Connected Services temos acesso a informações de trânsito em tempo real, de radares de velocidade, podemos fazer pesquisa local, ver o boletim meteorológico e ter informações de estacionamento e de postos de combustível.

Equipamento

7/10

Pontuação – 7/10

 Mediante o nível de equipamento podemos ter os seguintes sistemas de assistência à condução: assistência à manutenção na faixa de rodagem; aviso de atenção do condutor; assistência à prevenção de colisões frontais; função de informação do limite de velocidade; deteção do ângulo morto; assistência à mudança de faixa; sistema de controlo da velocidade inteligente com função Stop & Go; assistência à circulação na faixa de rodagem; assistente das luzes de máximos; câmara de auxílio ao estacionamento; alerta de perigo de colisão à retaguarda sistema inteligente de auxílio ao estacionamento.

Entre os opcionais nota para: tecto de abrir panorâmico 950€; faróis dianteiros FULL LED + 600€; sistema de Som Premium JBL 500€; pack LEATHER 1900€; porta bagagens elétrico e automático 600€.

Consumos

/10

Pontuação 7/10

Numa ensaio realizado maioritariamente a solo, os consumos foram de 5,6l. Obviamente que com bagagem e mais ocupantes irão subir, previsivelmente, para a casa dos 6l/7l, mas ainda assim, nunca serão problemáticos, dada esta ser uma carrinha para uma utilização familiar.

Ao Volante

7/10

Pontuação – 7/10

A posição de condução é agradável e o volante multifunções tem uma boa pega, com as funcionalidades todas à mão. Em estrada há um bom rolamento e um conforto que se revela em qualquer tipo de piso. A suspensão reage bem, sendo mais talhada para o conforto que para a dinâmica, mas não deixando de ter um bom compromisso com o asfalto, onde tem um comportamento bastante sóbrio. Permite-nos andar depressa com segurança, e as suas dimensões, em que se destaca o comprimento de 4,60 metros, são facilmente esquecidas. Na abordagem em curva o chassis suporta bem oscilações de massas e os passageiros circulam todos com comodidade. A direção poderia ser ligeiramente mais informativa e direta, mas ainda assim este é um reparo de pormenor, que facilmente passa despercebido.

Já a caixa automática 7DCT poderia ser mais efetiva na resposta. Por vezes, há alguma demora, tanto a reagir como a passar de mudança. Ainda assim, isto acontece quando adotamos uma condução mais expedita, sendo que para uma utilização quotidiana, sem grandes exigências, cumpre de forma competente o papel.

 

Motor

7/10

Pontuação – 7/10

O bloco a gasóleo 1.6 CRDi oferece-nos 136 cv, mas acima de tudo um binário máximo de 280 Nm a partir das 1500 rpm que nos faz ter corpo na resposta do motor desde baixos regimes. Algo que agrada em todo o tipo de utilização. A resposta não é exuberante, mas transmite-nos o conforto de um motor que tem sempre uma palavra a dizer e não se nega, mesmo que o peso – por maior número de ocupantes ou bagagem – seja maior. Um bloco Diesel muito racional, que se adequa à Kia Ceed SW e nos permite consumos em conta, com uma resposta interessante. Um contexto de carrinha familiar em que números como os 10,4s dos 0 aos 100 km/h ou os 200 km/h de velocidade máxima passam claramente para segundo plano.

Balanço Final

8/10

Pontuação – 8/10

A Kia Ceed SW, aliada ao nível de equipamento TX, é uma carrinha que com a atual campanha (27.340€) oferece uma grande relação preço/produto. Marcada pela imagem, espaço, qualidade dos materiais, motor e conforto, é uma proposta que deixará certamente a família de sorriso no rosto.

Concorrentes

Ford Focus 1.5 TDCi Vignale SW 120 cv – 35.513€

(Ficha técnica) (Ensaio) (Mais Versões)

 

Hyundai i30 1.6 CRDi SW 136 cv – 29.654€

(Ficha técnica) (Ensaio) (Mais Versões)

 

Peugeot 308 1.5 BlueHDi SW Allure 130 cv – 34.620€

(Ficha técnica) (Ensaio) (Mais Versões)

 

Renault Mégane 1.6 dCi Bose Edition Sport Tourer 130 cv – 32.830€

(Ficha técnica) (Ensaio) (Mais Versões)


Seat León 1.6 TDI DSG7 FR ST 115 ST – 32.847€

(Ficha técnica) (Mais Versões)


Skoda Octavia Break 1.6 TDI 115 DSG Business Line – 30.008€

(Ficha técnica) (Mais Versões)

 

Volkswagen Golf 1.6 TDI Trendline Variant 115 cv – 33.086€

(Ficha técnica) (Mais Versões)

 

Ficha Técnica

Motor

Tipo – gasóleo, 4 cil. em linha, injeção direta, turbo de geometría variável, intercooler

Cilindrada (cm3) – 1589

Diâmetro x curso (mm) – 77,0 x 85,8

Taxa de compressão – 15,9:1

Potência máxima (cv/rpm) – 136/4000

Binário máximo (Nm/rpm) – 280/1500 – 3000

Transmissão e direcção – dianteira, transmissão automática DCT de 7 velocidades; pinhão cremalheira com assistência elétrica

Suspensão (fr/tr) – Tipo McPherson à frente e Multi-Link atrás

Prestações e consumos

Aceleração 0-100 km/h (s) – 10,4s

Velocidade máxima (km/h) – 200 km/h

Consumos Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) – 4,0/4,2/4,3

Emissões de CO2 (g/km) – 108

Dimensões e pesos

Comp./largura/altura (mm) –  4600/1800/1465

Distância entre eixos (mm) – 2650

Largura de vias (fr/tr) (mm) – 1559/1567

Travões (fr/tr) – Discos ventilados/Discos maciços

Peso (kg) – 1449

Capacidade da bagageira (l) – 625 (1694)

Capacidade do depósito (l) – 50

Pneus (fr/tr) – 225/45 R17

Preço base (versão) (€) – (27.340€ – com atual campanha)

Mais/Menos


Mais

Imagem Exterior / Espaço / Conforto / Motor

 

Menos

Ecrã tátil e sistema de infoentretenimento / Caixa de Velocidades

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Pontuação – 8/10

 A Kia Ceed SW é uma carrinha visualmente atrativa. Cortesia das linhas suaves e elegantes, que amenizam a sensação de grandeza de uma carroçaria que tem 4,6 metros de comprimento.

Os maiores destaques vão para os faróis LED, luzes de circulação diurna à frente, frisos dos vidros cromados, barras de tejadilho, spoiler traseiro, pára-choques traseiro – que transmite a ideia de maior largura desta secção – e jantes de liga leve de 17 polegadas de dois tons. No geral, é uma carrinha com uma estética que agrada e que pisca o olho a modelos premium.

Interior

Pontuação – 7/10

O habitáculo é marcado por materiais agradáveis ao toque e também esteticamente. Mas o maior destaque vai para o espaço interior, que faz desta proposta uma ideal opção familiar. Todos os lugares oferecem espaço e um bom sentar, a que se junta o detalhe, sempre bem vindo, de os bancos serem em pele (versão TX). O interior é ainda adornado por frisos cromados que garantem o contorno nas saídas de ar condicionado, seletor, volante e tablier. Os pedais em alumínio  são também um agradável detalhe.

Os locais de arrumação, junto das portas e entre os bancos dianteiros, são práticos e de boas dimensões. No geral, a sensação no interior da Kia Ceed SW é de bem estar.

A bagageira – que tem dois espaços de arrumação sob o piso – tem 625l, o que dá para muito. Nela encontramos um conjunto de ganchos, redes de carga e sistema de calhas para acomodar melhor todos os nossos bens. Há ainda uma alavanca na bagageira para fazer rebater os bancos traseiros (proporção 60:40).

Em termos de conectividade e info-entretenimento, o ecrã tátil de 8 polegadas não é dos mais evoluídos do mercado, assim como, esteticamente, é pouco atrativo. Através deste podemos aceder aos seguintes menus: Telefone; Informações; Guia Rápido; Rádio; Localização Atual; Navegação; Definições; O meu menu; Nota de Voz. Já com o Kia Connected Services temos acesso a informações de trânsito em tempo real, de radares de velocidade, podemos fazer pesquisa local, ver o boletim meteorológico e ter informações de estacionamento e de postos de combustível.

Equipamento

Pontuação – 7/10

 Mediante o nível de equipamento podemos ter os seguintes sistemas de assistência à condução: assistência à manutenção na faixa de rodagem; aviso de atenção do condutor; assistência à prevenção de colisões frontais; função de informação do limite de velocidade; deteção do ângulo morto; assistência à mudança de faixa; sistema de controlo da velocidade inteligente com função Stop & Go; assistência à circulação na faixa de rodagem; assistente das luzes de máximos; câmara de auxílio ao estacionamento; alerta de perigo de colisão à retaguarda sistema inteligente de auxílio ao estacionamento.

Entre os opcionais nota para: tecto de abrir panorâmico 950€; faróis dianteiros FULL LED + 600€; sistema de Som Premium JBL 500€; pack LEATHER 1900€; porta bagagens elétrico e automático 600€.

Consumos

Pontuação 7/10

Numa ensaio realizado maioritariamente a solo, os consumos foram de 5,6l. Obviamente que com bagagem e mais ocupantes irão subir, previsivelmente, para a casa dos 6l/7l, mas ainda assim, nunca serão problemáticos, dada esta ser uma carrinha para uma utilização familiar.

Ao volante

Pontuação – 7/10

A posição de condução é agradável e o volante multifunções tem uma boa pega, com as funcionalidades todas à mão. Em estrada há um bom rolamento e um conforto que se revela em qualquer tipo de piso. A suspensão reage bem, sendo mais talhada para o conforto que para a dinâmica, mas não deixando de ter um bom compromisso com o asfalto, onde tem um comportamento bastante sóbrio. Permite-nos andar depressa com segurança, e as suas dimensões, em que se destaca o comprimento de 4,60 metros, são facilmente esquecidas. Na abordagem em curva o chassis suporta bem oscilações de massas e os passageiros circulam todos com comodidade. A direção poderia ser ligeiramente mais informativa e direta, mas ainda assim este é um reparo de pormenor, que facilmente passa despercebido.

Já a caixa automática 7DCT poderia ser mais efetiva na resposta. Por vezes, há alguma demora, tanto a reagir como a passar de mudança. Ainda assim, isto acontece quando adotamos uma condução mais expedita, sendo que para uma utilização quotidiana, sem grandes exigências, cumpre de forma competente o papel.

 

Concorrentes

Ford Focus 1.5 TDCi Vignale SW 120 cv – 35.513€

(Ficha técnica) (Ensaio) (Mais Versões)

 

Hyundai i30 1.6 CRDi SW 136 cv – 29.654€

(Ficha técnica) (Ensaio) (Mais Versões)

 

Peugeot 308 1.5 BlueHDi SW Allure 130 cv – 34.620€

(Ficha técnica) (Ensaio) (Mais Versões)

 

Renault Mégane 1.6 dCi Bose Edition Sport Tourer 130 cv – 32.830€

(Ficha técnica) (Ensaio) (Mais Versões)


Seat León 1.6 TDI DSG7 FR ST 115 ST – 32.847€

(Ficha técnica) (Mais Versões)


Skoda Octavia Break 1.6 TDI 115 DSG Business Line – 30.008€

(Ficha técnica) (Mais Versões)

 

Volkswagen Golf 1.6 TDI Trendline Variant 115 cv – 33.086€

(Ficha técnica) (Mais Versões)

 

Motor

Pontuação – 7/10

O bloco a gasóleo 1.6 CRDi oferece-nos 136 cv, mas acima de tudo um binário máximo de 280 Nm a partir das 1500 rpm que nos faz ter corpo na resposta do motor desde baixos regimes. Algo que agrada em todo o tipo de utilização. A resposta não é exuberante, mas transmite-nos o conforto de um motor que tem sempre uma palavra a dizer e não se nega, mesmo que o peso – por maior número de ocupantes ou bagagem – seja maior. Um bloco Diesel muito racional, que se adequa à Kia Ceed SW e nos permite consumos em conta, com uma resposta interessante. Um contexto de carrinha familiar em que números como os 10,4s dos 0 aos 100 km/h ou os 200 km/h de velocidade máxima passam claramente para segundo plano.

Balanço final

Pontuação – 8/10

A Kia Ceed SW, aliada ao nível de equipamento TX, é uma carrinha que com a atual campanha (27.340€) oferece uma grande relação preço/produto. Marcada pela imagem, espaço, qualidade dos materiais, motor e conforto, é uma proposta que deixará certamente a família de sorriso no rosto.

Mais

Imagem Exterior / Espaço / Conforto / Motor

 

Menos

Ecrã tátil e sistema de infoentretenimento / Caixa de Velocidades

Ficha técnica

Motor

Tipo – gasóleo, 4 cil. em linha, injeção direta, turbo de geometría variável, intercooler

Cilindrada (cm3) – 1589

Diâmetro x curso (mm) – 77,0 x 85,8

Taxa de compressão – 15,9:1

Potência máxima (cv/rpm) – 136/4000

Binário máximo (Nm/rpm) – 280/1500 – 3000

Transmissão e direcção – dianteira, transmissão automática DCT de 7 velocidades; pinhão cremalheira com assistência elétrica

Suspensão (fr/tr) – Tipo McPherson à frente e Multi-Link atrás

Prestações e consumos

Aceleração 0-100 km/h (s) – 10,4s

Velocidade máxima (km/h) – 200 km/h

Consumos Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) – 4,0/4,2/4,3

Emissões de CO2 (g/km) – 108

Dimensões e pesos

Comp./largura/altura (mm) –  4600/1800/1465

Distância entre eixos (mm) – 2650

Largura de vias (fr/tr) (mm) – 1559/1567

Travões (fr/tr) – Discos ventilados/Discos maciços

Peso (kg) – 1449

Capacidade da bagageira (l) – 625 (1694)

Capacidade do depósito (l) – 50

Pneus (fr/tr) – 225/45 R17

Preço base (versão) (€) – (27.340€ – com atual campanha)

Preço da versão base (Euros): 33140€